O crescimento significativo no mercado de terceirização de serviços indica que cada vez mais gestores estão interessados nos benefícios que essa prática lhes oferece. Segundo uma matéria publicada no G1, cerca de 80% das empresas brasileiras já terceirizam pelo menos uma função.
Seja para cuidar da limpeza ou de atividades mais diretamente relacionadas ao core business, o fato é que um bom contrato de terceirização de serviços pode tornar o seu fluxo de trabalho mais organizado, eficiente e, de quebra, te ajudar a economizar dinheiro.
Continue a leitura do conteúdo exclusivo produzido pelo oHub para descobrir:
- o que é e quais são as vantagens de terceirizar serviços;
- quais são as áreas mais escolhidas para a terceirização;
- o que avaliar ao escolher um provedor de serviços terceirizados.
O que é a terceirização de serviços?
A terceirização de serviços, ou Business Process Outsourcing (BPO), é a prática de contratar outra empresa para cuidar de aspectos específicos de um negócio. Por exemplo, quando uma empresa de alimentos contrata um escritório contábil para gerenciar os fluxos financeiros.
Em outras palavras, o contrato de terceirização de serviços permite que o gestor transfira as responsabilidades de um setor para uma empresa especializada. O objetivo é garantir uma execução de qualidade, realizada por profissionais da área, sem a necessidade de buscá-los de forma individualizada.
Além de reduzir os riscos de erros, também oferece benefícios à empresa contratante, como mais segurança na realização das tarefas e economia de recursos.
3 vantagens de terceirizar serviços
As vantagens de terceirizar serviços incluem a redução de custos operacionais, a garantia de uma equipe capacitada e a possibilidade de se focar no core business da sua empresa.
Redução de custos operacionais
Quando falamos em terceirização de serviços, é muito importante considerar a redução de custos que essa prática oferece à sua empresa – tanto relacionadas à contratação quanto ao fluxo de trabalho em si.
Ao contratar uma empresa terceirizada, você não precisa se preocupar com os gastos de processo seletivo, contratação e pagamento de encargos trabalhistas devidos aos empregados. Na terceirização de serviços, o seu vínculo de negócio é com outra empresa, e não com o trabalhador.
Vale ressaltar que, ao optar pela terceirização de serviços, você fica livre de responsabilidades como oferecer cursos e treinamentos para a função, fornecer uniformes, insumos e materiais para a execução das atividades.
Garantia de equipe capacitada
A primeira responsabilidade de uma empresa terceirizada é garantir que os profissionais destacados para as funções sejam especialistas no tema. Isso significa que, ao firmar parceria de terceirização, você passa a contar com pessoas altamente qualificadas na execução das atividades.
Imagine que a sua empresa precisa renovar todo o setor de tecnologia, trocando desde os computadores até os softwares utilizados. Com uma equipe terceirizada especialista, isso não é desafio algum.
Nesse cenário, os profissionais indicam quais as melhores máquinas para determinada função e qual ferramenta oferece o melhor custo-benefício para o seu ramo de atividade, por exemplo. Assim, mais do que garantir materiais de qualidade, você também controla o seu investimento de modo eficiente, gastando apenas com o que é necessário.
Foco no core business da empresa
Em um dia normal, é comum que o gestor se preocupe com o andamento de vários setores e deseje garantir a qualidade da prestação de todas as áreas igualmente. Com a terceirização de serviços, isso deixa de ser uma necessidade.
Graças à expertise dos times da empresa terceirizada, você tem certeza de que as funções são desempenhadas da melhor forma possível. Você também pode, a qualquer momento, solicitar um relatório com os dados sobre a qualidade do serviço para avaliar eventuais pontos que exigem sua atenção.
Isso permite que você mantenha o foco 100% voltado ao cerne do seu negócio, livre de distrações e responsabilidades paralelas.
