O sucesso na busca orgânica hoje exige otimização para uma combinação de fatores que os mecanismos de pesquisa consideram importantes, como  técnica, on-page e off-page. Neste artigo abordamos 10 fatores importantes de SEO on-page que você precisa conhecer.

Ao longo dos anos, temos visto um foco maior em técnicas fora da página – como a construção de links – e outros elementos técnicos. Mas, a realidade é que o SEO off-page não fará muito bem se você não prestar atenção aos fundamentos de SEO on-page.

Os profissionais de SEO inteligentes, sabem que a otimização na página deve ser constantemente priorizada. E como o cenário de pesquisa está sempre evoluindo, é importante garantir que seu conhecimento de SEO na página esteja atualizado.

Neste post, abordaremos o que é SEO na página, por que é importante e 10 fatores importantes de SEO on-page.

O que é SEO on-page?

SEO on-page (também conhecido como SEO on-site) refere-se à prática de otimizar páginas da web para melhorar os rankings dos mecanismos de busca de um website e ganhar tráfego orgânico.

Além de publicar conteúdo relevante e de alta qualidade, o SEO na página inclui otimizar seus títulos, tags HTML (título, meta e cabeçalho) e imagens. Isso também significa garantir que o site tenha um alto nível de especialização, autoridade e confiabilidade.

Ele leva em consideração vários aspectos da página da Web que, quando somados, melhoram a visibilidade do site nos resultados da pesquisa.

Por que o SEO on-page é importante?

O SEO na página é importante porque ajuda os mecanismos de pesquisa a entenderem seu site e seu conteúdo, além de identificar se ele é relevante para a consulta de um usuário.

À medida que os mecanismos de pesquisa se tornam mais sofisticados, há um foco maior em relação à relevância e à semântica nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs).

O Google, com sua infinidade de algoritmos complexos, agora está muito melhor em:

  •         Entender o que os usuários estão realmente procurando quando digitam uma consulta.
  •         Entregar resultados de pesquisa que atendam à intenção do usuário (informativo, comercial, de navegação).

Adaptar-se a esse desenvolvimento é essencial, e você pode fazê-lo garantindo que seu website e seu conteúdo – tanto o que é visível para os usuários em suas páginas da Web (por exemplo, texto, imagens, vídeo ou áudio) quanto elementos visíveis apenas para pesquisa motores (ou seja, tags HTML, dados estruturados) – são bem otimizados de acordo com as práticas recomendadas mais recentes.

Além disso, você não pode simplesmente ignorar o SEO on-page porque tem mais controle ao otimizar elementos no local – em oposição ao SEO off-page que consiste em sinais externos (ou seja, backlinks).

Se você investir esforços em estratégias on-page, verá um aumento no tráfego e um aumento na sua presença na pesquisa.

Este guia irá guiá-lo pelos elementos mais importantes do SEO na página.

Prestar muita atenção a essas dez áreas ajudará a melhorar seu conteúdo e sua autoridade, além de aumentar sua classificação, tráfego e conversões.

  1. EAT

EAT, que significa Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness, é a estrutura que os avaliadores do Google usam para avaliar criadores de conteúdo, páginas da Web e sites como um todo.

O Google sempre valorizou o conteúdo de alta qualidade. Ele quer garantir que os sites que produzem conteúdo de alta qualidade sejam recompensados ​​com classificações melhores e sites que criam conteúdo de baixa qualidade tenham menos visibilidade.

Existe uma relação clara entre o que o Google considera conteúdo de alta qualidade e o que aparece nos resultados da pesquisa.

Chame isso de correlação ou causalidade – seja o que for, o EAT está, de alguma forma, desempenhando um papel nos resultados da pesquisa orgânica do Google. O que significa EAT deve ser uma consideração em sua estratégia de SEO.

  1. Tag do título

A tag de título, uma tag HTML que existe na seção head de cada página da Web, fornece uma sugestão ou contexto inicial sobre qual é o assunto tópico da respectiva página em que está.

Ele é destaque nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (normalmente usado como o link clicável), bem como na janela do navegador.

A tag de título por si só tem pouco impacto nos rankings orgânicos, por isso às vezes é negligenciada.

Dito isso, tags de título ausentes, duplicadas e mal escritas podem ter um impacto negativo nos resultados de SEO, portanto, verifique se você está otimizando para esse elemento.

  1. Descrição Meta

Desde os primórdios do SEO, meta descrições têm sido um importante ponto de otimização.

