Descubra o que é, como funciona, quais os benefícios do Seis Sigma para a indústria e o setor onde surgiu o mais difundido sistema de gestão do mundo!

Berço do Seis Sigma, não vai te surpreender se eu disser que a indústria é o setor com mais aplicações e melhores resultados desta metodologia de melhoria contínua, não é mesmo?

Pois é, a metodologia Seis Sigma surgiu na década de 1980, na Motorola, onde aparece uma grande preocupação em se analisar a qualidade de processos e produtos e utilizar tais análises para otimizar os resultados de uma empresa, tornando-a mais competitiva para o mercado.

Agora, será que você saberá me responder, se eu te perguntar: como exatamente o Seis Sigma otimiza os processos e produtos de uma empresa? Quais os benefícios trazidos pela metodologia?

Se a resposta foi não, para alguma das perguntas acima, mantenha a calma, porque agora eu vou te explicar quais vantagens o Seis Sigma pode trazer para uma indústria e como você pode utilizá-lo para obter a tão desejada melhoria contínua.

DMAIC: o coração do Seis Sigma

O DMAIC é uma sigla para os nomes de cada etapa do processo iterativo que guia a otimização de todo projeto de melhoria Seis Sigma. As etapas do DMAIC são:

  • Definição (Define): o objetivo é definir o que se espera do projeto;
  • Mensuramento (Measure): obter informações e dados da indústria colhidos no atual momento;
  • Análise (Analyze): analisar os dados para o conhecimento do comportamento atual;
  • Implementação de melhorias (Improve): fazer proposição, priorização, teste e execução de soluções para o problema;
  • Controle (Control): monitorar os resultados alcançados.

De acordo com o resultado obtido na última etapa, volta-se a primeira, definindo novamente um objetivo que leve o seu resultado final a estar mais próximo do desejado.

Dessa maneira o Seis Sigma otimiza produtos por melhoria de processos de maneira iterativa, guiando as análises e o trabalho no dia a dia da atividade industrial.

O Seis Sigma como referencial de qualidade

Além de uma metodologia de otimização de produtos e processos, industriais e não industriais, o Seis SIgma é também um referencial de qualidade, ou ainda, um tipo de métrica que avalia o desempenho de algum processo ou linha de produção.

Esta métrica se baseia na quantidade de falhas apresentadas por um processo de acordo com a quantidade de vezes a qual ele é executado. Na prática a unidade utilizada é a de defeitos por milhão. Entenda abaixo:

  • 1,0 Sigma: 691.463 defeitos por milhão 30,85% de conformidade;
  • 1,5 Sigma: 500.000 defeitos por milhão 50% de conformidade;
  • 2,0 Sigma: 308.537 defeitos por milhão 69,15% de conformidade;
  • 3,0 Sigma: 66.807 defeitos por milhão 93,32% de conformidade;
  • 4,0 Sigma: 6.210 defeitos por milhão 99,38% de conformidade;
  • 5,0 Sigma: 233 defeitos por milhão 99,97% de conformidade;
  • 6,0 Sigma: 3,4 defeitos por milhão 99,99966% de conformidade.

Na aplicação do Seis Sigma é importante notar que cada projeto buscará um nível de qualidade. Alguns casos exigem o nível 6 sigma, não importa o quanto isso custe. Em outros, o 5 Sigma basta e, alcançar o 6 Sigma pode custar caro demais. Cada caso exige um estudo próprio e aprofundado.

Os 5 benefícios do Seis SIgma para a indústria

1. Melhoria contínua dos produtos e processos

A melhoria contínua do processo, produto ou serviço atacado pelo projeto em questão é a principal e mais rapidamente visível vantagem da aplicação do Seis Sigma.

Em um mundo em constante evolução, onde cada dia mais surgem novas startups e empresas com ideias inovadoras e disruptivas, a melhoria contínua chega a ser um pré-requisito para qualquer indústria que deseja se lançar, se manter e alçar voos altos no mercado.

