//5 dicas para implementar a transformação digital

5 dicas para implementar a transformação digital

Listamos algumas dicas que podem facilitar o processo de implementação da transformação digital na sua empresa.

Depois que o mundo foi impactado pela transformação digital, a indústria, assim como todos os setores, fez da tecnologia sua principal aliada para otimizar o desempenho e alcançar melhores resultados. Entretanto, muitos gestores acabam encontrando desafios na hora de implementar essa tendência e, por isso, acabam perdendo inúmeras oportunidades de inovar.

De acordo com o Information Systems Audit and Control Association, 85% dos líderes e empreendedores sentem que precisam oferecer serviços digitais, mas não sabem como começar. Ou seja, o mercado sabe que para oferecer diferenciais competitivos e tornar os processos operacionais mais ágeis e eficientes é preciso investir em tecnologia.

Para te ajudar a trilhar o caminho certo e iniciar o processo de transformação digital da sua empresa de forma eficaz, listamos algumas práticas e dicas que podem fazer toda a diferença. Continue a leitura.

O que é transformação digital?

Indo direto ao ponto, podemos entender o processo de implementação da transformação digital como uma reestruturação dos processos do negócio, absorvendo uma cultura digital com foco no aumento de produtividade, agilidade e qualidade.

Entretanto, essa tendência não para por aí. As soluções tecnológicas que podem ser utilizadas na transformação digital permitem melhorar todo o desempenho da empresa, em todos os sentidos. Essa otimização integra desde as tarefas administrativas até o relacionamento com o cliente, influenciando diretamente na imagem da organização em relação ao mercado.

Muitas pessoas pensam que a transformação digital se resume apenas na criação de softwares e na adoção de novas ferramentas digitais, mas na verdade sua aplicação vai muito além disso. Basicamente, a implementação dessa estratégia alcança todos os departamentos da empresa, construindo uma cultura de agilidade e inovação sustentada pelo uso estratégico da tecnologia. 

A transformação digital pode ser caracterizada por:

  • Modelos de negócio (novas formas de operar e novos modelos econômicos);
  • Conectividade (engajamento em tempo real);
  • Processos (foco na experiência do cliente, automação e agilidade);
  • Analytics (melhor tomada de decisão e cultura de dados).

Principais benefícios da transformação digital

  • menor quantidade de processos manuais;
  • aumento de produtividade;
  • maior qualidade nas operações;
  • redução de custos;
  • melhor segurança de dados; entre outros.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o contexto da transformação digital e como ela pode impactar na indústria, veja algumas dicas que podem te ajudar na implementação dessa estratégia:

1 – Analise os processos da empresa e entenda seus objetivos

Ao iniciar um projeto de transformação digital na indústria é fundamental definir tudo que a empresa faz, com o que ela lida durante os processos e como as operações são conduzidas como um todo. Ou seja, nesse primeiro momento é necessário pensar no modelo de negócio e identificar os maiores desafios e necessidades da empresa.

O objetivo de analisar os processos internos e identificar os problemas que devem ser resolvidos é reunir dados e informações necessárias para tomar as melhores decisões. Após avaliar os setores da empresa e apontar as ações que precisam de mudança, será mais fácil elaborar uma estratégia e descobrir quais ferramentas tecnológicas podem te ajudar.

2 – Alimente uma cultura de inovação e colaboração

Se a transformação digital não se resume à adoção de softwares e ferramentas digitais, isso significa que para implementar essa estratégia de forma eficaz é necessário investir na cultura da empresa. Em outras palavras, para impulsionar o crescimento da organização através da tecnologia é preciso fomentar uma cultura digital.

Em alguns casos, é possível sugerir, por exemplo, que os setores da empresa trabalhem de forma integrada e mostrar como a tecnologia será uma peça fundamental nessa integração. Nesse caso, os colaboradores precisam atuar de acordo com a lógica digital desenvolvida. Caso contrário, será mais difícil garantir um resultado relevante com o uso da tecnologia.

Você também pode aproveitar para incentivar o trabalho em equipe e promover ações com foco no aumento do engajamento dos colaboradores. Além disso, é importante trabalhar em cima dos valores e objetivos da empresa, criando um ambiente de inovação e aprendizagem, onde o funcionário possa compreender a razão de cada operação e ficar por dentro das metas.

3 – Melhore a comunicação interna

Na implementação da transformação digital, melhorar a comunicação interna da empresa será essencial. Otimizando o fluxo de dados e informações entre departamentos, o time de TI como qualquer outro setor administrativo terá maior facilidade para compartilhar ideias e colaborar. Podemos dizer que este é o primeiro passo para criação de equipes multifuncionais, afinal, ao trabalhar de forma integrada o colaborador terá contato com áreas distintas.

4 – Invista em automação

Quando falamos de indústria 4.0, fica difícil imaginar as empresas sem automação, não é mesmo? Entretanto, para viver uma completa transformação digital é preciso investir ainda mais nesse recurso até que seja possível impactar todos os processos operacionais e aumentar a produtividade e eficiência das equipes.

É importante utilizar a automação de forma inteligente e estratégica para que a tecnologia de fato consiga aumentar a autonomia dos processos de fabricação e reduzir ao máximo o esforço humano na execução de tarefas.

5 – Acompanhe as tendências do mercado

Com o desenvolvimento de software cada vez mais ágil e inovador, novas tecnologias estão sempre se atualizando e se modernizando para não se tornarem obsoletas. Por isso, se uma empresa deseja de fato ter uma veia inovadora, implementar a transformação digital e entregar diferenciais competitivos, é fundamental ficar por dentro das principais tendências do mercado de TI.

Quando uma nova tecnologia surgir ou quando você identificar uma ferramenta promissora no mercado, é importante pensar em como ela pode beneficiar e impactar sua organização. Vale lembrar que nessa fase você já terá um conhecimento profundo sobre suas demandas e, com isso, basta adotar soluções que respondam de forma eficiente às principais necessidades do seu negócio.

Além disso, antes de inserir novas ferramentas no fluxo de trabalho dos colaboradores, é preciso identificar quais delas são mais vantajosas e se adequam melhor aos negócios e objetivos da empresa. Isso mostra o quanto o planejamento é crucial.

Bônus – Crie uma solução customizada

Por fim, também é interessante estudar a possibilidade de criar uma solução tecnológica customizada, especialmente para responder às necessidades e demandas da sua empresa. Dessa forma, é possível integrar diferentes recursos em um único software e garantir que você não invista na ferramenta errada.

Um software sob demanda é criado para se adaptar ao seu negócio. Com isso, o processo de implementação e a familiarização dos funcionários com a nova solução será mais ágil. Enfim, existem inúmeros benefícios e vantagens que podem te convencer de apostar nessa tendência. Por isso, é importante ficar atento e conhecer as principais tendências do mercado.