Descrições de meta, meta tags que fornecem uma descrição do que a página trata, geralmente são exibidas nas SERPs abaixo do título da página.

Embora o Google sustente que as metas descrições não ajudam na classificação, há indícios casuais de que os atributos indiretos de melhores descrições ajudam.

Otimizar a meta descrição corretamente pode ajudar a melhorar:

  •         Taxa de cliques (CTR).
  •         Percepção da qualidade do resultado.
  •         Percepção do que seu site oferece todas as mudanças.
  1. Manchetes

Quer que o conteúdo do seu site tenha um bom desempenho na pesquisa? Então comece a escrever títulos atraentes.

Criar um título para uma postagem no blog pode parecer básico demais, mas um ótimo título pode significar a diferença entre um clique e uma impressão. É por isso que é importante criá-los estrategicamente.

Suas manchetes precisam despertar o interesse para que elas se destaquem nos SERPs – atraindo usuários para clicar e continuar lendo o resto do conteúdo.

  1. Tags de cabeçalho

As tags de cabeçalho são elementos HTML (H1-H6) usados ​​para identificar títulos e subtítulos em seu conteúdo de outros tipos de texto (por exemplo, texto de parágrafo).

As tags de cabeçalho não são tão importantes para o ranking do site quanto costumavam ser, mas essas tags ainda têm uma função importante – para seus usuários e seu SEO.

Eles podem afetar indiretamente seus rankings:

  •         Tornar o seu conteúdo mais fácil e mais agradável para os visitantes lerem.
  •         Fornecendo contexto rico em palavras-chave sobre o seu conteúdo para os mecanismos de pesquisa.
  1. Canibalização de palavras-chave

Verdadeiro ou falso? Quanto mais páginas você segmentar uma palavra-chave, melhor você será classificado para essa palavra-chave.

Falso!

A segmentação de um termo específico em várias páginas pode causar “canibalização de palavra-chave”, o que tem algumas consequências potencialmente desastrosas para o seu SEO.

Quando você tem várias páginas classificadas para a mesma palavra-chave, na verdade está competindo consigo mesmo.

É importante identificar se a canibalização de palavra-chave existe em seu website e resolvê-la imediatamente.

  1. Auditoria de Conteúdo

A maioria dos criadores de conteúdo concentra-se na criação de novos conteúdos e esquecem de auditar o existente. A auditoria do seu conteúdo existente é crucial, entenda por que:

  •         Avalia se o seu conteúdo existente está atingindo suas metas e obtendo o ROI.
  •         Identifica se as informações em seu conteúdo ainda são precisas ou se tornaram obsoletas (ou até desatualizadas).
  •         Determina quais tipos de conteúdo estão funcionando para você.

Auditorias de conteúdo podem ajudar muito sua estratégia de SEO e devem ser feitas regularmente.

  1. Otimização de Imagem

Adicionar imagens é uma boa maneira de tornar suas páginas da Web mais atraentes. Mas, nem todas as imagens são criadas iguais, algumas podem até retardar o seu site.

Otimizar imagens corretamente ajudará você a aproveitar ao máximo um valioso ativo de SEO.

A otimização de imagem tem muitas vantagens, como:

  •         Oportunidades de classificação adicionais (aparecem na Pesquisa de Imagens do Google).
  •         Melhor experiência do usuário.
  •         Tempos de carregamento de página mais rápidos.

Imagens não devem ser uma reflexão tardia. Certifique-se de incorporar imagens que suportem seu conteúdo e use títulos descritivos e texto alternativo.

  1. Envolvimento do usuário

Melhorar os elementos SEO on-page do seu site é apenas metade da batalha.

A outra metade está em garantir que os usuários não irão sair de seu site, mas, em vez disso, continuarão visualizando seu conteúdo, interagindo com ele e voltando para mais pesquisas.

A retenção de usuários engajados é um grande desafio em si, mas é certamente factível. Para aumentar o engajamento do usuário, concentre-se em aspectos como velocidade do site, experiência do usuário e otimização de conteúdo, entre outros.

Artigo escrito por nosso convidado Nelson Willian Cofundador da Agência WnWeb – www.wnweb.com.br . Desenvolvedor front-end, especialista em SEO, marketing digital e e-commerce. Atua na área desde 2011 e ama tudo isso. ;). Gosta de contribuir em fóruns, blogs, grupos de Facebook e com vídeos no youtube.