O Inbound Marketing é a forma mais utilizada no mercado para atração de novos clientes.

Você já deve ter percebido que o marketing tradicional tem perdido espaço para uma estratégia que consiste na atração e fidelização de novos clientes. Bom, esse é o princípio do Inbound Marketing. 

Isso não quer dizer que o Outbound, ou marketing tradicional, está morto. Pelo contrário, a melhor forma de promover o seu negócio é investindo de forma consistente nas duas estratégias.

Porém, como o marketing de atração tem tomado cada vez mais espaço no mercado e é umas das tendências da Indústria para 2021, decidimos explicar um pouco sobre as melhores formas de aplicar essa estratégia.

O que é o Inbound Marketing? 

O inbound marketing se popularizou no mercado ao longo dos últimos anos. Devido a possibilidade de automatizar processos, tornou-se possível escalar a atração de novos clientes

Assim, as indústrias e empresas, em geral, puderam investir cada vez mais em um marketing direcionado para atração de novos leads. Desde então, nunca se produziu tanto conteúdo para a internet. Os blogs tornaram-se cada vez mais populares e as páginas de captura através de serviço nunca foram mais numerosas. 

Além disso, estratégias como SMS Marketing e Email Marketing se tornaram ainda mais importantes por conseguirem alcançar os clientes através de diferentes canais

Porém, não adianta saber que o inbound marketing é uma forma de atrair novos clientes para sua indústria se você não sabe a melhor forma de aplicá-lo. Por isso, preparamos um conteúdo com as principais dicas e formas de implementá-lo bem em seu negócio. 

1. Diferencie seu conteúdo

Vamos combinar que, assim que o mercado entendeu o valor do inbound marketing, passamos a encontrar cada vez mais conteúdos sobre todos os assuntos, nos blogs, sites, como na internet em geral. 

Ou seja, está cada vez mais difícil se diferenciar. Logo, fazer o básico já não é mais o suficiente, certo? É preciso saber se destacar diante de tantos negócios usando a mesma estratégia.

Por isso, é importante conhecer bem o público-alvo de sua indústria, entendê-lo, saber o que está procurando. Assim, será mais fácil produzir conteúdos personalizados que conversarão diretamente com seus clientes.

2. Invista em automação

Através de ferramenta de automação de marketing e um CRM, você será capaz de configurar amplos fluxos de trabalho, permitindo assim nutrir leads em todos as etapas de venda. Assim, será possível acompanhar os resultados em tempo real durante todo o ciclo de vendas

Ou seja, investir em ferramentas que facilitem o acesso à sua indústria, integrem canais de comunicação e contribuam no mapeamento da persona, ajuda principalmente a entregar a experiência personalizada que o seu cliente tanto quer, tanto no online quanto no offline.

3. Mantenha o foco na experiência do cliente

Um dos principais erros na indústria é não ter como foco a experiência do cliente. E é exatamente sobre isso que o Inbound Marketing trata. Logo, não adianta criar um bom conteúdo, páginas de captura e nutrir seus leads se no final você não está atento a suas reais necessidades. 

Por isso, é essencial saber a opinião de seus clientes. Mantenha canais de comunicação abertos para que você possa entender as melhores formas de melhorar a experiência de compra para eles. Assim, captando sempre novos clientes, nutrindo-os e mantendo a o foco em uma boa experiência você certamente fidelizará ainda mais clientes para sua indústria. 

Conteúdo produzido por Anette Araujo em parceria com a MisterPostman.