Que o email marketing é uma estratégia fundamental para campanhas de sucesso nós já explicamos por aqui, certo? Porém, não adianta sair enviando emails, sem pensar em uma estratégia eficiente, e lotar a caixa de mensagens da sua lista de contatos sem produzir um conteúdo de qualidade. 

É essencial que essas mensagens sejam eficientes e realmente entreguem conteúdos de valor que revertam em resultados. Mas você sabe como tornar essas campanhas irresistíveis e, assim, converter leads em clientes? Bom, esse post irá te ajudar neste processo. 

Afinal, não basta criar campanhas que tenham bons números de cliques e taxas de abertura se elas não convertem em vendas ou não fazem com que o leitor avance nos estágios do funil de vendas. 

Para conseguir clientes, é necessário sugerir as ações a serem seguidas e transformá-las em indispensáveis. Assim, além de educar seu cliente, você também aumentará consideravelmente o seu número de vendas

O que é copywriting?

Copywriting é a estratégia de produção de textos e conteúdos voltados para gerar conversão e vendas. Esse conteúdo deve ser estruturado de forma persuasiva, escolhendo as melhores palavras a fim de gerar gatilhos mentais a seu leitor.

Assim, você pode convencê-lo a realizar determinadas ações predefinidas por você. O copywriting é o texto mais apropriado, por exemplo, para desenvolver suas campanhas de Inbound Marketing.

Afinal, estas focam na venda através da geração de valor e conteúdo de qualidade de maneira personalizada para cada tipo de cliente e etapa de funil que ele se encontra. 

Usando copywriting para criar campanhas de sucesso

Para produção de campanhas de Email Marketing com qualidade, não basta apenas escrever bem. Transformar um leitor em cliente requer outras habilidades.

Para isso, é preciso uma boa escolha das palavras que possibilitem inspirá-lo, e que o façam criar um relacionamento com sua marca de forma que conheçam e consumam seu produto. 

Alguns outros fatores são importantes ao se planejar uma estratégia de Copywriting, confira os principais: 

Título atrativo e conteúdo de qualidade

Essa talvez seja uma das estratégias mais importantes. Tudo começa pelo título, é através dele que você atrairá a atenção do leitor e o convencerá de abrir seu email. E existem diversas formas de se fazer isso, você pode oferecer promoções, fazer provocações, uma pergunta. O importante é que ele seja direto.

Porém, é importante também ser honesto com seu leitor. Não coloque no título algo que não pode entregar no conteúdo. Se oferecer promoções, cumpra-as. Se prometer dicas sobre a usabilidade do seu produto, desenvolva-as no corpo do email. Um título chamativo sem um conteúdo de qualidade em seguida pode ser um tiro no pé.

Mensagens personalizadas

Ao entrar na sua caixa de email o que você mais encontra são mensagens de empresas tentando chamar a sua atenção, certo? E a tendência é não darmos importância pra emails genéricos, onde percebemos que o mesmo conteúdo foi enviado para toda a lista de contatos. 

Por isso, quanto mais personalizado o seu email for, melhor! Pense bem, você preferiria um conteúdo que começasse com “Querido cliente” ou que usasse seu nome “Olá, Pedro.”? Logo, procure utilizar bem as informações que você tem sobre cada cliente

Por exemplo, em que etapa do funil eles estão. Hoje em dia já existem muitas ferramentas que se utilizam de Inteligência Artificial e te ajudam nesse processo. 

Linguagem simples e objetiva

A pior coisa que pode acontecer com seu texto é seu leitor desistir do email porque simplesmente não consegue entender o que você quis dizer. Por isso, você precisa estar sempre atento com quem está falando. Não use palavras técnicas com o público geral e tente falar da forma mais simples possível, assim você garante que todos entenderão o que precisa ser dito.

Outro fator que pode auxiliar na comunicação com seu lead é: seja objetivo! Não o faça achar que está perdendo tempo lendo seu conteúdo. É preciso saber desde o início a mensagem que busca transmitir e ir direto ao ponto, explicando o que precisa ser explicado, mas sem enrolar. 

Legibilidade

Um dos fatores que mais auxilia a leitura de qualquer mensagem, principalmente para o Copywriting, é a legibilidade. Quão mais fácil for visualizar a sua mensagem, mais fácil será para o leitor chegar até o final dela. 

Existem alguns recursos muito utilizados que ajudam neste processo. Os principais são: uso do negrito, palavras em caixa alta, uso de bullet points e a divisão do conteúdo por títulos

Call to Action

Ao final do seu email, é a hora de convidar o seu leitor para realizar a ação pré-definida por você. Chamar o seu cliente a ação é essencial. Para isso, você pode convidar ele a conhecer seu site, as redes sociais de sua empresa, conhecer o seu produto ou ler algum artigo em seu blog.

Seja o que for, é muito importante desenvolver uma boa estratégia de Copywriting para que seu leitor continue acompanhando sua marca e fortalecendo o relacionamento com a empresa. 

Conteúdo produzido por Anette Araujo em parceria com a MisterPostman.