A Black Friday começou no Brasil em 2010 e hoje já se estabeleceu como uma das datas comemorativas mais fortes do mercado, junto com natal e dia das mães. Muitas lojas conseguem fazer o equivale ao faturamento anual nas ações de Black, por isso é muito importante que estejam preparados para as vendas.
Durante a pandemia, as vendas de black Friday tiveram crescimentos exponenciais, quebrando recordes no online. Mas, quando falamos em datas comemorativas, geralmente pensamos em modelos de venda B2C, ou seja, para o consumidor final. E, será que vale a pena para outros modelos de e-commerce, como B2B ou o famoso atacado?
Neste artigo vamos te fornecer alguns insights sobre a Black Friday para a indústria e se faz sentido entrar nessa jogada.
Acompanhe as dicas até o final!
Black Friday na indústria, vale a pena?
Até onde participar da Black Friday vale a pena?
É necessário entender que quando falamos de modelos sem ser o B2C é preciso estudar seu mercado, para avaliar os prós e contras de participar desta grande data comemorativa.
Com o aumento da concorrência que tivemos no setor online nos últimos anos, o e-commerce de qualquer modelo não pode mais se dar ao luxo de entrar despreparado em uma data como esta. Além de vendas abaixo da expectativa e problemas, pode resultar na perda de dinheiro, pois há o aumento de custo de marketing digital, por exemplo.
Simplesmente criar algumas promoções para “se livrar” do estoque e chamar de Black Friday também não é uma boa opção. A Black já se estabeleceu no calendário brasileiro e os consumidores esperam boas oportunidades. Se aproveitar da data sem realmente ter um planejamento pode criar uma lembrança ruins aos consumidores, mesmo que estejamos vendendo para o B2B.
Então, acompanhe as dicas para aproveitar a data na indústria.
Veja também:
Produção de estoque
Oferecer bons descontos para a Black significa que o lojista precisou encontrar boas condições de compra.
Lojistas experientes e preparados começam o planejamento com meses de antecedência e, como fornecedor principal, a indústria também precisa se preparar. O bom planejamento de estoque desde antes permite que sejam feitas boas condições comerciais, da mesma forma que abre espaço para que a indústria atue como vendedora final, diretamente para o cliente.
Fidelize seu consumidor
Uma das grandes características do B2B é a compra recorrente. Enquanto no e-commerce B2C a luta para fidelização do cliente com a loja é enorme, a indústria consegue essa vantagem competitiva.
Explore essa dinâmica em meio a data comemorativa para garantir descontos e condições especiais para compras recorrentes.
Descontos progressivos, por exemplo, são meios de estabelecer um contato com o consumidor e incentivar as compras futuras.
Pagamento e parcelamento
E quando não dá para oferecer desconto?
Não apenas a indústria sofre com a questão dos descontos, mas lojas pequenas que têm pouco poder comercial, acabam saindo em desvantagem.
Por isso, mais do que descontos, é necessário entender o que seu consumidor busca. Que tal melhorar as condições de pagamento, por exemplo?
Também entendemos que oferecer grande número de parcelas e sem juros é complicado para lojas menores e até mesmo para a indústria. Por isso, conseguir negociar novas condições comerciais, podem ser mais do que suficientes para o seu público.
Utilize de estratégias Upsell e Cross sell
Ofereça algo que gere interesse durante o período da Black com estratégias de upsell, além de oferecer opções de cross sell.
- Upsell: ofereça apenas durante a black, upgrades de planos, versões mais modernas das soluções ou produtos já contratados. Ofereça períodos maiores de trial e condições de pagamentos interessantes.
- Cross sell: São os produtos complementares àqueles que já foram adquiridos. É uma ótima estratégia de follow up pós black Friday.
Reative leads desengajados
Estratégias de e-mail marketing ainda fazem muito sentido sim. A comunicação que você tem com leads já adquiridos é muito diferente do que com consumidores frios. Por isso, não esqueça de todo o trabalho de aquisição de leads que foi feito, e procure reengajar esse público durante ações da Black.
Como comentamos, a indústria trata com compradores recorrentes e um lead pode se tornar um comprador de longa data.
Faça ações de remarketing, envie e-mails com informativos e ofertas.
Conclusão
A Black Friday vale sim a pena, independente do seu modelo de negócio, mas é preciso ser bem planejado.
Entrar em uma onda na qual você sabe que consumidores estão dispostos a gastar é uma boa estratégia, mas lembre-se sempre de pensar em quem é seu público alvo e como você pode conversar com ele, além de preços vantajosos.
O natal também não é uma data de muita significância para a indústria, por isso, a Black acaba sendo uma das últimas oportunidades de engajar.
Faça seu planejamento e não deixe esse mês de novembro passar em vão.
Artigo escrito pela equipe da Doutor E-commerce, consultoria em e-commerce.