Saiba como o desenvolvimento de softwares se tornou fundamental para o processo de modernização da indústria e quais tendências se destacam no mercado.

A transformação digital revolucionou a maneira como a indústria executa tarefas. Atualmente, é difícil falar em indústria 4.0 sem exaltar o grande benefício do desenvolvimento de softwares para as empresas. Os processos que anteriormente eram realizados de forma burocrática, manual ou pouco efetiva, agora podem ser agilizados com apoio de uma solução digital.

Nesse cenário, a tecnologia se torna cada vez mais fundamental para as empresas que buscam se manter competitivas no mercado. Entretanto, não basta apenas contratar desenvolvedores e criar um produto digital pensando que isso resolverá todos os problemas da fábrica. É preciso criar uma cultura de inovação e dar o primeiro passo que é conhecer as principais tendências de softwares da indústria.

Criamos este conteúdo especialmente para te atualizar sobre as excelentes soluções que o mercado de TI oferece para as empresas. Continue a leitura e fique por dentro.

Tecnologia mobile

É praticamente impossível falar de tendências digitais sem mencionar soluções mobile, que são cada vez mais adotadas graças a popularização de dispositivos como smartphones e tablets. Dessa forma, a tecnologia mobile se consolidou como uma excelente alternativa para as organizações que buscam por agilidade, flexibilidade e otimização de seus processos.

Segundo o Panorama do Comércio Móvel no Brasil, 85% dos brasileiros que possuem smartphones realizam suas compras online através de ferramentas móveis. O mesmo levantamento aponta que cerca de 77% dos consumidores móveis afirmam comprar mais pelo smartphone. Isso mostra o quanto essa tecnologia também modificou a forma como o consumidor realiza suas tarefas.

O uso de aplicativos, por exemplo, tem facilitado a gestão de muitos negócios, como o acompanhamento de processos internos, controle, comunicação, atendimento e outros. Em outras palavras, um gestor pode criar um aplicativo próprio para a empresa e controlar o negócio na palma das mãos.

Para quem pretende recrutar profissionais de TI e criar suas próprias soluções digitais, é muito importante testar os desenvolvedores para garantir que os profissionais sejam de fato capazes de construir uma ferramenta eficiente. 

Softwares customizados

A criação de softwares para facilitar a rotina das empresas já se tornou comum ao longo dos anos, entretanto, as necessidades se tornam cada vez mais específicas e a tecnologia precisou acompanhar. Agora, ao criar uma solução digital, a tendência é que as características e necessidades do negócio norteiem as funcionalidades e recursos.

A indústria já vem mostrando a muito tempo que para se manter competitivo em um mundo mais inovador não basta que a empresa se adapte às ferramentas. É essencial contar com soluções flexíveis, cada vez mais customizáveis, para conseguir solucionar problemas específicos e de fato gerar os resultados esperados.

Com isso, na hora de aliar negócio e tecnologia, a tendência agora é priorizar ferramentas que se adaptem aos seus processos e atenda especificamente às necessidades de seu negócio. Assim, além de reduzir custos desnecessários, estará ganhando praticidade e eficiência no uso da solução. Em outras palavras, um software customizado estará totalmente adaptado às estratégias da sua empresa.


Veja também:


Plataformas EAD

Com o distanciamento causado pela pandemia, muitas empresas ficaram impossibilitadas de treinar e capacitar colaboradores. Afinal, além de preparar o conteúdo a ser compartilhado, foi preciso lidar com os desafios gerados pela distância. Nesse cenário, longe de salas de aulas presenciais, uma das soluções mais utilizadas foi a plataforma LMS.

Uma plataforma LMS, abreviação de Learning Management System, é um software de gerenciamento e acompanhamento de cursos e treinamentos online. Esse sistema possui funcionalidades adequadas para facilitar todos os processos que envolvem um curso virtual ou um treinamento corporativo, desde a disponibilização das aulas até às avaliações, por exemplo.

Esta solução digital auxilia o gestor ou a instituição de ensino desde o momento da criação do curso até o monitoramento da performance dos alunos. De modo geral, um LMS permite:

  • upload e gerenciamento de conteúdo;
  • aplicação de trilhas de aprendizagem;
  • interação entre usuários;
  • disponibilização de materiais em diferentes formatos;
  • acesso às aulas por dispositivos mobiles;
  • criação de cadastros, avaliações e certificados;
  • acompanhamento de alunos;
  • ambiente de aprendizado intuitivo e atrativo;
  • uso de recursos de gamificação;
  • otimização da comunicação, com videoconferências, fóruns de discussão, chats em tempo real; entre outros.

São muitas as funcionalidades desta solução digital. Todos os recursos visam melhorar a experiência de quem gerencia o curso e de quem aprende com as aulas. Em um treinamento corporativo a distância, por exemplo, o uso da plataforma consegue deixar os profissionais profundamente engajados com o conteúdo.

Enfim, mesmo após a pandemia, se manter atualizado sobre as principais tendências tecnológicas ajudará a manter seu negócio sempre competitivo e pronto para atender o mercado.

Vale lembrar que antes de implementar qualquer uma dessas soluções digitais, é importante analisar seu modelo de negócio e pensar de forma estratégica. Com isso, o desenvolvimento de softwares poderá ser um aliado na busca pela solução ideal.