//5 dicas de SEO que você seja encontrado pelos seus clientes em potencial

5 dicas de SEO que você seja encontrado pelos seus clientes em potencial

Por exemplo, se seu público-alvo está procurando um produto específico e seu site não aparece diretamente, seu site simplesmente não existe para esses clientes. Mas e se isso for porque este site está escondido na segunda ou mesmo na terceira página do Google? 

Com isto em mente, não é surpresa que hoje em dia uma grande parte do sucesso de uma empresa ou website esteja chegando ao topo dos resultados do Google! Afinal de contas, este é o lugar onde a maioria de nós procura.

Especialmente no marketing de afiliados é muito importante promover seu site específico de nicho nos respectivos top rankings para garantir que o maior número possível de clientes potenciais encontre seu site.

Especialmente para as PMEs, isto parece uma transição para um mundo totalmente novo, mas SEO não é ciência de foguetes e há passos claros e simples que você pode seguir para ter sucesso online com seu site de nicho, por exemplo. Neste artigo, nós olhamos para 5 dicas que o ajudarão a ser encontrado por seu público-alvo. 

Duro, mas verdadeiro: de que serve um ótimo site se ninguém consegue encontrá-lo?

#1 Defina seu público e use palavras-chave para alcançá-los

Dizer que a Internet é um lugar grande é um eufemismo! 

Então, como você pode se destacar e ser encontrado com seu website dentre todos os outros milhões?

O truque é conhecer exatamente seu grupo alvo e ser encontrado por eles através de uma estratégia de palavras-chave específica. Se você tem uma empresa com presença física cujos principais clientes estão localizados em sua área local, por exemplo, um café, loja de lembranças ou livraria, então um de seus principais focos deve ser SEO local.

Outra área importante aqui é garantir que seu website contenha palavras-chave em todas as listas de diretórios locais que chamam a atenção de clientes potenciais para os produtos-chave e a localização de sua empresa. Estas palavras-chave ajudarão seu site a aparecer nos resultados de busca das pessoas que realmente buscam empresas em seu setor.

Se seu negócio está completamente online, o SEO local pode ser menos interessante para você. No entanto, a abordagem para atingir seu grupo alvo é semelhante.

Tenha sempre em mente que nem sempre se trata de obter uma alta classificação para os termos com o maior número de buscas. 

Porque se o fizer, você encontrará frequentemente nichos e palavras-chave com baixo volume de busca, mas um número maior de pessoas que estão realmente procurando por empresas como a sua. 

Agora basta escolher as palavras-chave mais adequadas ao tamanho de seu negócio; por exemplo, um restaurante de hambúrgueres deve evitar termos como “McDonalds”.

As palavras-chave usadas pelas grandes empresas são provavelmente particularmente caras, e as chances são que, se alguém está procurando um “Big Mac”, provavelmente não está interessado em sua empresa. Portanto, encontre seu nicho aqui. Em termos do exemplo, “hambúrgueres veganos caseiros” pode ser interessante.

Uma vez encontradas as palavras-chave para as quais você quer otimizar, você está pronto para o próximo passo: Criar conteúdo de qualidade.

2# Conteúdo criativo é a chave

A simples listagem das palavras-chave em seu website ou perfis online não é suficiente. Quanto mais relevante e interessante for seu conteúdo para os usuários online, mais tempo eles permanecem em seu site.

Se seus visitantes permanecerem em seu site por muito tempo, isto ajuda sua taxa de retorno, o que é um fator importante no ranking. A taxa de retorno é a porcentagem de visitantes que visitam um site e depois o deixam muito rapidamente. 

Uma alta taxa de rejeição é ruim para o ranking de um website. Mostra aos motores de busca que as pessoas não conseguem encontrar o que estão procurando em seu site.

Portanto, pense criativamente, talvez um post de blog bem escrito, um vídeo atraente ou infográficos incentivem os visitantes a permanecerem mais tempo. Isto aumentará suas chances de conversões e também lhe dará rankings mais altos nos motores de busca. 

