Um dos principais fatores que influenciam nos resultados de sua estratégia de marketing digital é a velocidade do site da sua empresa. 

As pessoas quando acessam um site lento tendem a sair rapidamente e procurar outro que seja mais rápido. 

Com a praticidade que a internet proporcionou aos usuários através de dispositivos móveis, ninguém tem mais paciência de demorar para acessar uma página. 

Por conta disso, neste artigo iremos listar os principais aspectos que podem impactar na velocidade de seu site. 

Qual o tamanho do impacto nos resultados que a velocidade do site tem? 

Segundo publicado no blog Viver de Blog, o tempo de carregamento de um site afeta: 

  • 40% dos usuários saem de um website se ele não carregar em menos de 3 segundos.
  • Um segundo a mais para carregar uma página pode resultar em um queda de 16% na satisfação do usuário.
  • A cada um segundo para carregar, um site pode perder 7% de conversões.
  • Se um site de e-commerce fatura 100 mil dólares por dia, um segundo de atraso na página poderá custar 2.5 milhões de dólares em perdas de vendas todos os anos;
  • Testes de usabilidade têm mostrado que o usuário está disposto a esperar, na média, no máximo 8.6 segundos antes de abandonar um site;
  • 1 segundo de demora (ou 3 segundos de espera) diminui a satisfação do consumidor em, aproximadamente, 16%.

Esses números demonstram o tamanho da importância de um carregamento rápido.

Como medir a velocidade e identificar melhorias?

Existem algumas ferramentas que ajudam donos de sites e profissionais de ti a avaliar a velocidade e identificar pontos de melhoria. 

Uma delas é o Google Page Speed, que além avaliar diversos aspectos que influenciam no desempenho, dá uma nota para o site avaliado tanto para o desempenho no desktop como mobile.

Outra ferramenta que pode auxiliar nesta avaliação é a Pingdom Tools, que avalia cada elemento do site de forma separada durante o carregamento da página. 

Agora que já avaliou, vamos a alguns aspectos que tem alto impacto na velocidade de seu site:

1 – Hospedagem de Site

A Hospedagem de site tem um alto impacto no desempenho de carregamento do mesmo. 

Dentro do quesito hospedagem, existem 2 questões que valem a pena serem analisadas. 

Uma delas é o tempo de latência. Basicamente é o tempo que demora para chegar uma solicitação de carregamento até o servidor. 

Quanto mais distante geograficamente está o site fisicamente, maior tende a ser o tempo de latência. 

Sites hospedados em servidores dentro do próprio país ou na costa leste dos EUA normalmente apresentam menor tempo de latência do que sites hospedados em servidores de outras regiões.

Outro fator importante a ser considerado é a capacidade de processamento do servidor, seja em função de usar o processamento divido com outros sites (hospedagem compartilhada) ou em função de equipamentos defasados. 

É fundamental que o seu servidor possua uma capacidade de processamento adequada para o fluxo que o site de sua empresa possui. 

2 – Uso de Cache

Os caches são seus maiores amigos se deseja tornar o site de sua empresa rápido.

Basicamente o cache faz com que imagens e outros elementos de seu site fiquem baixados em arquivos temporários no computador da pessoa que navegou. 

No próximo acesso, estes arquivos não precisarão ser baixados novamente.

Isso poupa muita transferência de dados, o que reduz consideravelmente o tempo de carregamento. 

Existem várias formas de trabalhar cache em um site. Para os sites em plataforma wordpress, o plugin W3 Total Cache pode resolver seu problema.

3 – Otimização de Imagens

Outro fator que pode tornar seu site pesado é trabalhar com resoluções de imagens inadequadas.

É muito comum imagens onde o arquivo possui resoluções do tipo 1920×1080 serem exibidos em espaços do site menores do que esta medida. 

Isso se torna um desperdício muito grande. Ao invés de alterar o tamanho da imagem no código HTML, altere o tamanho da imagem no próprio arquivo.

Isso diminui consideravelmente o tamanho dos arquivos de imagem, reduzindo assim o tamanho do site e o tempo de carregamento. 

4 – Compactação de HTML e CSS

Uma prática avançada, porém que tem sido bastante utilizada na otimização de sites, é a compactação do código HTML e CSS. 

É comum dentro dos códigos o uso de espaços e quebra de linha para uma melhor leitura do código durante o processo de criação e manutenção.

Porém estes caracteres contribuem para o aumento do tamanho físico dos arquivos do site, o que tem impacto no tempo de carregamento do site. 

Para quem trabalha com a plataforma wordpress, existem vários plugins que fazem isso automaticamente, bastando instalar em sua plataforma.

5 – Uso de Scripts Assíncronos

Embora este assunto seja também bem técnico, mas o fato é que ele tem impacto na velocidade do seu site. 

Existem alguns códigos do site que executam algumas funções chamados Javascript.

Por padrão, os códigos são carregados em sequência. 

Mas há uma instrução que pode ser adicionada em cada código para fazer que ele carreguem em simultâneo com outros elementos do site.

Isso melhora consideravelmente o tempo de carregamento das páginas. 

Vale a pena o uso. 

Agora que já sabe os principais fatores que interferem na velocidade de seu site, é hora de implementá-los.

Sucesso!