Com a transformação digital, é muito comum que o marketing e a tecnologia estejam cada vez mais ligados entre si, já que a tendência é a atuação no mundo digital.

Sendo assim, vamos falar sobre a associação do marketing e da tecnologia na atualidade, e como é possível aplicá-lo em sua empresa. Portanto se você ainda tem dúvidas sobre o tema, leia o artigo até o final.

O que é o marketing digital?

Quando falamos da aplicação de tecnologias nas empresas, não estamos nos limitando apenas a aplicação de software de gerenciamento de negócios, emissor de nota fiscal eletrônica e fluxo de caixa.

Na tecnologia voltada para as empresas, é possível trabalhar com a automação, inovação e inclusive com o marketing e a expansão do seu negócio para o mercado digital, que é o tema central deste artigo.

Sendo assim, o marketing digital consiste no conjunto de estratégias voltadas para o crescimento do negócio, incluindo o aumento de vendas, geração de autoridade e fortalecimento da sua marca.

Dessa forma, o marketing digital se ocupa de atuar dentro dos 4 P’s do marketing: preço, praça, produto e promoção, transformando o marketing convencional em uma atitude estratégica.

Quem pode aplicar o marketing digital?

Toda e qualquer empresa que deseje ir além do seu mercado local pode aplicar o marketing digital no seu negócio.

Entretanto, é fundamental que a empresa tenha bastante cuidado ao definir estratégias e criar a sua persona, que são os pontos fundamentais do marketing digital.

Ao pensar no marketing digital, o primeiro passo é pensar: com quem a minha empresa irá se comunicar e como é o comportamento desse cliente? Ao traçar o comportamento do seu cliente ideal, você estará criando a sua persona.

De modo geral, a persona é o cliente potencial da empresa, para quem serão construídas as estratégias de marketing digital.

Aqui, são considerados aspectos como preferências, necessidades, hábitos de consumo, faixa etárias, dores e problemas, sendo essa a base de todas as estratégias de marketing.

A partir desse momento, a sua empresa pode iniciar a aplicação do marketing digital e lançar o negócio para o mercado digital.

Como aplicar as estratégias em sua empresa

Dentro do marketing digital, existem diversas estratégias que podem ser utilizadas e aplicadas para alavancar o seu negócio. Vamos falar sobre algumas delas a seguir.

E-mail marketing

Uma das estratégias do marketing digital é o uso do e-mail marketing, que pode assumir várias faces.

O mais importante é que a sua empresa não utilize o e-mail marketing para lotar a caixa do cliente de e-mails e spam, o que é muito incomodo.

Nesse sentido, você pode utilizar esta estratégia em forma de newsletter ou ainda produzindo conteúdos informativos sobre campanhas e novidades da sua empresa, despertando a curiosidade do cliente em saber mais sobre.

Inbound marketing

Outra opção de estratégia de marketing digital é o inbound marketing, que é uma das estratégias mais utilizadas nos últimos anos.

Sendo assim, o inbound marketing consiste em oferecer um conteúdo útil e relevante para o público-alvo específico, atraindo assim a atenção de quem vê a publicidade.

Nesse sentido, o inbound marketing possui 03 (três) pilares estratégicos, sendo eles: marketing de conteúdo, SEO e redes sociais.


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Marketing de conteúdo

Como dissemos, o marketing de conteúdo é um dos pilares do inbound marketing, e está relacionado com a produção de conteúdos estratégicos, a fim de atrair os clientes potenciais, gerar autoridade e educar o mercado.

Entretanto, o marketing de conteúdo só funciona bem se o conteúdo for realmente bem estruturado, de valor e que atue diretamente na dor do público, pois assim ele fará sentido.

O marketing de conteúdo pode ser oferecido em diversas plataformas como sites, blogs e redes sociais, por exemplo. Para escolher a melhor opção, é importante analisar onde os seus clientes são mais ativos.

Otimização dos mecanismos de busca (SEO)

Como complemento do marketing de conteúdo, temos a otimização dos mecanismos de busca (SEO), que é um conjunto de técnicas voltadas para o posicionamento e visibilidade da sua página no Google.

Sendo assim, quanto melhores forem as suas estratégias, temas, palavras-chaves e descrição do site, maiores são as chances do seu conteúdo ficar entre os primeiros no mecanismo de busca.

Redes sociais

Por último, mas não menos importante, temos as redes sociais como parte das estratégias de marketing digital.

Neste caso, você pode utilizar as redes sociais para produzir conteúdo e estar mais perto dos seus clientes, criando uma relação confiável e de valor.

Conclusão 

O marketing digital pode ter muitas faces, aplicações e estratégias possíveis, e cabe a você escolher em quais meios deseja atuar.

Sendo assim, analise a necessidade e os objetivos da sua empresa, tal como analisar em quais plataformas os seus clientes estão mais presentes, para assim ter uma estratégia de marketing efetiva.

Entretanto, é importante destacar que as estratégias de marketing digital exigem tempo, dedicação e estudo, para assim trazer bons resultados para o seu negócio.