//5 dicas de Inbound para turbinar a sua estratégia

5 dicas de Inbound para turbinar a sua estratégia

O Inbound Marketing é uma estratégia que chegou para ficar, principalmente com o advento da internet e o avanço das plataformas digitais (blogs, redes sociais, entre outros).

 

Também chamado de “Marketing de Atração”, o Inbound se afasta da publicidade tradicional, possibilitando uma conexão com o público-alvo, com o foco em atrair, converter e encantar o cliente.

O Inbound surgiu com a própria transformação do comportamento do consumidor, por conta da internet. Afinal de contas, as pessoas não querem somente encontrar uma propaganda massiva sobre cabeçote para fresadora, por exemplo. 

Elas querem ser bem informadas e se deparar com algo relevante, que as convença da importância do produto.

Neste cenário, as empresas tiveram que se adaptar e, com isso, criar novas maneiras de conquistar e manter seus clientes. O Inbound, portanto, aparece como uma ótima solução.

Mas como adaptar o marketing de atração para a sua empresa?

O artigo de hoje vai responder a esta pergunta com dicas de Inbound Marketing para turbinar a sua estratégia. Leia o conteúdo e fique por dentro das novidades!

1 – Substitua o funil de vendas pelo flywheel

O flywheel é uma evolução do funil de vendas. Ao invés de propor uma representação da jornada do cliente em etapas, finalizando com a compra, o flywheel entende todo o processo de vendas como um ciclo.

Ou seja, após vender uma válvula pneumática 5 2 vias, o processo não termina aí. Já que, quando a estratégia do Inbound é bem feita, novos clientes vão se interessar pelo produto, iniciando um novo ciclo de vendas.

Por isso, o flywheel é composto pelas etapas de atração, engajamento e experiência do usuário, com foco na última, pois é através de uma boa experiência que o seu cliente vai recomendar a marca e atrair novos usuários para a sua empresa.

Além disso, ao privilegiar a experiência, você consegue atrair e reter clientes, isto é, promover a fidelização dos consumidores.

2 – Diversifique os formatos de conteúdo

Com a internet, o comprador tem à disposição uma grande quantidade de informações. Desse modo, os clientes se tornam mais independentes na decisão de compra. 

Por conta disso, uma dos pilares do Inbound é a produção de conteúdo relevante.

Além disso, com o fornecimento de materiais ricos, é possível mostrar que a sua empresa é especialista no assunto, fornecendo informação útil para os clientes que desejam saber mais sobre o seu produto ou serviço.

Isso pode ser feito de várias formas, como blog posts (artigos), envio de e-mails, incluindo a diversificação de formatos, como vídeos, podcasts, infográficos, imagens, entre outros.

Aliás, em alguns casos, recursos como o audiovisual, podem ser muito mais atrativos. Um conserto de empilhadeiras, por exemplo, é facilmente explicado por meio de um vídeo tutorial, tornando o tema muito mais interessante aos clientes.

3 – Use diferentes mídias sociais

As mídias sociais podem ser ferramentas importantes para o marketing de atração, pois elas serão fundamentais para o compartilhamento de conteúdo relevante. Entre algumas plataformas, recomenda-se:

  • Blogs e páginas web;
  • Redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter);
  • E-mail (newsletter, email marketing);
  • Landing pages (páginas de conversão).

O principal objetivo é usar as mídias sociais para atrair os usuários e, com isso, direcioná-los ao site principal. 

Assim, eles podem encontrar informações, sendo possível entrar diretamente em contato com a empresa, baixar um novo material rico ou realizar uma compra.

4 – Identifique a sua persona

Uma das características fundamentais do Inbound Marketing é oferecer conteúdo relevante para um público-alvo específico. Ou seja, é necessário produzir um material personalizado, que atenda às necessidades do cliente.

Para isso, vale a pena identificar a sua persona, que nada mais é do que uma representação semi-fictícia do cliente, com base nas características do público-alvo. Com isso, é possível saber mais a respeito do consumidor e direcionar a produção de conteúdo.

5 – Mantenha um bom relacionamento com o cliente

O Inbound Marketing não tem como foco só a atração, mas também a fidelização dos clientes. Sendo assim, é necessário investir em estratégias que possam ajudar na proximidade entre empresa e público.

Entre eles, destaca-se o e-mail marketing, que trata-se do envio periódico de mensagens aos clientes, por correio eletrônico. 

Da mesma forma, é necessário desenvolver materiais informativos e ricos, já que o bom relacionamento é baseado na troca de conteúdos interessantes para os leads (potenciais clientes).

Conclusão

O Inbound Marketing é uma das estratégias mais adequadas para a internet. Com o novo comportamento do consumidor, é possível atrair pessoas interessadas por meio da oferta de conteúdo relevante.

Por conta disso, vale a pena conhecer mais sobre a estratégia e, desse modo, orientar campanhas mais assertivas ao público-alvo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.