Fique por dentro  das nossas dicas de ouro sobre como a sua empresa pode ser mais produtiva no dia a dia

Para uma marca prosperar e fortalecer ainda mais a sua imagem no mercado, a produtividade dela precisa ser eficiente. O grande desafio enfrentado por milhares de empreendedores, é que nem sempre se consegue alcançar a produtividade almejada no dia a dia. Esse post vai te dar 8 dicas valiosas sobre como a sua empresa pode ser mais produtiva. Siga todas elas à risca e aumente as chances do seu negócio se destacar. Confere aí! 

  • Estabeleça metas e objetivos estratégicos

Um empresário que deseja alavancar a produtividade do seu negócio, precisa estipular metas e objetivos estratégicos. Afinal, são eles que irão direcionar as ações de toda a empresa para que os resultados sejam alcançados. Quando se trabalha em prol das metas e objetivos, tudo pode fluir com mais assertividade. 

Dessa forma, quando o assunto é produtividade empresarial, as metas e objetivos precisam estar bem definidos e serem realistas. Só não vale estabelecer metas surreais e que não poderão ser alcançadas, pois isso pode trazer muita frustração para todos. Um curso de PNL pode ser de grande valia para te ajudar a definir as metas e os objetivos do seu negócio.

  • Invista em treinamentos constantes

Quando se fala em produtividade de uma empresa, o empreendedor deve investir em treinamentos constantes para a sua equipe. Contar com colaboradores competentes naquilo que fazem é de grande valia para se alcançar a produtividade no dia a dia. 

Vale ressaltar que, quanto mais conhecimento técnico os seus funcionários tiverem, mais produtivos eles estarão no ambiente organizacional. Por isso, não deixe de investir em treinamentos constantes para os seus colaboradores. Cursos de aperfeiçoamento profissional, palestras, workshops e tudo mais que possa aprimorar o conhecimento da sua equipe, está valendo. 

  • Aprimore a comunicação interna

Uma maior produtividade empresarial também exige que a comunicação interna do negócio seja sempre assertiva. Um diálogo claro, sem ruídos e falhas dentro do ambiente de trabalho é crucial para que a execução das tarefas não saia do controle. 

Quanto mais aprimorada for a comunicação interna da sua empresa, maior poderá ser a produtividade dela. Por isso, jamais deixe de investir em ferramentas que possam aprimorar a comunicação dos seus colaboradores. Existem diversas técnicas, como o coaching e a PNL, que podem ser bastante úteis nesse processo. 

  • Automatizar tarefas é fundamental

A tecnologia chegou com força total para deixar mais simples e prática a gestão de uma empresa. Para que o seu negócio seja cada vez mais produtivo, você deve investir em ferramentas que automatizam tarefas repetitivas. Dessa forma, o ganho de tempo será imenso, o que se traduz em uma maior produtividade. 

A automatização de tarefas é de grande valia para empresas de quaisquer segmentos. Com mais tempo livre, os colaboradores podem se dedicar a atividades mais complexas e que demandam maior conhecimento técnico. Saiba como funciona um treinamento comportamental e conheça seus benefícios. 

 5) Tenha um bom plano de ação

Se você quiser aumentar a produtividade da sua empresa, precisa contar com um bom plano de ação. Afinal de contas, é ele que vai direcionar tudo aquilo que será feito em prol do alcance dos objetivos da organização. 

Dessa forma, conte com um plano de ação eficiente para o seu negócio se manter competitivo no mercado. Quando é bem elaborado e colocado em prática com a máxima assertividade, um plano de ação pode trazer resultados positivos e muita prosperidade para o empresário.


Veja também:


6) Reconheça e recompense esforços

Quando o empreendedor reconhece e recompensa esforços individuais e coletivos, a produtividade dos colaboradores pode ficar ainda maior. Afinal, todo mundo gosta de ser reconhecido e recompensado por um resultado positivo ou uma meta importante alcançada, certo?

Um bônus extra em dinheiro no final do mês, um happy hour depois do expediente, um sorteio de uma viagem, um dia na semana de folga, um almoço especial, dentre outros, são boas formas de recompensas que podem ser oferecidas para os seus funcionários. Mas lembre-se: reconhecimento sem recompensa não é a mesma coisa! 

7) Invista na motivação dos colaboradores

Não existe nada mais cativante do que contar com funcionários motivados e satisfeitos no dia a dia dentro de qualquer empresa. A produtividade deles tende a ser imensa. Por isso, faça o que for necessário para deixar a sua equipe de trabalho sempre motivada a dar o melhor de si todos os dias.

Uma boa pedida é oferecer benefícios como um bom plano de saúde e odontológico, seguro de vida,  participação nos lucros e resultados (PLR), vale refeição ou ticket alimentação e até um bônus extra para quem não faltar ao trabalho durante dois meses seguidos. Vale tudo para manter a motivação e a produtividade dos funcionários sempre em alta. Conheça mais sobre a história da escritora Harry Potter

8) Saiba gerenciar o tempo

Você sabe gerenciar bem o seu tempo? Consegue honrar todos os compromissos que estão marcados na sua agenda até o final do expediente ou fica perdido sem saber por onde começar? Uma gestão do tempo eficiente se traduz em uma maior produtividade no dia a dia para qualquer empresa. 

Dessa forma, certifique-se de que os seus colaboradores estejam fazendo bom uso do tempo dentro do ambiente de trabalho. Perder tempo com assuntos pessoais ou com tarefas pouco importantes não é o mais recomendado quando o assunto é produtividade. Quanto mais assertiva for a gestão do tempo dentro do seu negócio, maior poderá ser a produtividade dele. 

Sabemos que aumentar a produtividade de qualquer empresa exige investimento e dedicação do empreendedor. Mas no final, pode valer muito a pena!

Venha para o IBND

Os cursos  do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!