E não pense que as inovações se restringem apenas às indústrias 4.0. Até mesmo as indústrias manufatureiras e as linhas de produção sofrem constantes melhorias e incrementos visando conquistar maior produtividade e qualidade de seus produtos, além de reduzir custos e desperdícios.

2. Redução de desperdícios e custos

O Seis Sigma realiza a análise da qualidade do produto ou processo durante todo o processo de fabricação. Dessa maneira, o método consegue identificar possíveis falhas ou erros mais próximo à ocorrência dos mesmos.

Fazendo isso, evita-se que outras peças sejam danificadas ou estragadas devido à falhas anteriores. Isso reduz significativamente o número de retrabalhos e sucatas (peças que não podem ser consertadas ou reaproveitadas).

3. Aumento na produtividade e qualidade

Como os processos são sempre controlados para o funcionamento ótimo, os resultados obtidos são sempre os melhores possíveis permitidos pelos recursos utilizados.

O Seis Sigma utiliza ferramentas para analisar continuamente a qualidade dos produtos em questão. Dessa maneira, a qualidade é sempre garantida e, com menos desperdícios (como citado no tópico anterior) a produtividade também é consideravelmente aumentada.

Além de tudo isso, um grande ganho notado com a implementação da metodologia é a padronização dos processos da empresa, já que, devido ao modelo implementado ser sempre o ótimo para aquele momento, este sofre apenas mudanças pontuais, de acordo com o necessário.

4. Engajamento da equipe

Ao montar um equipe Seis Sigma, cada profissional deve ser preparado e capacitado para sua função, realizando atividades condizentes com o seu nível de especialização.

Estes profissionais são especialistas que conseguem identificar com facilidade as reais necessidades do cliente e do processo, traduzindo-as em um projeto Seis Sigma.

Para integrar uma equipe Seis Sigma o profissional deve ser dotado de:

  • Comprometimento: escolha profissionais comprometidos em alcançar os melhores resultados;
  • Conhecimento: para cada área de atuação, o profissional deve ter, além dos conhecimentos específicos da metodologia, habilidades técnicas específicas daquela função;
  • Soft Skills: tão importante quanto as habilidades técnicas, são as não-técnicas. O profissional deve ter boa comunicação, criatividade, pensamento crítico, táticas de negociação e bom gerenciamento de tempo.
  • Proatividade: é fundamental que os membros do time sejam capazes de, ao se deparar com um problema, buscar e executar a solução, procurando um superior somente quando necessário.

5. Melhoria na satisfação do cliente

Aqui está o objetivo final da metodologia Seis Sigma e, o que deveria ser o de toda empresa de uma maneira geral: a satisfação do cliente. O Seis Sigma atua diretamente neste objetivo, analisando os desejos, requisitos e reações dos clientes e transformando-os em metas a serem atingidas por melhorias nas aplicações dos processos e nas características dos produtos.

Outro efeito que acontece é que, com as reduções de custo resultantes da aplicação da metodologia, sobra mais dinheiro para o reinvestimento em pesquisa e desenvolvimento de produtos melhores e também para a utilização de matérias primas de mais qualidade.

Seis Sigma: o sistema de gestão mais difundido do mundo!

O Seis Sigma é uma das metodologias mais utilizadas do mundo para gestão de projetos. Isso se deve ao seu alto poder de otimizar processos, melhorar produtos, reduzir custos e, no longo prazo, potencializar os resultados atingidos por uma empresa.

Da indústria automobilística até a área da saúde, são diversos os casos de empresas que já comprovaram a melhora de seus resultados através da aplicação do Seis Sigma.

Na indústria brasileira, destacam-se setores de empresas tais como recursos humanos, logística e processos destinados à transformar matéria prima nos mais diversos tipos de produtos.

Dessa maneira, o mercado de trabalho busca cada vez mais profissionais capacitados para trabalhar com essa e outras metodologias de gestão, para assim, extrair sempre os melhores rendimentos em todo tipo de situação.

Esse post foi escrito pela Voitto, uma empresa que vem cumprindo a missão de capacitar pessoas para um mercado competitivo, através de treinamentos digitais nas áreas de melhoria contínua.