Fazer uma gestão de estoque eficiente é fundamental para o sucesso de uma loja online. Se você não tiver processos bem organizados nesse sentido, pode ter que lidar com a falta ou excesso de produtos, levando a prejuízos financeiros para o seu negócio. 

Essa falta de planejamento do estoque é um dos maiores motivos dos e-commerce não virem a dar lucro.  Um controle de estoque bem estruturado já permite que você tenha um melhor entendimento do giro das mercadorias e da sua demanda de vendas. 

 É através da gestão de estoque que é possível entender as curvas A, B e C do seu negócio, fazer previsões de vendas e não deixar os produtos ficarem acumulados.

Por isso, neste artigo trouxemos alguns pontos para você ficar atento na hora de gerir o estoque do seu e-commerce. Veja alguns pontos consideráveis para você aplicar em sua loja. 

Inventário do estoque

O inventário de todos os produtos disponíveis no estoque da sua loja ajuda em uma gestão eficiente. Com isso, define categorias para padronizar a classificação dos itens e registrar os dados de cada um. 

O uso de uma boa ferramenta facilita o gerenciamento do estoque do e-commerce, atribuindo um código único de identificação para cada item. O uso de ferramentas de gestão como ERP e Hubs ajuda no controle de estoque.

Mesmo se você é um lojista pequeno, não comece com a planilha no Excel. Pode dar certo nos primeiros meses, mas a possibilidade de erro é muito alta.

E a falta de um produto que sai bem, ou mercadorias encalhadas no estoque é a mesma coisa que perder dinheiro.

Controle as entradas e saídas dos produtos

Um software de gestão pode ser um excelente aliado nesse momento, automatizando os processos e contribuindo para a produtividade e a eficiência da operação.

 Tendo o estoque em dia, será possível planejar de forma assertiva suas reposições e desenvolver estratégias de marketing para fazer os produtos girarem e atender melhor às demandas dos clientes.

 Especialmente para quem trabalha com mais de um canal de venda, seja 1 ou mais marketplaces e loja própria, uma ferramenta de gestão é essencial.


Veja também:


Planeje suas reposições

Outro ato importante para ter um bom planejamento das suas reposições, é essencial analisar o histórico de saídas do seu e-commerce, calculando a média de vendas de cada item nos meses anteriores.

Fatores externos, como período de sazonalidade e o cenário do mercado é algo a ser considerado também. O estoque mínimo, também conhecido como estoque de segurança, é a quantidade mínima de mercadorias que sua loja deve ter para atender à demanda enquanto aguarda uma nova reposição. 

Já o estoque máximo se refere à quantidade total ideal de itens que você deve ter em armazenamento para atender à demanda dos consumidores, sem resultar em um estoque parado. Bom, consegui fazer um resumo bem intuitivo para você entender um pouco mais sobre controle de estoque.

Quanto investir em estoque de produto?

O estoque é, com certeza, o primeiro maior gasto que sua loja vai ter para iniciar operações.

Com a profissionalização do e-commerce e o aumento da concorrência, não podemos mais esperar o pedido cair para então começar a produção do produto ou falar com o fornecedor.

O brasileiro é um consumidor com pressa e, inclusive, está se sujeitando a pagar mais pela velocidade de entrega. Quem nunca esqueceu um presente e fez a compra na última hora? Os marketplaces estão se destacando justamente por essa velocidade de entrega com a proposta de “receba no mesmo dia” ou “entrega em até 24hrs”

 Mesmo que mais caro, é uma praticidade que muitos estão dispostos a pagar, exceto se sua loja seja de produtos muito específicos que exijam um pedido para então dar o início à produção, pode ter certeza que você vai perder vendas para o concorrente que entrega em menos de 5 dias.

 O investimento no estoque vai depender muito do seu planejamento inicial e também da quantidade de produtos a serem trabalhados, é possível iniciar e-commerce com apenas 1 produto, desde que seja bem trabalhado.

Cobertura de estoque

É sempre interessante a loja trabalhar produtos, novidades e lançamentos. Assim, sempre há mercadorias interessantes que estimulam o consumidor a voltar à sua loja.

O e-commerce que atinge o teto de faturamento e tem dificuldades em crescer, pode investir em trabalhar novos produtos, como no caso da Loja de 1 produto. Com o formato de trabalho e venda já validado, é uma forma de trabalhar mais segura. 

Esperamos ter ajudado com este artigo, não esqueça de compartilhar com seus amigos e comentar sua opinião, até a próxima!