Saiba como uma organização pode compartilhar melhor o conhecimento das suas equipes através de mudanças de determinadas posturas
Não restam dúvidas de que estamos vivendo a era do conhecimento. Todos os dias somos bombardeados por uma avalanche de informações, seja pela internet, redes sociais ou pelos meios de comunicação em massa. Nas organizações, existe um desafio adicional: como o gestor pode compartilhar de maneira produtiva o conhecimento das suas equipes de trabalho? Separamos algumas dicas que podem ser úteis nesse sentido. Vamos conferir.
Faça o compartilhamento e o registro se tornarem algo prazeroso
Uma das maneiras mais interessantes de compartilhar o enorme volume de informações igualmente entre todos os integrantes das equipes, é fazer com que o compartilhamento e o registro se tornem um hábito diário prazeroso. Um pouco mais de leveza nessa hora é sempre bem-vindo, sem a presença da obrigação de fazer isso.
Uma boa dica é organizar reuniões ou eventos para conscientizar as equipes, incentivar essa saudável ação e até oferecer treinamentos sobre como compartilhar melhor todo conhecimento adquirido. É preciso inventar formas que sejam prazerosas e, ao mesmo tempo, úteis. Nada dentro de uma empresa deve ser chato de se fazer. Assim, todos saem ganhando.
O uso da nuvem é fundamental
O gestor deve sempre fazer bom uso da tecnologia. O uso do armazenamento em nuvem é extremamente útil para compartilhar informações relevantes e deixar as equipes sempre bem informadas, agregando valor no dia a dia delas. E opções de ferramentas em nuvem é o que não faltam. Escolha a que achar mais eficiente e pronto.
Algumas têm um excelente custo-benefício, sem mencionar que a tecnologia em nuvem é extremamente segura. Por isso, procure conhecer as principais ferramentas antes de escolher a que mais atende as necessidades da sua organização. Nem sempre o preço é quem dita as regras, nesse caso. Investir em um bom curso de coaching é fundamental.
Metodologias incrementais não podem ser esquecidas
Quando o assunto é compartilhar conhecimento entre as suas equipes de trabalho de uma forma mais assertiva, a praticidade conta bastante. Afinal, ninguém gosta de algo extremamente complicado. Por isso, o gestor deve usar metodologias incrementais, como mensurar a eficiência das ações diárias de compartilhamento e a escolha de ferramentas práticas, por exemplo.
A grande questão é manter o foco na melhoria constante, percebendo pequenos erros de compartilhamento de arquivos, conteúdos em duplicidade, links repetidos várias vezes, redundância na linguagem, dentre outros. A informação precisa ser consistente e agregar valor. Todo método incremental e que faça a diferença na rotina da empresa está valendo.
Deixe a experiência mais divertida
Quem disse que o compartilhamento de informações entre as equipes de uma empresa precisa ser algo maçante e entediante? O gestor deve usar a sua criatividade para deixar essa experiência mais divertida. Por exemplo, é possível implantar um moderno sistema de pontuação de links relevantes na intranet da organização. Saiba o que é resiliência significado.
Para deixar a tarefa ainda mais prazerosa, o responsável pode criar um ranking de pontuação de todos os colaboradores, para incentivar ainda mais o compartilhamento de conhecimento útil. Ou seja, tudo que deixa o ambiente mais leve e divertido, além de estimular as equipes a uma disputa saudável, sempre é válido. Até a produtividade de todos pode aumentar em um ambiente de trabalho harmonioso e pacífico.
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Incentive o equilíbrio
Mesmo que o assunto seja compartilhar conhecimento entre as equipes de forma igualitária, é preciso que haja equilíbrio e respeito à hierarquia da organização. Em datas mais importantes, como o lançamento de um novo produto, por exemplo, é preciso que todas as orientações do CEO sejam acatadas e tudo esteja devidamente alinhado entre os colaboradores.
Em contrapartida, caso seja necessário alguma reivindicação por parte das equipes ou evidenciar a necessidade de determinadas mudanças, os colaboradores têm todo o direito de abordar essas questões com os superiores. Quanto mais o compartilhamento de informações/conhecimento for praticado por todos, melhor será a sua eficiência no dia a dia.
Atenção quanto aos talentos natos
É preciso que o gestor tenha atenção especial quanto aos talentos natos, não somente por causa do bom cumprimento das suas funções, mas também pelo compartilhamento de informações úteis para o restante das equipes. Os colaboradores que podem agregar mais valor na rotina da organização, não podem ser deixados de lado.
Se o gestor investir neles, pode economizar muito tempo em treinamentos. Por isso, os talentos natos precisam se tornar conhecidos de todos, para que os demais se espelhem em seus comportamentos e comecem a fazer o mesmo, todos os dias. Afinal, um bom exemplo vale muito. Conheça a cativante e brilhante história de Chris Gardner.
Conhecimento gera ações
Você já pensou em transformar todo o conhecimento compartilhado entre os seus colaboradores em ações práticas no dia a dia? Lembre-se de que informação é tudo e pode ser usada para realizar algo benéfico, seja para a própria empresa ou para outras pessoas na sociedade. Ou seja, é agir beneficamente em prol de algo.
Com o conhecimento, é possível implementar mudanças positivas em sua organização, aumentar a produtividade das equipes e até expandir os negócios para outros mercados, até então, desconhecidos. Tenha em mente uma única coisa: conhecimento é poder, por isso, é preciso usá-lo com inteligência. Depois, é só desfrutar dos benefícios!
Está vendo como a sua empresa pode compartilhar melhor o conhecimento das equipes e que isso não é tão complicado quanto parece? Agora é só seguir as dicas dadas nesse post e fazer o seu negócio se tornar uma referência de sucesso. Boa sorte!
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