5 formas simples para converter mais

5 formas simples para converter mais

Uma parte essencial de qualquer negócio é garantir a venda do seu produto ou serviço, ou o fechamento de um negócio. Para isso, o cliente precisa passar por uma série de etapas, que o levam até a decisão final. Se você tem um negócio, sabe que converter um cliente não é exatamente uma tarefa fácil. Porém, seguindo alguns passos, é possível conquistar o lead e converter mais. 

Mas como fazer isso na prática? Primeiro, é preciso lembrar que o processo de conversão começa desde o primeiro contato do possível cliente com o seu negócio. Portanto, causar uma boa impressão desde o início é essencial. 

Se você quer entender melhor como atrair e converter mais clientes, confira as dicas que separamos neste artigo. 

Como acontece a conversão de leads? 

Primeiro, vamos entender como acontece uma conversão. O lead, consumidor interessado em um determinado produto ou serviço da sua empresa, é um cliente em potencial. Seu objetivo é transformar esse interesse em uma compra. 

É aí que entra a conversão de leads! Ela acontece quando a pessoa se torna um lead ou cliente, executando uma compra. Para alcançar a compra, várias estratégias são utilizadas, desde o momento da atração até a conversão final. Para que isso aconteça, o lead passa por algumas etapas:

  • Atração: esse é o momento em que você transforma estranhos em visitantes. Nesta fase, o foco é produzir conteúdos e informações relevantes, que chamem a atenção do lead e gere tráfego qualificado. Para isso, é preciso produzir conteúdos que abordem problemas, situações ou dúvidas que o lead enfrenta. 

 

  • Conversão: nessa etapa, o possível cliente já está interessado nas informações que você ofereceu. É hora de conseguir os contatos desse indivíduo e transformá-lo em um lead! Com essa base de contatos, você poderá enviar conteúdos importantes para suas prospecções. Para conseguí-los, é possível enviar formulários, calls to action e landing pages.

 

  • Fechamento: a etapa mais cobiçada acontece quando o lead se torna um cliente. Isso acontece depois que ele percebeu o valor do seu produto ou serviço, e decidiu fechar o negócio. 

 

  • Encantamento: não pense que o relacionamento com o cliente acaba depois da compra! Com o negócio fechado, não se esqueça de encantá-lo e mostrar como sua empresa é diferenciada. Você pode fazer isso oferecendo um suporte atencioso, mantendo a comunicação por e-mail e construindo uma relação de confiança para compras futuras. 

5 dicas para converter mais

Para conseguir converter mais leads, é essencial seguir algumas práticas. Além de ter em mente o perfil do público almejado, é importante investir em formas de ser facilmente encontrado e mostrar o valor do seu negócio. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para converter mais. Confira:


  1. Veja também:


    Conheça bem a sua persona

A persona é a representação do seu cliente ideal. Com esse perfil mapeado, você sabe exatamente com quem está falando, além de conhecer as dores, problemas, interesses e desejos desse público. Assim, a sua comunicação com esse grupo fica muito mais assertiva, já que você pode definir quais conteúdos vai abordar com base nos temas que geram interesse para essas pessoas. 

Além de identificar os temas mais relevantes para a sua persona, não se esqueça de pensar no tom de voz e na linguagem que serão adotados. Mantenha a coerência entre os diferentes canais nos quais sua empresa se encontra. Assim, sua marca se expressa nas redes sociais, blogs e anúncios da mesma forma. Consolidando uma imagem na cabeça do potencial cliente. 

Mantendo a persona em mente, você também consegue saber em quais canais precisa estar. Se a sua persona costuma utilizar o Instagram, e você só produz conteúdo no Facebook, por exemplo, dificilmente a conversão vai acontecer, certo? Tendo em mente as informações sobre sua persona, fica muito mais fácil estabelecer e colocar em prática um planejamento de marketing para alcançá-la. 

  1. Use técnicas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais nos sites de busca. O objetivo dessa ferramenta é tornar seu conteúdo mais relevante, garantindo que ele apareça primeiro e para as pessoas certas. 

Essa ferramenta é essencial para converter mais. Afinal, uma etapa importante para transformar seu público em leads é ser encontrado. Garantindo que isso aconteça facilmente, você consegue se comunicar com quem precisa com mais assertividade. 

Por isso, usar técnicas de SEO no seu site ou blog é crucial para converter mais.

  1. Ofereça conteúdos relevantes

Oferecer conhecimento é uma das formas mais efetivas para que sua empresa converta mais. É preciso educar o potencial cliente sobre o seu mercado, nicho ou produto, a partir de informações relevantes. Além de tirar dúvidas que essas pessoas possam ter, você mostra autoridade nos assuntos relacionados ao seu negócio. 

Estude sua persona e entenda quais temas atraem mais a atenção do seu público. Invista na produção de conteúdo sobre esses assuntos, resolvendo dúvidas e abordando dores que atingem essas pessoas. Assim, você desperta o interesse da persona e se destaca diante dos concorrentes.

  1. Mostre o valor do seu negócio

Com os seus leads educados, cientes das dores que enfrentam e com dúvidas solucionadas, é uma boa hora para mostrar o valor do seu negócio. Aborde as vantagens de ter um produto ou solução como a sua, explicando como isso pode trazer benefícios para o cliente em potencial. 

Mostre como o seu produto pode mudar a vida do lead, explicando os benefícios que ele oferece. Utilize as dores e problemas que o seu público enfrenta, e demonstre como o seu produto pode fazer a diferença. Quando o lead entender o real valor do seu negócio, a conversão fica muito mais fácil. 

  1. Faça testes A/B

Os testes A/B fazem comparações entre variáveis de marketing para definir qual delas gera as melhores respostas, com foco na conversão. Basicamente, você oferece ao seu público duas opções e observa qual gerou mais conversões. 

Você pode, por exemplo, testar dois formatos de landing page para determinar qual gera a maior taxa de conversão. Varie as cores, botões e até mesmo o texto! Assim, é possível entender melhor quais são os interesses dos potenciais clientes e adaptar o seu conteúdo, site, blog e redes sociais para as configurações que vão trazer mais conversões. 

Conclusão

Agora que você já entendeu melhor como alcançar a conversão, chegou o momento de colocar as estratégias que apresentamos neste artigo em prática. Sabemos que converter um lead requer múltiplos esforços, mas adotando as dicas apresentadas, garantimos que esse processo fica muito mais simples e assertivo. 

Ah, e não se esqueça! Para converter mais e com sucesso, essas práticas devem ser constantemente feitas. Esse trabalho deve ser recorrente, sempre nutrindo seus leads e garantindo uma boa experiência entre o potencial cliente e sua empresa. Por isso, depois da compra, não se esqueça de manter uma boa relação. Encantar é essencial para converter mais.

Esse artigo foi escrito pela eNotas, a melhor experiência em automação fiscal da galáxia.

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