Nas últimas décadas o principal tema discutido mundialmente é a sustentabilidade. Isso porque a degradação do meio ambiente é cada vez maior, causando assim consequências terríveis para o mundo, como por exemplo o aquecimento global e a contaminação dos elementos naturais.

Sendo assim, várias medidas começaram a ser tomadas, a fim de diminuir os impactos ambientais, e com isso, leis foram criadas para que essas ações fossem cumpridas, principalmente no setor industrial, que atualmente são um dos maiores poluentes na atualidade.

Dessa forma, as empresas passaram a realizar a gerenciamento de resíduos industriais, o que acabou não apenas sendo ecologicamente melhor, como também vantajoso economicamente para elas.

Como a reciclagem pode ser economicamente vantajosa

A reciclagem nada mais é do que o processo de reutilização de materiais, evitando assim que sejam explorado novamente as matérias primas para a confecção de novos produtos. Sendo assim, a reciclagem de eletrônicos ou de resíduos industriais garante que seja feita a correta destinação de resíduos industriais, para que eles voltem a seu estado inicial e deem vida a novos produtos.

Onde entra a parte economicamente boa para as empresas? Em vários fatores. Por exemplo, uma vez que são reutilizados os resíduos dos materiais, não há necessidade de extração de matérias primas, o que já garante uma grande redução nos custos durante o processo de fabricação. Além disso, também reduz o consumo de energia, e acabam por emitir cada vez menos agentes poluentes.

Foi devido a esses e outros benefícios que diversas empresas passaram a adotar a reciclagem de resíduos e o processo de logística reversa.

O que é a logística reversa?

O sistema de logística reversa, ou também conhecido como logística inversa, se baseia no processo de preocupação das empresas com o descarte dos produtos após o fim de seu uso pelos consumidores. Esse sistema está dentro da preocupação do procedimento de coleta de lixo industrial, e é utilizado principalmente por empresas de grande e médio porte.

Desse modo, esse processo busca fazer com que os usuários façam a correta destinação dos seus produtos, devolvendo-os para as empresas novamente, a fim de que possa ser realizado o processo de reaproveitamento e/ou reciclagem de lixo tecnológico.

Nesse processo, o próprio fabricante pode fazer o reaproveitamento das peças ou encaminhá-las para uma empresa que compra lixo eletrônico, e que realize a reciclagem de resíduos industriais.

Vale ressaltar ainda que é um procedimento muito importante e que as empresas ainda lucrando nesse processo de vender lixo eletrônico SP.

Saiba mais sobre as empresas que compram resíduos industriais

Para garantir que os produtos não voltem de forma alguma para o meio ambiente, diversas empresas realizam a compra de resíduos industriais. Desse modo elas se tornam responsáveis por realizar a volta das matérias primas em bom estado para um novo processo de produção.

As empresas que trabalham com lixo eletrônico e incineração de resíduos sólidos industriais são muito importante para empresas de tecnologia, uma vez que aparelhos celulares, computadores, tablets e diversos outros equipamentos eletrônicos não extremamente perigosos para a natureza, garantindo o reaproveitamento dos mesmos.

Isso porque elas geralmente contam com equipamentos para reciclagem de lixo eletrônico específicos, que irão realizar todo o processo de desmontagem, separação e identificação de todos os componentes do produto.

Essas empresas que fazem a reciclagem de resíduos industriais ainda se destacam por possuírem tratamentos específicos para cada tipo de material, destinando-os corretamente para cada processo.

Como funcionam os tratamentos de resíduos e quais são eles

Ao adquirirem os mesmos, as empresas de reciclagem de resíduos industriais tem como foco realizar também o tratamento de resíduos industriais, que se baseia em diversos tipos de processo e procedimentos para a devida destinação dos mesmos.

Processo reciclagem: Nesse tipo de processo é realizado a separação de todos os componentes de um produto. Feito isso, materiais como vidro, plástico, metal e entre outros são encaminhados para um novo processo de produção;

Processo biológico: Esse tipo de processo serve para a realização da decomposição de forma biológica do material orgânico que esteja presente no resíduo;

Processo físico: Esse procedimento realiza a secagem e desidratação do resíduo, fazendo com que seja eliminado todo o líquido presente;

Processo físico-químico: É um processo extremamente importante, uma vez que realiza a transformação de elementos tóxicos dos resíduos em atóxicos, podendo ser reaproveitados para outras finalidades;

Processo químico: É o procedimento de incineração, ou a queima, dos resíduos que não podem ser reaproveitados. Desse modo eles não acabam indo para o meio ambiente, onde levariam anos para se decompor, além de poluírem o mesmo;

Processo de resíduo sólido: Esse tipo de processo serve para o caso de produtos que recebem elementos químicos em sua produção, que são conhecidos como metais pesados, e é realizado um processo de “limpeza” do mesmo. Após isso, ele é encaminhado para o processo biológico.

Existe ainda um grupo de resíduos químicos que deve seguir um procedimento específico, uma vez que são extremamente perigosos nos apenas ao meio ambiente, como também a saúde humana. Por isso existe um tipo específico de tratamento de resíduos químicos industriais, para garantir que não haja riscos durante a reciclagem de resíduos industriais.

O que achou do tema? Deixe o seu comentário e aproveite para solicitar o seu orçamento para este tipo de serviço!