A Black Friday tem se destacado cada vez mais com o passar dos anos, e com os  avanços digitais e tecnológicos, o grande evento de promoções tomou escala mundial, sendo o principal em levantar as vendas promocionais em meio a tantas festividades de fim de ano.

Desta forma, empreendedores e fornecedores, seja para a indústria ou prestação de serviços, precisam se preparar para não perder vendas e fidelizar novos clientes, portanto utilizar estratégias de marketing é indispensável.

Neste artigo vamos abordar algumas das principais estratégias  de marketing para serem aplicadas durante a temporada de vendas na Black Friday, não fique de fora e garanta suas vendas!

Neste artigo você vai conferir os seguintes tópicos:

O que é Black Friday?

A temporada norte americana se popularizou no mundo todo, ocorrendo na 4 sexta-feira do mês de novembro de maneira anual,  impactando nas  vendas que acontecem durante o mês todo, com muitas empresas realizando ” esquentas” antes mesmo da data oficial do evento.

As promoções buscam influenciar em meio a diversos tipos de descontos, deixando muitos produtos com as datas mais baixas do ano todo, gerando assim, altas expectativas entre os comércios B2B e B2C.

Principais estratégias de marketing utilizadas durante a Black Friday

Estratégias de marketing são necessárias em qualquer época do ano, porém durante a Black Friday é indispensável o seu uso, visando isso, listamos as principais estratégias de marketing para aplicar em seu negócio.

Marketing de conteúdo

Estando muito presente no ambiente digital, o marketing de conteúdo atua com a criação e desenvolvimento, seja de vídeos, textos, ou fotos. Atualmente, com as redes sociais se conectando com marketing viral,  expande as possibilidades de forma assertiva em atrair diferentes públicos de clientes em potencial.

Durante a Black Friday é possível realizar diversos tipos de campanha com marketing de conteúdo como:

  • Transmissões ao vivo anunciando promoções;
  • Cupons de descontos especiais;
  • Contato com público que ainda não são clientes;
  • Anunciar brindes em primeiras compras;
  • Promover campanhas.

Assim, criando e promovendo conteúdos exclusivos para seus clientes, não esqueça de criar um cronograma, o colocando em prática de forma natural durante esse período de vendas. Afinal, todos os empreendimentos  estarão colocando suas cartas para o jogo, criando uma verdadeira competitividade.

E-mail Marketing

O e-mail marketing visa clientes que já estão dentro da lista de contatos da empresa por meio de disparo. A campanha, no caso da Black Friday,  irá alertar sobre o acontecimento das promoções ou liquidações imperdíveis, preparando-os para que ninguém fique de fora.

Portanto, para os clientes é necessário a criação de e-mails personalizados com todo cuidado para que a mensagem seja clara e capte a atenção de que a recebe, seja para um dia ou para um mês de promoções, utilizando de escritas persuasivas para que o gatilho de compra seja ativado, persuadindo como a música de um sistema de som ambiente.

Landing page

Atuando com uma conversão, o landing page é a página inicial a qual os clientes têm contato assim que entrar em sua página ou site.

Essa página deve possuir a estrutura completamente voltada para convencer o cliente, no caso da Black Friday, investindo em promoções grifadas, e cronômetros demonstrando quanto tempo a promoção irá se manter ativa.

Essa técnica tem como benefício aumentar as vendas, em caso de baixas saídas.

Marketing humanizado

Sendo a junção das estratégias, o marketing humanizado tem como função aproximar a empresa de seus clientes, produzindo assim conteúdos com linguagem  de fácil entendimento para ser possível identificar e solucionar a dor de seus clientes.

Essa estratégia é indispensável para criar uma relação de confiança,  o que é essencial para não perder vendas na Black Friday.


Veja também:


 

Por que participar da Black Friday aplicando estratégias de marketing?

As estratégias não apenas possibilitam que seu negócio se destaque em meio a sua concorrência, como também para que possa se planejar, pois para aplicar essas técnicas é necessário um planejamento detalhado de quais produtos pretende ofertar, e quais tipos de público quer atingir.

Sendo personalizáveis, essas técnicas atuam de maneira  mais específica,  como realizar promoções por técnica de escassez, com cronômetro ou  mostrando quantas unidades de determinado produto ainda estão disponíveis.

Criando assim um senso de urgência no público que deseja comprar aquele produto, mas ainda possui dúvidas, reduzindo também a taxa de abandono de carrinho, muito comum entre as vendas on-line.

Como fidelizar clientes pós Black friday

Após todas as sequências de ofertas durante a temporada, é necessário reter a nova cartela de clientes que iniciou durante o período de promoções, e para que seja possível, é necessário entregar a melhor rede de atendimento e atenção.

O atendimento ao cliente é um dos aspectos iniciais para a confiança dos clientes, sendo assim, ofereça um atendimento de qualidade, visando clareza e profissionalismo. Concentre-se também no pós-venda, analisar se o cliente ficou satisfeito, se a dor foi resolvida e se ele realizaria compras novamente em seu negócio.

Essa análise pode ser feita por e-mail, Whatsapp ou até mesmo por avaliação no próprio produto vendido. Fidelizar clientes é primordial para o pós da alta demanda de vendas na Black Friday, então se certifique para que a satisfação seja atingida.

Conclusão

O planejamento é fundamental para que as vendas sejam um sucesso, e  com tantas concorrências na Black Friday, estar preparado para vender e fidelizar novos clientes é sem dúvida o planejamento que todo empreendedor ou indústria deve priorizar.

Então não perca vendas, utilize nossas dicas e aplique as estratégias de marketing em seus negócios e se destaque na Black Friday!

Portanto, seja para venda de cone de sinalização ou produtos de beleza, aproveite as oportunidades que a Black Friday proporciona, fidelize seus clientes e bata recordes de vendas se destacando entre seus concorrentes.

Esperamos ter ajudado com este artigo, não esqueça de comentar e compartilhar para mais conteúdos como este. Até a próxima e boas vendas!

 

About the Author: Kamila Silva

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Graduada em Jornalismo pela Universidade Nove de Julho, desde sempre foi apaixonada pelo poder da notícia e sua relevância no mundo. Como amante da leitura e da escrita, atua como assessora de Imprensa, revisora e criadora de conteúdo na plataforma do Soluções Industriais.

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