Quanto mais importância a eficiência e a inteligência têm para o sucesso de um negócio, mais o erro humano torna-se prejudicial para os objetivos de uma empresa dentro do mercado.

Quer entender melhor essa relação e descobrir como otimização e tecnologia podem diminuir consideravelmente as falhas? Preparamos uma lista especial com 7 práticas que você precisa conhecer. Acompanhe!

1. Entender a importância dessa busca

O primeiro passo que guiará todos os outros é fazer uma reflexão do porquê da importância de investir em otimização para evitar o erro humano nas empresas — além disso, por que essa é uma responsabilidade atualmente dos profissionais de TI e desenvolvedores.

Desde que a transformação digital começou a se consolidar no mercado, houve uma mudança sutil, porém profunda, no que determina a produtividade e a competitividade de um negócio.

Hoje, expandir a produção, contratar mais pessoas e trabalhar mais horas já não é mais determinante para o sucesso. Muitas empresas conseguem tornar-se líderes de mercado com gestões enxutas e investimentos que focam no retorno ótimo de investimento.

Isso tem a ver com a palavra-chave do novo mercado digital: otimização. Ganha destaque quem consegue fazer o máximo possível com o mínimo necessário. Nesse contexto, o erro humano é um dos grandes vilões de empresas pouco eficientes.

Seja para gestão do próprio negócio ou uma rotina de desenvolvimento, falhas constantes levam à pouca confiabilidade em processos, à dificuldade de identificar problemas em seu início e a muito retrabalho.

Felizmente, quem trabalha na área tecnológica já tem o conhecimento e a preparação necessária para lidar com o problema. As alternativas abaixo são práticas importantes que precisam ser planejadas e executadas o quanto antes.

2. Integrar e modernizar a coleta de dados

A primeira coisa a ser feita para identificar e corrigir ambientes propícios ao erro humano é ter visão. Como é possível hoje saber tudo o que está acontecendo na rotina de um escritório e enxergar os maiores problemas e oportunidades?

A resposta está nos dados: informações sobre operação, produtividade, satisfação dos clientes, saúde financeira etc. O ideal é contar com um bom sistema de gestão, que colete dados de fontes diversas e os integre eles em um banco bem-estruturado.

É preciso, também, que haja automação na análise e geração de indicadores de performance. Com uma visão completa de como a empresa trabalha, fica bem mais fácil prevenir e remediar as falhas.

3. Automatizar processos suscetíveis a erro humano

Com uma visão melhor sobre como vocês trabalham no dia a dia, é possível identificar aquelas tarefas e os processos em que mais ocorrem erros. Geralmente, são ações como registro de dados e conferência, gestão de ativos tecnológicos, versificação e organização de projetos, entre outras. Quanto mais frequente forem os erros em determinado cenário, mais urgente se torna a sua atuação para resolvê-lo.

Que tal, então, investir na automação de todos os processos que significam riscos? Hoje, existem diversas ferramentas de machine learning e outras Inteligências Artificiais capazes de realizar funções simples e complexas com níveis baixíssimos de falhas.

Isso não só melhora a eficiência do negócio como livra você e seus colaboradores de tarefas repetitivas e maçantes — dando um papel mais estratégico e de mais proximidade com o cliente para seu dia a dia.

4. Investir em sistemas de backup

Dentre essas tarefas que podem ser automatizadas, as rotinas de backup estão entre as mais importantes. Ter um bom sistema para cópia e recuperação de arquivos traz como benefícios:

  •       segurança e confiabilidade para bancos de dados e servidores;
  •       disponibilidade de dados independentes de sua origem ou data;
  •       possibilidade de conferência e comparação entre informações para evitar possíveis erros de comunicação;
  •       histórico de modificações para identificar rapidamente a origem de um erro;
  •       recuperação imediata caso uma dessas falhas leve à indisponibilidade do sistema ou a um problema com o produto sendo desenvolvido.

Isso sem contar que é outra forma de simplificar a rotina de profissionais em todos os departamentos da empresas — pensando em uma produtividade moderna, focada em resultados e baseada na tecnologia.

5. Realizar testes de segurança

Um dos maiores impactos negativos em erros humanos constantes é na segurança da informação e como isso afeta sua imagem no mercado.

Realizar testes com frequência ajuda a diagnosticar essas falhas antes que elas se tornem um risco iminente ou dados da empresa sejam comprometidos.

Além disso, esse tipo de teste também serve como combustível para estratégias de inovação de produtividade, encontrando caminhos mais eficientes de realizar seu trabalho sem expor o negócio mais do que o necessário.

Ainda dentro do assunto segurança, é bom lembrar-se de que a participação e conscientização de todos os colaboradores também são importantes para esse momento. Você pode aproveitar a oportunidade para mostrar a importância de reduzir erros e o papel de cada um nessa busca.

6. Terceirizar a TI

Mesmo as empresas que trabalham com tecnologia, sendo este seu produto ou serviço, não precisam gastar seu tempo gerenciando toda infraestrutura e os ativos tecnológicos.

Pelo contrário, seu papel no mercado transformado digitalmente é tornar ferramentas e sistemas soluções práticas e inovadoras para seus clientes.

Ficar com a atenção dividida entre as duas coisas não só diminui a eficiência produtiva, como permite a acumulação de pequenos erros em pontos cegos. Por que não contar com ajuda?

A terceirização pode ser incluída na sua rotina de diversas formas:

  •       na contratação de plataformas e softwares como serviço;
  •       no suporte de TI tradicional;
  •       no aluguel ou na aquisição de ativos;
  •       na busca por parcerias especializadas que consigam levantar necessidades e planejar mudanças nos seus processos produtivos.

Seja qual for o modelo de outsourcing que você buscar, o foco dele precisa estar em como a parceria se traduz em produtividade, otimização e inteligência no seu negócio.

7. Apostar em ferramentas especializadas

Você deve ter percebido que a tecnologia é a principal aliada para diminuir as falhas e dar mais eficiência à rotina de uma empresa.

Por isso, é hora de buscar ferramentas especializadas em cada necessidade produtiva para garantir melhores resultados e menos dores de cabeça.

Essas ferramentas funcionam como suporte à gestão, controle financeiro, centro de automação, integração e análise de dados e até novas ofertas para seus clientes.

Seja qual for sua estratégia para reduzir erro humano, o resultado é sempre uma empresa mais enxuta e confiável, sendo esses pontos importantes para o mercado no futuro.

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