Ter foco é fundamental para toda empresa. É até comum que, em qualquer segmento, essa seja uma tônica. Mas será que a sua empresa está focando no que é necessário? E como fazer com que sua operação comece a focar no core business, que é o que importa?
Se você já se parou diante desses dilemas, fique no texto, que encontrará algumas respostas por aqui!
O que é core business?
Esse termo é traduzido como coração da empresa. Ele é a principal atividade do negócio, a que dá mais valor e é a razão do seu existir.
Para explicar melhor, imagine que uma organização venda sistemas de pagamentos voltadas para pequenas empresas. Talvez, ela possa vender máquinas de cartão, mas o seu core business mesmo é oferecer facilidades financeiras para outros negócios.
Portanto, mais do que vender o produto, que são as máquinas, a empresa deve focar em soluções financeiras para pagamentos e não saber diferenciar isso pode ser problemático.
A saída para encontrar os melhores métodos para focar no core business está em otimizar operações para que a gestão se concentre em estratégias mais assertivas para isso.
Otimizar operações? Como assim?
Se você nunca ouviu falar sobre otimizar operações, saiba que se trata de uma estratégia em que se utiliza tecnologia e inteligência para encontrar novas saídas – mais rápidas e produtivas – para o processo de uma empresa.
Isso possibilita que se evite erros e eleve a lucratividade do negócio, sem dizer que todo o material humano pode se concentrar em estratégias para trazer os resultados que uma empresa busca.
Essa tecnologia pode ser, por exemplo, sistemas de ERP. Com eles, além de conseguir automatizar alguns processos, antes manuais, você pode ter uma visão global do negócio, percebendo, de ponta a ponta, os reflexos das ações estratégicas tomadas.
Pense, por exemplo, na emissão de notas. Imagina ter que emitir uma por uma, manualmente. Com um sistema que emita esses documentos para sua empresa, você e sua equipe ganharão agilidade e diminuirão a burocracia.
Como otimizar as operações da empresa para focar no core business?
Você viu que a otimização é a facilitação dos processos da empresa por meio de saídas tecnológicas e estratégicas.
E para fazer isso, aqui vão 5 dicas que te ajudarão a otimizar as operações em sua empresa para poder focar no core business.
Automatize processos
A primeira dica você já recebeu, mas terá um reforço para não se esquecer! É preciso (mesmo!) salientar a importância em automatizar processos porque algumas atividades, que possam ser feitas por sistemas tecnológicos, podem acabar com a burocracia da empresa e aproveitar melhor o talento humano do negócio.
Imagine um funcionário que poderia estar concentrado em ações mais estratégicas desperdiçado em um processo que poderia ser automatizado. Esses sistemas de automação são as já citadas ERPs e também as CRMs, que ajudam no relacionamento da empresa com o cliente, detalhando dados que possibilitam uma aproximação mais personalizada com ele.
Mapeie fluxos de trabalho
Ao pensar em automatizar os processos, você pode sentir necessidade de mapeá-los. E isso é também importante! Saber qual é o passo a passo de determinada operação, quem são os responsáveis, os líderes, enfim… um diagnóstico completo sobre a sua empresa e como ela funciona.
Além disso, você precisará saber dos custos e despesas de cada operação e o tempo que cada atividade leva para ser realizada. A melhor maneira de fazer isso é encontrando com a equipe, em reuniões e por meio de relatórios de gestão.
Tenha estratégias detalhadas
Com um core business já definido na sua empresa, você poderá encontrar as melhores soluções para atendê-lo. Ou seja, ter estratégias muito bem traçadas para isso.
Elabore métricas, trace um ROI para acompanhar e indicadores para saber se, de fato, as suas operações estejam focadas no seu core business.
Terceirize atividades
Essa é uma estratégia que ajuda muito a ter um corpo de colaboradores realmente focado nas operações necessárias para a sua empresa. Algumas atividades são fundamentais para a empresa, mas muitas delas podem ser realizadas por especialistas terceirizados.
Por exemplo, um setor contábil é imprescindível, mas, muitas vezes, pode ocupar um orçamento e até mesmo esforços que seriam melhores aplicados se houvesse um contador externo.
Capacite sua equipe
Por fim, mas não menos importante, treine sempre a sua equipe. É imprescindível que todos estejam alinhados em um mesmo objetivo, mas é determinante que atuem de forma condizente com suas funções.
Isso significa dizer que todos precisam estar atualizados com os processos. Ainda mais se tratando de automação que utiliza tecnologias que são aprimoradas cada vez mais.
Uma dica relacionada é utilizar a metodologia de sprint, que ajuda a ter toda equipe alinhada com os processos da empresa.
Com essas cinco dicas, você pode ter uma melhor compreensão sobre a importância e como otimizar operações e focar no core business. Para isso, lembre-se de que é preciso conhecer a fundo sua empresa para colher o sucesso por meio de sistemas automatizados!
Esse post foi escrito pela eNotas, a melhor experiência em automação fiscal da galáxia.