Os setores mais comuns para a terceirização de serviços
Um estudo publicado pela Mordor Intelligence divulgou que o mercado de terceirização expandiu significativamente nos últimos anos, com previsão de crescimento de 8,50% para os próximos anos. De acordo com a matéria, a adoção dessa possibilidade é uma resposta dos gestores ao novo cenário de tecnologias e modelos de negócios que avançam rapidamente.
A terceirização de serviços é eficaz tanto para as atividades-meio, quanto para atividades-fim – ou seja, para tarefas que são ou não diretamente relacionadas à finalidade da sua empresa, respectivamente.
Por exemplo, uma empresa de móveis contrata um fornecedor de máquinas para dar acabamento nas peças que produz. Neste caso, falamos de uma atividade-fim. Se essa mesma empresa contratasse uma terceirizada financeira para controlar os pagamentos, falaríamos de uma atividade-meio.
Entre os principais serviços terceirizados estão:
- limpeza;
- TI;
- contabilidade;
- recursos humanos;
- recepção;
- marketing;
- call center;
- financeiro.
Inspire-se com gigantes: 3 marcas que terceirizaram serviços
Atualmente, algumas das maiores empresas do mundo também fazem uso da terceirização de serviços:
- Apple: a gigante da tecnologia desfruta de serviços terceirizados de fornecimento de matéria-prima e mão de obra de diversos lugares do mundo, como China, Estados Unidos e países do Oriente Médio. É graças à terceirização que a empresa consegue colocar em prática a criação de seus dispositivos e ferramentas;
- Skype: um dos pioneiros na comunicação virtual, o Skype, do grupo Microsoft, também se beneficia muito da terceirização de serviços de desenvolvimento tecnológico. É assim que as ferramentas e softwares mantêm-se sempre atualizados, funcionais e modernos;
- WhatsApp: o aplicativo de mensagens rápidas da META também é mantido pelos esforços de funcionários terceirizados, que prestam serviços de programação e desenvolvimento.
Com a terceirização dos serviços, essas marcas são capazes de manter todo o funcionamento do negócio a pleno vapor, de forma eficiente e menos custosa. A sua empresa, assim como elas, também pode fazer parte dessa evolução.
O que considerar ao terceirizar serviços na sua empresa?
Depois de entender o que é a terceirização de serviços e conhecer suas vantagens, é natural que você esteja se perguntando por onde começar uma pesquisa sobre as empresas com quem firmar parceria. E, para isso, é importante manter-se atento às seguintes características:
- Tempo de atuação: não é uma regra, mas geralmente empresas mais antigas têm mais parâmetros para que você pesquise sobre os atendimentos que já foram realizados e a qualidade da prestação oferecida por ela;
- Expertise dos profissionais: é sempre importante saber o nível de experiência dos profissionais que prestam serviço pela empresa com quem você deseja firmar parceria, para garantir que as atividades do seu negócio sejam executadas com primor;
- Idoneidade e fit com seus valores: para que a parceria transcorra sem problemas, é importante que a empresa parceira compartilhe dos valores do seu negócio e seja idônea, tanto com você quanto com seus clientes;
- Detalhes no contrato: um contrato de prestação de serviços é essencial para garantir a segurança das partes de um negócio. Nele, deve constar tudo o que foi acertado entre as empresas – valores, formas de pagamento, o que será fornecido. Quanto mais detalhado o contrato, melhor.
Como encontrar e selecionar fornecedores terceirizados confiáveis?
Uma boa forma de encontrar prestadores de serviços terceirizados é através de pesquisas na internet ou em hubs de serviço, onde você consegue coletar referências quanto à qualidade e responsabilidade da sua futura parceria.
Para isso, você pode colher feedbacks com gestores que já contrataram aquele prestador de serviços.
Conhecer sobre o negócio e os casos de sucesso dele é parte essencial para que você tome sua decisão com mais segurança e assertividade. Por isso, lembre-se: não apresse sua decisão e aprofunde suas pesquisas. Assim, você com certeza terá uma parceria de sucesso que auxiliará no crescimento da sua empresa.