O sucesso na busca orgânica hoje exige otimização para uma combinação de fatores que os mecanismos de pesquisa consideram importantes, como técnica, on-page e off-page. Neste artigo abordamos 10 fatores importantes de SEO on-page que você precisa conhecer.
Ao longo dos anos, temos visto um foco maior em técnicas fora da página – como a construção de links – e outros elementos técnicos. Mas, a realidade é que o SEO off-page não fará muito bem se você não prestar atenção aos fundamentos de SEO on-page.
Os profissionais de SEO inteligentes, sabem que a otimização na página deve ser constantemente priorizada. E como o cenário de pesquisa está sempre evoluindo, é importante garantir que seu conhecimento de SEO na página esteja atualizado.
Neste post, abordaremos o que é SEO na página, por que é importante e 10 fatores importantes de SEO on-page.
O que é SEO on-page?
SEO on-page (também conhecido como SEO on-site) refere-se à prática de otimizar páginas da web para melhorar os rankings dos mecanismos de busca de um website e ganhar tráfego orgânico.
Além de publicar conteúdo relevante e de alta qualidade, o SEO na página inclui otimizar seus títulos, tags HTML (título, meta e cabeçalho) e imagens. Isso também significa garantir que o site tenha um alto nível de especialização, autoridade e confiabilidade.
Ele leva em consideração vários aspectos da página da Web que, quando somados, melhoram a visibilidade do site nos resultados da pesquisa.
Por que o SEO on-page é importante?
O SEO na página é importante porque ajuda os mecanismos de pesquisa a entenderem seu site e seu conteúdo, além de identificar se ele é relevante para a consulta de um usuário.
À medida que os mecanismos de pesquisa se tornam mais sofisticados, há um foco maior em relação à relevância e à semântica nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs).
O Google, com sua infinidade de algoritmos complexos, agora está muito melhor em:
- Entender o que os usuários estão realmente procurando quando digitam uma consulta.
- Entregar resultados de pesquisa que atendam à intenção do usuário (informativo, comercial, de navegação).
Adaptar-se a esse desenvolvimento é essencial, e você pode fazê-lo garantindo que seu website e seu conteúdo – tanto o que é visível para os usuários em suas páginas da Web (por exemplo, texto, imagens, vídeo ou áudio) quanto elementos visíveis apenas para pesquisa motores (ou seja, tags HTML, dados estruturados) – são bem otimizados de acordo com as práticas recomendadas mais recentes.
Além disso, você não pode simplesmente ignorar o SEO on-page porque tem mais controle ao otimizar elementos no local – em oposição ao SEO off-page que consiste em sinais externos (ou seja, backlinks).
Se você investir esforços em estratégias on-page, verá um aumento no tráfego e um aumento na sua presença na pesquisa.
Este guia irá guiá-lo pelos elementos mais importantes do SEO na página.
Prestar muita atenção a essas dez áreas ajudará a melhorar seu conteúdo e sua autoridade, além de aumentar sua classificação, tráfego e conversões.
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EAT
EAT, que significa Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness, é a estrutura que os avaliadores do Google usam para avaliar criadores de conteúdo, páginas da Web e sites como um todo.
O Google sempre valorizou o conteúdo de alta qualidade. Ele quer garantir que os sites que produzem conteúdo de alta qualidade sejam recompensados com classificações melhores e sites que criam conteúdo de baixa qualidade tenham menos visibilidade.
Existe uma relação clara entre o que o Google considera conteúdo de alta qualidade e o que aparece nos resultados da pesquisa.
Chame isso de correlação ou causalidade – seja o que for, o EAT está, de alguma forma, desempenhando um papel nos resultados da pesquisa orgânica do Google. O que significa EAT deve ser uma consideração em sua estratégia de SEO.
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Tag do título
A tag de título, uma tag HTML que existe na seção head de cada página da Web, fornece uma sugestão ou contexto inicial sobre qual é o assunto tópico da respectiva página em que está.
Ele é destaque nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (normalmente usado como o link clicável), bem como na janela do navegador.
A tag de título por si só tem pouco impacto nos rankings orgânicos, por isso às vezes é negligenciada.
Dito isso, tags de título ausentes, duplicadas e mal escritas podem ter um impacto negativo nos resultados de SEO, portanto, verifique se você está otimizando para esse elemento.
