Saiba o que é cultura ágil e quais os seus benefícios para a gestão de projetos nas empresas.

Assim como os hábitos são importantes para a nossa vida, a cultura é essencial para as organizações. Entretanto, em um mercado tão competitivo como o atual, é preciso inovar e buscar diferenciais para se destacar e conseguir os resultados esperados. Por isso, as tendências da cultura ágil surgem como uma excelente solução para as empresas.

A cultura ágil, ou agile culture, é caracterizada pela adoção de soluções mais eficientes e de processos mais produtivos. Ou seja, a mudança cultural em que consiste essa tendência vai muito além da implementação de um conjunto de regras e práticas. É preciso explorar a transformação digital e otimizar de forma contínua as operações organizacionais.

Vale lembrar que com o avanço da tecnologia, o perfil dos consumidores e do mercado em geral vem mudando. Isso exige entregas mais ágeis, assertivas e dinâmicas. Para isso, é essencial implementar uma metodologia inovadora e eficaz.

Não sabe como isso funciona? Não se preocupe! 

Criamos este conteúdo para te mostrar o que é cultura ágil e como esta tendência auxilia as empresas tanto na gestão quanto no processo de inovação e crescimento.

O que é cultura ágil?

De início, é importante lembrar que uma cultura organizacional nada mais é do que um conjunto de princípios, valores, práticas e metodologias que guiam a rotina das organizações. Com isso, podemos entender a cultura ágil como um modelo que molda o ambiente de negócios para que o mesmo consiga atender às novas demandas do mercado.

Ou seja, além de ser um conjunto de métodos para execução de tarefas, a cultura ágil consiste em uma grande mudança na perspectiva de um negócio, impactando na forma como os projetos são encarados na rotina de uma organização.

Veja alguns dos principais métodos ágeis

Listamos alguns dos métodos ágeis que mais se destacam nas empresas. Veja a seguir:

Scrum

A metodologia Scrum é uma das mais conhecidas da gestão de projetos. Ela está baseada na organização do time a partir da divisão de um projeto em etapas ou ciclos chamados de sprints. Cada um possui uma forma e um planejamento específico de execução. No fim de cada ciclo, é preciso avaliar, ajustar e validar as atividades realizadas.

Lean

Este método tem sido traduzido como “enxuto”. É inteiramente focado na redução de custos  dos processos de desenvolvimento de um projeto. O objetivo desta metodologia é usar apenas o essencial, otimizar tarefas, eliminar gastos e partir diretamente para as ações que trarão resultados mais expressivos.

Smart

O método Smart é conhecido por qualificar objetos e metas dentro de um projeto, garantindo que cada atividade esteja alinhada a um propósito claro e definido. Para que você entenda melhor, Smart é a sigla que representa: specific (específico); measurable (mensurável); attainable (atingível) relevant (relevante) e time-related (temporário).

Esta estratégia pode ser implementada para alcançar qualquer tipo de objetivo, meta, seja a curto, médio ou longo prazo, independentemente do segmento de mercado.

Kanban

O Kanban é a estratégia mais utilizada em gestão de projetos ágeis com conceitos originados em sistemas puxados. Este método trabalha como um sinalizador que autoriza e dá instruções para produção. Em outras palavras, ele divide projetos e os classifica em diferentes situações:

  • Tarefas a fazer: o que ainda precisa ser executado;
  • Fazendo: tudo que está em andamento;
  • Feito: atividades que já foram concluídas.

A implementação dessa ideia também facilita a visualização do desenvolvimento do projeto, identificando possíveis atrasos e abrindo espaço para que o time priorize tarefas.


Veja também:


Vantagens da cultura ágil

Quando aplicada da maneira certa, a cultura ágil começa a integrar o próprio DNA da organização. Com o decorrer das atividades, essa metodologia implementa uma nova maneira de agir durante a rotina de trabalho.

Essa mudança, que envolve inovação e soluções ágeis, impacta diretamente na postura de cada colaborador, deixando o time mais engajado e produtivo em relação às entregas. Listamos alguns dos principais benefícios da cultura ágil:

  • maior agilidade nas entregas sem perder qualidade;
  • equipe mais produtiva;
  • redução de erros e retrabalhos;
  • times mais colaborativos e autogerenciáveis;
  • processos mais ágeis e eficazes;
  • colaboradores mais motivados;
  • crescimento contínuo;
  • equipes alinhadas aos objetivos e metas da empresa; entre outros.

Podemos destacar que a cultura ágil vai muito além do que apenas gerar diferenciais competitivos. Basicamente, essa tendência também abre espaço para que a inovação, seja através de metodologias ou de soluções tecnológicas, transformem o dia a dia das empresas.

Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das melhores inovações do mercado.