As simples relações comerciais de alguns séculos atrás foram se tornando mais complexas de acordo com o passar do tempo e o contexto histórico. Consequentemente, o mercado foi evoluindo e os negócios acompanhando essa transformação.
As relações comerciais e tudo que envolve esse processo se tornou, inclusive, curso universitário. No século XIX foi criada a primeira escola de negócios na Europa, onde eram ensinadas matérias como administração, contabilidade, economia, recursos humanos, estratégia, finanças e marketing. Hoje é possível fazer uma graduação em cada uma dessas matérias e as especializações em negócios também são bem procuradas.
Contexto online
Com o surgimento da internet e o avanço da tecnologia, principalmente após os anos 2000, muitas empresas foram se modernizando e se adaptando à nova realidade e, também, foram surgindo novos modelos de negócios.
O e-commerce foi se popularizando, mas no começo, causava insegurança às pessoas. Comprar em lojas físicas era algo que se fazia há décadas – e ainda fazemos hoje.
E cá estamos nós, consumidores assíduos de lojas online, buscando informações de produtos e sobre marcas em sites através dos nossos smartphones.
Essa presença digital mudou a forma como as empresas fazem marketing. Surgiu até o tão famoso marketing digital e que conta com diversos profissionais que ensinam através de cursos e palestras técnicas e as novidades do mercado no mundo inteiro.
O Marketing Digital na visibilidade do seu negócio
O Marketing Digital ganhou tanto espaço que é tema na área acadêmica, tema de eventos, conferências e até se tornou ramo de negócio.
Além de usá-lo como empreendimento, o empreendedor que trabalha em outro segmento também pode se beneficiar com as técnicas do marketing digital.
Grandes empresas não trabalham mais apenas com estratégias tradicionais de propaganda na TV e revistas, mas também fortalecem sua marca digitalmente.
Veja 5 benefícios de tornar o seu negócio mais visível online das seguintes formas:
Loja Virtual
Como foi falado anteriormente neste artigo, uma loja virtual nada mais é do que um e-commerce. Hoje não necessariamente só é possível realizar venda de produtos online em site. Através de redes sociais isso também já é uma realidade.
A grande vantagem para tornar o seu negócio mais visível nesse caso, é aumentar o número de vendas da sua loja. Com uma boa divulgação e construção de uma imagem segura da marca, certamente sua receita aumentará.
Mas é preciso estar preparado ao ganhar toda essa visibilidade. Fazendo um planejamento prévio antes de colocar essa estratégia em prática, é importante levar em consideração a questão logística: aumento de produtos do estoque, entrega, se será necessário contratar mais funcionários, estrutura de site, segurança do pagamento online e etc.
Ao proporcionar para mais pessoas a praticidade de comprar online na sua loja, também esteja pronto para levar o seu negócio a um outro nível, cada vez mais, se esse for o seu objetivo realmente.
Redes Sociais
As tão faladas redes sociais… Bem, desde que as empresas descobriram que é altamente vantajoso estar presente em pelo menos alguma dela, acabou se tornando concorrido se destacar lá. Apesar desse senso comum, ainda existem algumas empresas que não entenderam qual a importância de trabalhar o marketing digital em uma rede social.
Mas falando do cenário de grande presença digital, as marcas estão lá produzindo e divulgando conteúdos para criar um vínculo muito próximo com o cliente, mais disponíveis para tirar dúvidas e atender solicitações, entre outras práticas.
Essa atuação nas redes sociais tem como um dos benefícios, além de vender, trabalhar o branding. Assim como nós, em nossos perfis pessoais, procuramos construir uma imagem legal, tendo cuidado com a foto que postamos, o que escrevemos e se o que compartilhamos é interessante, funciona da mesma maneira para as marcas.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ótima ferramenta também para construir um relacionamento próximo com o cliente. Através dela você consegue informar sobre promoções, produtos novos, novidades sobre a empresa e informativos no geral.
Produção de conteúdo
Produzir conteúdo não é somente para as redes sociais. A prática de escrever artigos para blogs de sites de empresas é comum, mas isso não quer dizer que você não possa se destacar. Tudo depende da qualidade do conteúdo que você irá disponibilizar para o seu público.
Ao ter um diferencial em relação aos concorrentes na produção desses conteúdos, sejam posts em redes sociais, textos no blog ou videos no Youtube, você poderá se tornar uma autoridade no assunto, trazer mais credibilidade para a sua marca e, certamente, terá maior visibilidade, de maneira positiva.
Curso online
Falando em se tornar uma autoridade no assunto que você trabalha, que tal se destacar oferecendo um curso online para o seu público? Esse é mais um tipo de conteúdo que você pode produzir e, assim, mais uma forma de se diferenciar e se destacar perante seus concorrentes.
Pode ser algo simples, com vídeos de 5 minutos e alguns conteúdos escritos, mas desde que sejam bem produzido e que você disponibilize seu curso através de uma plataforma confiável.
A Edools é a plataforma EAD mais flexível do mercado e pode te ajudar nesse sentido. Basta falar com um de nossos consultores sobre o seu projeto.
Após entender um pouco do cenário digital e o contexto histórico, espero que você tenha sucesso com essas dicas para tornar o seu negócio mais visível online, seja ele digital ou não.
Você também pode realizar atendimento online e ter um contato mais próximo com seu cliente em outros canais além das redes sociais.