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Descrição Meta
Desde os primórdios do SEO, meta descrições têm sido um importante ponto de otimização.
Descrições de meta, meta tags que fornecem uma descrição do que a página trata, geralmente são exibidas nas SERPs abaixo do título da página.
Embora o Google sustente que as metas descrições não ajudam na classificação, há indícios casuais de que os atributos indiretos de melhores descrições ajudam.
Otimizar a meta descrição corretamente pode ajudar a melhorar:
- Taxa de cliques (CTR).
- Percepção da qualidade do resultado.
- Percepção do que seu site oferece todas as mudanças.
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Manchetes
Quer que o conteúdo do seu site tenha um bom desempenho na pesquisa? Então comece a escrever títulos atraentes.
Criar um título para uma postagem no blog pode parecer básico demais, mas um ótimo título pode significar a diferença entre um clique e uma impressão. É por isso que é importante criá-los estrategicamente.
Suas manchetes precisam despertar o interesse para que elas se destaquem nos SERPs – atraindo usuários para clicar e continuar lendo o resto do conteúdo.
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Tags de cabeçalho
As tags de cabeçalho são elementos HTML (H1-H6) usados para identificar títulos e subtítulos em seu conteúdo de outros tipos de texto (por exemplo, texto de parágrafo).
As tags de cabeçalho não são tão importantes para o ranking do site quanto costumavam ser, mas essas tags ainda têm uma função importante – para seus usuários e seu SEO.
Eles podem afetar indiretamente seus rankings:
- Tornar o seu conteúdo mais fácil e mais agradável para os visitantes lerem.
- Fornecendo contexto rico em palavras-chave sobre o seu conteúdo para os mecanismos de pesquisa.
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Canibalização de palavras-chave
Verdadeiro ou falso? Quanto mais páginas você segmentar uma palavra-chave, melhor você será classificado para essa palavra-chave.
Falso!
A segmentação de um termo específico em várias páginas pode causar “canibalização de palavra-chave”, o que tem algumas consequências potencialmente desastrosas para o seu SEO.
Quando você tem várias páginas classificadas para a mesma palavra-chave, na verdade está competindo consigo mesmo.
É importante identificar se a canibalização de palavra-chave existe em seu website e resolvê-la imediatamente.
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Auditoria de Conteúdo
A maioria dos criadores de conteúdo concentra-se na criação de novos conteúdos e esquecem de auditar o existente. A auditoria do seu conteúdo existente é crucial, entenda por que:
- Avalia se o seu conteúdo existente está atingindo suas metas e obtendo o ROI.
- Identifica se as informações em seu conteúdo ainda são precisas ou se tornaram obsoletas (ou até desatualizadas).
- Determina quais tipos de conteúdo estão funcionando para você.
Auditorias de conteúdo podem ajudar muito sua estratégia de SEO e devem ser feitas regularmente.
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Otimização de Imagem
Adicionar imagens é uma boa maneira de tornar suas páginas da Web mais atraentes. Mas, nem todas as imagens são criadas iguais, algumas podem até retardar o seu site.
Otimizar imagens corretamente ajudará você a aproveitar ao máximo um valioso ativo de SEO.
A otimização de imagem tem muitas vantagens, como:
- Oportunidades de classificação adicionais (aparecem na Pesquisa de Imagens do Google).
- Melhor experiência do usuário.
- Tempos de carregamento de página mais rápidos.
Imagens não devem ser uma reflexão tardia. Certifique-se de incorporar imagens que suportem seu conteúdo e use títulos descritivos e texto alternativo.
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Envolvimento do usuário
Melhorar os elementos SEO on-page do seu site é apenas metade da batalha.
A outra metade está em garantir que os usuários não irão sair de seu site, mas, em vez disso, continuarão visualizando seu conteúdo, interagindo com ele e voltando para mais pesquisas.
A retenção de usuários engajados é um grande desafio em si, mas é certamente factível. Para aumentar o engajamento do usuário, concentre-se em aspectos como velocidade do site, experiência do usuário e otimização de conteúdo, entre outros.
Artigo escrito por nosso convidado Nelson Willian Cofundador da Agência WnWeb – www.wnweb.com.br . Desenvolvedor front-end, especialista em SEO, marketing digital e e-commerce. Atua na área desde 2011 e ama tudo isso. ;). Gosta de contribuir em fóruns, blogs, grupos de Facebook e com vídeos no youtube.