Mas não se esqueça de integrar aqui as palavras-chave certas para seu grupo alvo. Certifique-se também de que estas palavras-chave possam ser vistas através da marcação de imagens e vídeos com as meta tags apropriadas e que o texto de seu website esteja escrito em código adequado como HTML. 

Lembre-se, se seu público-alvo não permanecer em seu site por muito tempo, é provável que eles não encontrem o que estavam procurando. Isto lhe dá o sinal para adaptar melhor seu conteúdo ao seu público-alvo. Porque o tempo que os usuários passam em seu site é um fator direto que contribui para sua classificação. 

Portanto, seja criativo e obtenha a atenção de seu grupo alvo!

3# Siga as regras de ouro de conteúdo

Outra consideração importante para os mecanismos de busca é o comprimento e a freqüência do conteúdo. O conteúdo relacionado às palavras-chave para as quais você deseja otimizar deve (idealmente) ser publicado semanalmente.

Este conteúdo deve ter pelo menos 1000 palavras. Este é o número de ouro do SEO. O número de ouro resulta do fato de que os motores de busca recompensam conteúdos frescos e um pouco mais longos com uma boa classificação. 

Isto porque os algoritmos dos mecanismos de busca assumem que tal conteúdo responderá melhor à consulta do pesquisador. Quando se trata de produtos específicos, pode ser mais difícil à primeira vista produzir conteúdo criativo que ofereça real valor agregado. Certamente parece ser um desafio espremer mil palavras da palavra-chave “parafusos de madeira”. 

Mas dê o seu melhor. É importante não esticar o conteúdo às custas da legibilidade para alcançar a contagem de palavras.

Aqui, algumas idéias de conteúdo sobre “parafusos de madeira”:

  • Quando eu tenho que pré-furar para parafusos de madeira?
  • Parafusos de metal, concreto ou madeira: Qual parafuso para qual projeto?
  • Dicas de bricolage: Os 3 parafusos superiores de madeira para seu trabalho construtivo em madeira

Veja, não tão difícil. 🙂

4# Evite o BlackHat

O Google concede bons rankings a websites com base na qualidade de seu conteúdo. Estes motores de busca estão ficando mais inteligentes a cada dia. Agora eles são tão inteligentes que podem distinguir entre humanos e robôs de escrita, então você deve evitar isso. A palavra-chave “spamming” também é um NoGo.

Tudo o que viola as regras dos motores de busca é chamado de BlackHat. Se alguém lhe oferecer ajuda para enganar os motores de busca de alguma forma, você deve ter em mente a seguinte regra: Fazer algo pelo qual os motores de busca o punem não é uma boa estratégia de SEO. Para sua informação: O bom SEO é chamado WhiteHat; você pode ler mais sobre ele aqui: BlackHat e WhiteHat SEO.

5# Estabeleça seus objetivos!

Se você deseja implementar uma estratégia de marketing, o mais importante é melhorar constantemente seus resultados. Para ser tão objetivo quanto possível, você deve estabelecer algumas metas antes de começar.

Isto poderia ser a medição das taxas de cliques, taxas de conversão, classificações, tráfego do website, etc. Os KPIs específicos são menos importantes aqui. O que é importante, entretanto, são metas realistas que são alcançáveis e que darão lucro para seu negócio ou nicho de mercado. Uma maneira útil é observar seus concorrentes para entender suas melhores práticas. Ele também pode lhe dar pistas sobre potenciais pontos cegos.

Pelo menos uma vez por mês, reserve algum tempo para comparar o sucesso de sua estratégia de marketing online com seus objetivos. Após uma análise cuidadosa, você pode decidir se quer continuar sua estratégia desta maneira ou otimizar algo.

Como vimos, construir uma estratégia SEO eficaz requer paciência e perseverança, seguindo as regras certas, encontrando seu nicho de palavras-chave e observando seus concorrentes. Os aplicativos de marketing online ajudam você a escolher a estratégia certa e fornecem feedback e relatórios regulares que mostram seu progresso.  

Este artigo foi escrito pela equipe da Ranking Coach