Uma coisa é certa, quando o assunto é roubo e perda de informações de uma empresa, todo cuidado é pouco, concorda? Cada dia mais comum, a prática de envio de e-mails maliciosos é um dos maiores causadores de invasão e sequestro de informações.
E como já de conhecimento, as informações são o bem mais precioso de um negócio. A perda ou sequestro delas pode prejudicar o progresso de uma empresa.
Pensando nisso, confira abaixo como sua empresa pode se prevenir de ataques hacker ao apostar em uma solução de AntiSpam Cloud. Continue a leitura!
Como o AntiSpam Cloud funciona?
Primeiramente, o AntiSpam, nada mais é que uma ferramenta que serve para filtrar e-mails não desejados, maliciosos ou que o responsável pela conta de e-mail não solicitou.
Assim, todas as mensagens recebidas pelo usuário passam pelo filtro do AntiSpam. Sendo assinaladas como recebimento desejado ou indesejado. Dessa forma, aquelas mensagens marcadas como desejadas, chegam até a caixa de entrada do destinatário. Já as marcadas como indesejáveis, são sinalizadas como spam e não vão para a caixa de entrada. E sim, para a quarentena.
Para que aconteça a filtragem das mensagens, a ferramenta de AntiSpam utiliza de diversas técnicas para barrar o spam. Como por exemplo, analisar padrões que indicam que aquela mensagem não foi desejada por quem iria recebê-la.
O AntiSpam Cloud funciona da mesma maneira. Porém ele foi adaptado para ser aplicado nos servidores de e-mail que passaram a ser utilizados na nuvem. O AntiSpam funciona como uma proteção avançada. Cujo objetivo é garantir a segurança da informação da empresa na cloud.
Uma vez que os servidores da empresa estão na nuvem. Tanto a velocidade quanto o volume de informação são um fator crítico. Por isso se torna tão importante a utilização de um AntiSpam Cloud.
O AntiSpam servirá para que os e-mails da empresa não se sobrecarreguem com as mensagens. Por isso, mensagens que não são interessantes para o usuário, são eliminadas.
Logo, ameaças virtuais são barradas antes mesmo de chegarem à caixa de entrada. O que além de proteger o colaborador, melhora o desempenho do servidor de e-mail, que não se sobrecarrega.
Importância do AntiSpam Cloud
Pelo que já falamos do AntiSpam até aqui, percebe-se que se trata não apenas de uma solução que evita e-mails indesejados. Mas também se refere à segurança do usuário e da empresa, certo?
De acordo com dados da ABRAHOST (Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet), 97% de todo o tráfego de e-mails no planeta é Spam.
Ou seja, não contar com uma boa ferramenta de AntiSpam, é o mesmo que optar por receber milhares de mensagens desnecessárias. E o pior, mensagens que podem conter ameaças hacker e acabar colocando o futuro da empresa em jogo.
Pois, o spam é uma estratégia muito utilizada quando o intuito do hacker é invadir ou infectar um computador ou rede corporativa. Dependendo do vírus, irá comprometer todo o funcionamento da máquina.
Inclusive, criptografar toda a informação ali contida. Aqui estamos falando de um dos maiores riscos que uma empresa pode enfrentar.
Engenharia Social
Trata-se de um termo utilizado para nomear um golpe muito comum. Onde o objetivo do engenheiro social é acessar informações confidenciais e áreas restritas por meio da habilidade persuadir a vítima. Seja pelo roubo de senhas ou conhecendo a fundo o estilo de vida do usuário.
O objetivo aqui é conseguir extrair o máximo de informações possíveis, conhecer melhor o usuário, para assim, conseguir acesso aos sistemas utilizados. Daí que surge a importância de ter uma política de segurança bem definida e difundida entre os colaboradores da empresa.
Proteger os dados da organização é primordial para que se tenha um ambiente digital seguro. Para isso, conte com um AntiSpam Cloud. Reduza os riscos de sofrer com ataques virtuais e garanta a continuidade do seu negócio.
Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Cloud.