O contato 1 a 1 por email marketing é uma das formas mais antigas e mais eficientes de garantir vendas para sua marca. Além de ser uma ferramenta para fortalecer branding, divulgar novidades, criar engajamento com o público.

É fato, uma estratégia de email marketing não se torna velha. Muito pelo contrário, ela é elementar. No entanto, se você já trabalhou com esse modelo de conteúdo, sabe que muito dos resultados são fruto de tentativa e erro.

Mantendo a consistência no seu calendário de e-mail e sempre monitorando para saber exatamente o que funciona e o que não funciona.

Dessa forma, selecionamos 5 tipos de email marketing para você aplicar e monetizar sua lista de contatos. Esses são modelos amplamente usados pelas empresas. Veja:

5 Tipos de Email Marketing para Monetizar sua Lista de contatos

Essa é a estratégia que garantiu o lucro de $1,142,557 em apenas 6 meses para os clientes da Sumo. Na verdade, eles focam em mais modelos. Mas para começar, esses 5 são mais do que suficientes para crescer no relacionamento com a sua base.

#1 Email de Boas vindas

O email de boas vindas é seu primeiro contato com o lead que opta por assinar sua lista. É sua primeira impressão, sua primeira oportunidade de mostrar a que veio.

Existem empresas que focam em modelos de e-mail mais longos, descrevendo o que esperar dos próximos emails, fazendo um grande apelo emocional pelo pertencimento.

Outras, focam no apelo pela urgência, oferecendo um desconto para os novos assinantes. Depende do seu contexto. Veja um exemplo mais longo:

A continuação do e-mail, com o Passo 2, chama os leads para interagir em outras plataformas.

#2 Email de Produto (Novo ou não)

Esse é um e-mail para ser enviado para a segmentação de contatos ativos há 120 dias. Ou seja, você deve criar uma segmentação no CRM que você usa e incluir os leads que interagiram com seus emails nos últimos 120 dias.

Para esse grupo de contatos, o e-mail de produto pode funcionar bem, visto que já estão engajados contigo e sua marca.

Esse modelo de email marketing também pode ser usado em contextos específicos, como feriados e datas relevantes para o seu nicho.

#3 Email Promocional

O e-mail promocional funciona ainda melhor em datas relevantes, como falamos antes. Você pode optar também por fazer as famosas Flash Sales, descontos limitados por tempo. Nesses casos, é altamente indicado que você utilize uma imagem em destaque do produto em promoção.

A dica é sempre focar em usar imagens (lembre-se de garantir que sejam até 250KB). Veja o modelo:

Essa é uma proposta com a especificidade da data relevante, o dia da Terra. Oferta foi enviada por 48 horas.

#4 Email de Conteúdo

O email de conteúdo é uma forma de “dar um ar” das ofertas para sua base. No entanto, muitas empresas optam por deixar no rodapé alguns produtos relacionados com o tema do conteúdo.

Nossa dica é incluir 1 e-mail semanal de conteúdo para sua base de ativos.

#5 Email para Inativos

Para concluir, um modelo de email marketing para segmentação de contatos inativos há 120 dias.

Se antes estivemos falando sobre ativos há 120 dias, agora é a hora de focar em inativos para tentar uma recuperação.

É comum vermos campanhas de recuperação para inativos com um tom de “despedida”, quase que convidando o lead a tomar uma escolha: clique aqui ou se descadastre, porque não quero te incomodar com meus emails.

Para garantir ainda mais eficiência, você pode oferecer um cupom para os que optarem por ficar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de redação da Marfin Co., site de marketing digital repleto de conteúdos gratuitos para leitura.