O processo de negociação com novos clientes e fornecedores em uma indústria costuma ser mais demorado, envolve muita atenção e uma demanda de informações importantes, como por exemplo: prazos, quantidades, especificações do produto, valores, entre outras.

Diante disso, é importante que as indústrias contem com um sistema CRM, um software feito para as empresas gerenciarem todo o processo de vendas, através da organização e centralização das informações dos clientes e negociações. Ou seja, o software de CRM é usado para armazenar, gerenciar e organizar dados sobre os relacionamentos de sua empresa com os clientes.

Vantagens de implementar um Sistema CRM na Indústria

O Sistema CRM torna o processo comercial de uma indústria mais eficiente, pois através dessa tecnologia é possível trabalhar todas as etapas de venda em um único lugar, proporcionando mais agilidade, organização e praticidade para a equipe de vendas gerar novas negociações e gerenciar a carteira de clientes. Veja quais sãos as principais vantagens de adotar um sistema CRM em uma indústria:

Centralização das informação 

Um Sistema CRM gerencia todos os seus contatos e reúne informações importantes dos clientes, como dados demográficos, histórico de compra e todas as interações feitas entre o cliente e o vendedor.  Com todas essas informações em mãos, os vendedores podem relacionar-se melhor com os clientes e realizar ofertas de acordo com as necessidades deles.

Eliminar processos manuais

Tarefas manuais e repetitivas acabam demandando tempo da equipe de vendas. Um sistema CRM ajuda a eliminar os processos manuais, através das automação de vendas, resultando em mais tempo para o vendedor focar nas negociações. 

Reduzir as falhas de comunicação

Além de facilitar a comunicação entre sua empresa e seus clientes, um CRM pode facilitar a comunicação entre os vendedores. Quando a equipe de vendas utiliza várias ferramentas durante o processo comercial, podem ocorrer falhas de comunicação, principalmente na hora de realizar as análises. Porém, um sistema CRM torna as informações de vendas facilmente acessíveis a qualquer pessoa  que precise delas.

Analisar as informações

O gestor de vendas tem acesso a diversas análises de dados e indicadores de vendas, como taxa de conversão de vendas, produtividade da equipe, negociações ganhas e perdidas, entre outras análises que lhe permitem identificar possíveis gargalos no processo e tomar decisões mais assertivas. 


Veja também:


Recursos de um Sistema CRM que podem ajudar as indústrias

Com o mercado de indústrias abrindo as portas para novas tecnologias, o Sistema de CRM se tornou uma das principais soluções para gerenciar processo de vendas e fortalecer o relacionamento com o cliente. Listamos abaixo alguns recursos essenciais de um sistema CRM que podem ajudar o processo comercial de uma  indústria.

  • Funil de Vendas: Através do funil de vendas, a equipe de vendas acompanha o andamento das negociações, etapa por etapa, desde o primeiro contato até o fechamento da venda.
  • Agenda e tarefas: Esse recurso permite que a equipe de vendas possa organizar as atividades em agendas personalizadas, para não perder nenhum de seus compromissos, como reuniões, visitas, ligações, etc.
  • Emissão de Propostas e Contratos:  Os melhores sistemas de CRM do mercado permitem criar e personalizar propostas e contratos de forma prática e rápida, adicionando as informações do cliente, detalhes do produto e preço automaticamente.
  • Controle de Metas: Através desse recurso, o gestor de vendas consegue criar metas individuais e/ou coletivas para a equipe comercial e  acompanhar com facilidade o desempenho e a produtividade de cada vendedor em relação às metas estabelecidas. 
  • Automação de vendas: A automação de vendas elimina algumas tarefas manuais e repetitivas que ocupam o tempo da equipe de vendas. Assim, os vendedores  se concentram no que fazem melhor: vender.
  • Análises de vendas: Com as análises em mãos, os gestores de vendas podem identificar falhas e oportunidades no processo comercial, e ainda entender quantos negócios foram ganhos e quantos foram perdidos, trazendo um histórico detalhado de cada negociação.

A importância do Sistema CRM

Quando as informações de vendas são organizadas e gerenciadas em um sistema de CRM, a indústria consegue direcionar seus esforços de marketing e vendas, acelerar os ciclos de vendas e oferecer um atendimento ao cliente melhor e mais eficiente. Além disso, com um CRM totalmente integrado, as falhas de comunicação são corrigidas, facilitando a colaboração entre os departamentos da empresa.

Portanto, um sistema CRM é uma ótima ferramenta para o processo de vendas das indústrias, porque  permite às empresas, realizar uma gestão organizada dos contatos e negociações, automatizar tarefas manuais e analisar os resultados de vendas.

O Atendare é uma plataforma feita para as equipes de marketing, pré-vendas e vendas trabalharem juntas, eliminando barreiras de comunicação e potencializando os resultados. Com o Atendare, as empresas conseguem centralizar as informações de vendas e otimizar todo o processo comercial, da prospecção à retenção de clientes  — tudo em uma única ferramenta.  Saiba mais: https://atendare.com/