Smart Factory ou Fábricas Inteligentes é um conceito amplo desenvolvido na Indústria 4.0. Ele envolve fábricas com sistemas ciberfísicos totalmente integrados e capazes de responder às mudanças da demanda de forma imediata. O termo foi criado a partir da percepção sobre uma série de avanços tecnológicos que não afetam apenas as indústrias, mas todo o mercado.

Isso não acontece por acaso, o hábito da população sofreu mudanças consideráveis nos últimos anos, seja na questão do trabalho ou do lazer. 

Hoje, graças às evoluções tecnológicas, existem aplicativos de celular que trazem opções que vão desde uma reunião de trabalho como o Google Meet, até o mais inusitado em apostas online com sites como a NetBet, ou o simples uso de redes sociais diversas, como o Facebook ou o YouTube.

Dentro desse cenário, o processo de produção industrial está se transformando de forma irreversível, com sistemas cada vez mais inteligentes, baseados na fusão do mundo real com uma realidade virtual.

É importante saber que estamos emergindo em um período de transição, uma revolução tecnológica que promete transformar novamente a maneira como o mundo funciona, gerando crescimento econômico, empregos mais qualificados e elevação dos padrões de vida.

Como funciona a Indústria 4.0?

Esse novo conceito denominado Indústria 4.0 é um projeto de uma nova forma de atuação em sistemas de controle de qualidade, baseando-se em todas as variáveis do processo industrial e eletrônico integrado em uma grande rede de informações, desde os instrumentos e sistemas de controle até sistemas de Informações externas.

Dentro do conceito de Indústria 4.0 está, evidentemente, as Fábricas Inteligentes, essa metodologia industrial estabelece uma produção “puxada” onde o cliente é que define a demanda, permitindo maior personalização dos produtos e redução de desperdícios.

Todo o processo de disponibilização de um produto deve estar integrado a processos digitais que registrem, alterem e conectem cada etapa. Portanto, a tecnologia é um meio para automatizar o que já é feito hoje nas fábricas, mas de forma mais rápida, mais flexível e mais confiável. 


Veja também:


Conheça abaixo alguns dos recursos necessários para as Fábricas Inteligentes:

  • Softwares de Automação

São sistemas que estabelecem processos automáticos a partir de uma base de dados contendo todas as informações da empresa. A partir da digitalização da burocracia, passa a ser possível incluir dados, gerar documentos e enviá-los, tudo de forma automática. Assim, seus colaboradores podem focar em atividades que exijam mais atenção e forneçam melhores resultados.

  • Big Data Analytics

Com a evolução e expansão da internet, o número de dados gerados atualmente chega na casa do zettabyte. Em 2013, havia 4,4 trilhões de gigabytes no mundo, número que dobrou de dois em dois anos até o ano atual. É assim que nasce o conceito de Big Data, uma quantidade massiva de dados sendo produzida a cada segundo por múltiplas fontes.

A partir de ferramentas focadas nessa tarefa, é possível descobrir informações não tão evidentes, mas robustas que podem ser aplicadas a diversas áreas. Exemplos são o acompanhamento do comportamento dos seus clientes, do desempenho de suas máquinas ou do sucesso das melhorias implementadas.

  • Internet das coisas (IoT)

O rápido processamento e geração de dados não gerou apenas a Big Data, como exigiu estruturas capazes de suportar essa quantidade. Ao alimentar os computadores com diversos dados e definir um algoritmo para filtrá-los, a máquina é capaz de identificar padrões e tomar decisões autônomas a partir disso.

Atualmente essa tecnologia continua sendo razoavelmente limitada, visto que as máquinas só conseguem trabalhar com reconhecimento de padrões, mas isso já pode ser utilizado como forma de melhorar a indústria.