6 passos para organizar as finanças da empresa

bookkeeping 615384 1920

Algumas dificuldades enfrentadas na hora de organizar as finanças da empresa são: a confusão que pode acontecer entre as contas pessoal e empresarial, a ausência de indicadores e a falta de capital.

Apesar desses contratempos, é necessário apenas que os gestores, com calma e atenção, se movam no sentido de ordenar as finanças da companhia. Com essa organização, será possível reduzir custos e desperdícios, saber qual o nível de endividamento e os investimentos que podem prejudicar a empresa no futuro.

Quer saber algumas dicas para organizar com praticidade e eficiência  o setor financeiro da sua empresa? Continue lendo esse artigo e entenda como minimizar gastos e otimizar a gestão financeira da sua instituição.

  • É fundamental ter disciplina

O empenho e a disciplina são funções que os gestores devem ter em mente ao organizar as finanças. Essa tarefa precisa, sobretudo, de muito foco e acompanhamento diário.

As empresas de grande porte precisam manter uma atenção constante aos indicadores de desempenho, como faturamento, custos fixos e margem de lucro, por exemplo.

Já as companhias de pequeno e médio porte precisam conservar esse controle financeiro de uma forma semanal e, muitas vezes, também no dia a dia, devido ao fato de que as médias e pequenas empresas têm uma fragilidade empresarial maior do que as grandes corporações.

2-  Separar as contas pessoais das empresariais ajuda a visualizar e organizar as finanças da empresa 

Um equívoco frequentemente cometido é a mescla das finanças pessoais com as contas da empresa. Por mais que haja uma forte tendência a juntar os recursos destinados à instituição e os atribuídos à vida pessoal, tomar decisões por vezes rigorosas, distinguindo uma coisa da outra é o primeiro passo para sair da desordem financeira. 

As empresas familiares necessitam ter ainda mais esse cuidado, já que família e negócio costumam ser algo único nesse contexto, por isso, os sócios da  empresa podem determinar os períodos e as condições mais propícias para a realização de retiradas e coibir a transferência de capital da instituição para patrimônio individual.

3- Os prazos devem estar sempre “à vista”  

Restrições de prazo, datas de recebimento e os vencimentos de contas são informações essenciais para se manter em mente, porque evitam atrasos nas quitações e pagamento de juros. Além disso, controlar bem os prazos é uma etapa necessária para vistoriar o fluxo de caixa e observar as prioridades de pequeno, médio e longo prazo.

  1. Para organizar as finanças da empresa, um orçamento anual precisa ser definido

Ótimas oportunidades são mostradas através dos investimentos. Porém, para que não ocorra instabilidade nos negócios, eles precisam ser bem calculados.

Muitas coisas podem ser consideradas investimentos: contratar um novo serviço, admitir mais pessoas ou mesmo desenvolver um site ou aplicativo para a empresa. O ideal, porém, é que se defina um orçamento anual para isso, mantendo um valor limite para o investimento escolhido.

Para definir, então, este valor, você pode fazer reuniões com os envolvidos e limitar o foco do investimento, bem como seus valores e objetivos.

  1. Uma solução tecnológica pode facilitar muito 

Por mais que as empresas se restrinjam ao uso de planilhas, nada se compara ao desenvolvimento de software de gestão financeira. Essa então se torna uma solução decisiva para organizar o setor financeiro de um investimento. 

  1. Fazer uma gestão adequada dos fornecedores também é necessário

Não só o setor financeiro é impactado por problemas no fornecimento de produtos ou serviços. Por isso, a análise completa das instituições parceiras, assim como um bom funcionamento e uma boa gestão com elas, gera mais tranquilidade na hora de pensar em finanças e negócios.

A gestão de finanças da empresa, apesar de ser fundamental e apresentar algumas dificuldades, se for bem estruturada, transforma-se no caminho para o sucesso de seus negócios. Siga os passos citados anteriormente e desenvolva seus próprios métodos para otimizar e planejar as finanças de sua instituição.

Esse texto foi originalmente desenvolvido por Natasha da equipe de Marketing da MadeInWeb, onde você pode encontrar conteúdos sobre aplicativos e investimento em desenvolvimento de sites e sistemas web.

Artigo Anterior

Tudo que você precisa saber para garantir a segurança na indústria

Próximo Artigo

3 caminhos para aumentar a produtividade no home office

Escreva um Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *