O mundo dos negócios é desafiador e exige muita dedicação por parte dos empreendedores. Afinal de contas, para se alcançar o sucesso é necessário horas e horas de trabalho duro. O problema é que muitos empresários acabam se tornando verdadeiros workaholics, o que não é nada saudável. Se você só pensa em seu trabalho 24 horas por dia, conheça os 7 sinais que indicam que você pode estar virando um workaholic. Aproveite ao máximo a leitura. 

Você é o primeiro a chegar e o último a sair

Se você é daqueles que sempre chega primeiro na empresa e só vai embora por último, tome muito cuidado. Pessoas viciadas em trabalho literalmente se esquecem do final do expediente e costumam ficar trabalhando até mais tarde. E isso está longe de ser saudável, tanto para o corpo quanto para a mente. 

Trabalhar além da conta todos os dias pode afetar em cheio a produtividade do workaholic. Vale sempre ressaltar que somos humanos e não máquinas que trabalham ininterruptamente. Ser o primeiro a chegar e o último a sair da empresa pode ser extremamente desgastante e não vale a pena.

Você não tem nenhum hobbie

Quem é viciado em trabalho, na maioria das vezes, não tem nenhum tipo de hobbie. Os workaholics só pensam em trabalhar 24 horas por dia e acabam não encontrando tempo para passeios, viagens ou qualquer outro tipo de diversão que não tenha relação com o trabalho. E isso pode ser perigoso para a saúde mental. Investir em um curso de PNL pode deixar as suas atitudes mais assertivas. 

Dessa forma, se você não tem o hábito de se divertir com os amigos ou familiares, não gosta de se exercitar ou acha que ter hobbies é pura bobagem ou perda de tempo, é melhor rever essa questão. Pensar 24 horas somente no trabalho não é uma atitude sensata e não faz sentido algum. Afinal, precisamos sair da rotina de vez em quando, certo? 

Você não faz pausa nem para almoçar

Você é daqueles que não faz nenhuma pausa no trabalho para almoçar direito ou descansar a mente? Tome cuidado com isso! Pessoas viciadas em trabalho acham que fazer intervalos regulares durante o expediente é pura perda de tempo Sala de Treinamento na Barra da Tijuca deixa bem estruturado essa pausa em seus treianemtos. Ao contrário, pequenas pausas no trabalho podem turbinar a nossa produtividade. Conheça a 

Mesmo que você seja uma pessoa extremamente atarefada no dia a dia e acha que não pode perder um minuto sequer no trabalho, é melhor rever essa questão. Se tornar um workaholic pode ser mais prejudicial do que benéfico. Tanto o corpo quanto a mente precisam de um descanso. Lembre-se disso! 

Você trabalha todo final de semana

Uma coisa é certa: se você trabalha todo final de semana e vai na empresa todos os dias do mês, pode ter virado um workaholic sem perceber. Não que seja errado trabalhar aos finais de semana, já que cada empreendedor tem necessidades específicas, mas isso não deve se tornar um hábito.

Dessa forma, procure se organizar para que você tenha os finais de semana livres para fazer outras coisas que não tenham relação com o trabalho ou simplesmente para descansar. Viver somente para o trabalho 7 dias por semana e 365 dias por ano, não é o mais recomendado. 


Veja também:


Você checa seus e-mails a cada cinco minutos

Esse é mais um indicativo de que você pode estar virando um workaholic. Muitas pessoas viciadas em trabalho ficam tão preocupadas com os seus afazeres que checam a caixa de e-mails a cada cinco minutos. Esse é um péssimo hábito que causa ansiedade e afeta em cheio o nosso rendimento. 

Se você tem o costume de verificar os seus e-mails toda hora, até mesmo nos finais de semana, a síndrome do workaholic pode ter dado as caras em sua vida. É melhor abandonar esse vício nada saudável e esquecer um pouco o seu trabalho. Não existe nenhuma necessidade de ficar checando e-mails a cada cinco ou dez minutos. Lembre-se disso! 

Você só conversa sobre trabalho

Você finalmente resolveu ir a uma festa mas só gosta de conversar sobre o seu trabalho. Qual a impressão que as outras pessoas terão de você? A pior possível. Pessoas viciadas em trabalho só têm um único assunto para conversar: trabalho. E isso pode ser maçante para muita gente. Afinal, quando estamos nos divertindo, a última coisa que vamos pensar é em trabalho!

Por isso, se você só gosta de conversar sobre o seu trabalho, tome cuidado, pois nem todas as pessoas gostam deste tipo de assunto. Lembre-se: o que é prazeroso para você nem sempre é interessante para os outros. Conversar somente sobre assuntos pertinentes ao seu trabalho pode passar uma péssima impressão.

Você vive estressado

Se você é daqueles profissionais que vivem com os nervos à flor da pele com tudo e com todos os seus colegas de trabalho, pode ser que a síndrome do workaholic tenha batido em sua porta. Ter algum estresse na vida profissional é até saudável, já que pode nos motivar a alcançar nossos objetivos. 

Mas o que não deve acontecer é quando o estresse toma conta da nossa vida 24 horas por dia. O excesso ou o vício no trabalho pode estressar até o profissional mais competente, por isso, tome muito cuidado caso esteja trabalhando além da conta, a insônia também pode atacar. A sua saúde mental será a principal prejudicada. 

Agora é ficar atento aos sinais citados acima e não se tornar um viciado em trabalho! 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente  capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!