No mundo corporativo, podemos nos deparar com os mais variados tipos de perfis profissionais. Cada um com suas peculiaridades, o fato é que o gestor precisa analisar cada perfil com bastante cuidado, para saber se o profissional almejado tem os objetivos alinhados com os da organização. Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar os 7 perfis profissionais que são mais comuns dentro das empresas em geral. Confere aí! 

Comunicador

Um profissional com perfil comunicador consegue se expressar com clareza e assertividade com os demais. Sendo assim, ele acaba sendo extremamente persuasivo dentro da empresa. Com palavras sempre bem articuladas, o comunicador preza pelo engajamento e por uma comunicação interna eficiente todos os dias, pois sabe da importância dela.

Ele é bastante carismático por natureza, é um dos mais indicados para fazer apresentações e cultivar relacionamentos saudáveis dentro do ambiente de trabalho. Por ser otimista demais, a sua visão de negócios e de planejamento podem deixar a desejar. Investir em um bom curso de coaching pode deixar a sua comunicação mais clara, sem ruídos ou falhas. Vale muito a pena! 

Analista

Esse é o profissional que gosta de analisar tudo minuciosamente, antes de tomar qualquer decisão. Esse perfil é ideal para implantar melhorias constantes e fazer o acompanhamento de processos. O perfil analista é extremamente organizado, dedicado e preza pelos mínimos detalhes, em especial, no gerenciamento de tarefas mais rotineiras do dia a dia, dentro da empresa. 

Mas como nem tudo são flores, profissionais de perfil analista não gostam de instabilidade, não sabem lidar com pressão dentro do ambiente de trabalho e não se conformam com a falta de comprometimento dos colegas de equipe com suas tarefas. E pode ser bom ou ruim, dependendo da ótica do gestor e dos seus principais objetivos. 

Procrastinador

O perfil procrastinador, apesar de ser bastante comum dentro das organizações em geral, é um dos piores tipos para se conviver no dia a dia. É claro que todos nós, vez ou outra, podemos procrastinar com alguma coisa. Mas quando essa característica nada saudável começa a permear a nossa vida profissional de forma mais contundente, problemas mais sérios podem aparecer. E é exatamente aí que tudo se complica. 

Pessoas com esse perfil deixam tudo para a última hora e vivem adiando tarefas, mesmo sem necessidade. Elas precisam de um monitoramento constante para que os resultados sejam entregues. Além disso, profissionais procrastinadores não possuem autonomia suficiente para tomar decisões importantes no cotidiano empresarial. A palavra “enrolação” é o seu lema de vida. E isso passa bem longe de ser algo saudável.

Competitivo

Esse perfil profissional adora competitividade dentro do ambiente de trabalho e faz questão de ser o melhor em tudo aquilo que faz. Ele está sempre disposto a assumir riscos, desde que os benefícios sejam compensatórios. Além disso, esse profissional é extremamente ansioso e obcecado por cumprir metas e prazos. Não é raro vê-lo trabalhando após o término do expediente. 

Por outro lado, o perfil competitivo tem grandes dificuldades em estabelecer relações amigáveis com os outros colegas de trabalho e não consegue deixar a sinergia fazer parte da sua rotina. O senso de colaboração mútua não é um dos seus pontos fortes.  


Veja também:


Planejador

O perfil planejador sabe exatamente o que deseja e tudo que precisa ser feito para que os seus objetivos sejam alcançados. Como esse profissional planeja meticulosamente tudo aquilo que vai fazer, ele também sabe mensurar os prazos com bastante precisão, para que tudo se concretize da melhor forma possível. Essa é uma característica bem-vinda e bem-vista.

O profissional planejador prefere trabalhar em um ritmo constante e tem muita paciência. Apesar de ter uma postura um pouco mais rígida no ambiente de trabalho, ele consegue lidar com prazos apertados e padrões já estabelecidos. Entretanto, esse perfil não costuma ser flexível quanto a mudanças de última hora, o que pode deixá-lo bastante irritado, é onde a PNL pode ajudar.

Colaborador

De todos os perfis profissionais já mencionados, o colaborador é um dos tipos que toda organização precisa para prosperar. Extremamente talentoso no que faz, esse profissional está sempre disposto a somar na equipe, independente da situação. O perfil colaborador também é proativo e sempre quer ajudar os outros colegas de trabalho. Ele pode ser bastante promissor. 

Mas o gestor deve ter a máxima atenção para não sobrecarregá-lo de tarefas ou favores, o que pode comprometer o resultado final. Além disso, uma sobrecarga de trabalho, por exemplo, pode tirar o foco das suas próprias responsabilidades, o que não é interessante para a empresa. Ajudar os outros é sempre bem-vindo, desde que nada fique no prejuízo, certo?

Executor

Como o próprio nome sugere, o profissional com perfil executor é aquele que faz acontecer, tira os projetos da gaveta e põe a mão na massa. Ele é bastante persistente e dotado de uma grande autoconfiança em seu trabalho. O executor faz de tudo para que todos os seus objetivos sejam atingidos e consegue superar com facilidade os imprevistos que aparecem pelo caminho. 

Em contrapartida, profissionais com esse tipo de perfil costumam ser competitivos e autoritários, o que pode atrapalhar a harmonia da boa convivência dentro de uma empresa. Afinal, tudo tem o seu lado positivo e negativo. Saiba como atingir o seu break even e seja um profissional disputado pelas melhores empresas. 

Agora que você conheceu os principais perfis profissionais, tenha a máxima atenção durante o processo seletivo, para não fazer a escolha errada. 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente  capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!