Não é interessante pensar, mas os entupimentos de esgoto podem acontecer com qualquer pessoa, em qualquer casa.

Além do transtorno em si de ter um banheiro entupido, por exemplo, você precisará lidar com essa situação, utilizando algum método de desentupimento caseiro ou recorrer a uma empresa desentupidora.

O entupimento

Assim como os canos de esgoto, sua rede principal de esgoto pode ficar entupida, o que pode causar obstruções em toda sua casa. Se é apenas um vaso sanitário, pia ou banheira que parece estar causando um problema, pode ser apenas um entupimento nesse ralo. Se, no entanto, toda descarga, por exemplo, escoar lentamente, você provavelmente terá um bloqueio na sua linha principal de esgoto.

A maioria das obstruções de esgoto pode ser evitada com manutenção regular e seu uso adequado.

Vamos conferir isso?

Aqui estão algumas dicas que ajudarão a manter seus encanamentos desobstruídos:

  • Não use o banheiro como um cesto de lixo – jogar papel higiênico, cotonetes, lenços umedecidos, fraldas e outros resíduos pelo banheiro gera entupimentos.
  • Use um filtro de ralo na pia da cozinha – Eles evitam que restos de alimentos acabem entrando pelo ralo. Eles podem ir acumulando e causar um problema futuro.
  • Não despeje óleo no ralo – O óleo e a gordura, embora líquidos quando despejados, podem endurecer dentro do encanamento, coletando outros detritos ao longo do tempo e criando um entupimento.

Raízes das árvores

Outra causa comum de entupimento de esgotos domésticos são as raízes das árvores. Mesmo que a área diretamente acima da linha de esgoto esteja livre de árvores, as raízes de um quintal vizinho podem ser a causa do seu problema de esgoto.

Este é um problema mais difícil de resolver e é melhor você atentar para esse detalhe. As raízes das árvores crescem para dentro dos canos e tubos levando terra e bloqueando-os totalmente.

Encanamento quebrado

Se sua residência for mais antiga, o bloqueio no seu esgoto poderá ser causado por tubos quebrados, rachados ou desconectados. Embora as linhas de esgoto de PVC agora tenham se tornado a norma, casas mais antigas foram construídas usando tubulações de ferro fundido e argila que podem quebrar com o tempo e criar problemas de esgoto.

Não cometa o mesmo erro

É comum o uso de produtos corrosivos para tentar resolver problemas de entupimento, como por exemplo, a soda cáustica. Se em um primeiro momento ela não desentupir, não insista despejando mais, pois ao resfriar, ela petrifica.

Imagine isso dentro de um cano!

Esses produtos químicos agressivos podem danificar sua tubulação de esgoto e o que poderia ser uma correção simples resulta e um reparo mais caro.

Desentupidoras profissionais licenciadas também oferecem opções de tratamento simples e de baixo preço, que usam enzimas em vez de produtos químicos agressivos, que geralmente podem resolver e prevenir problemas futuros.

Diagnosticando o seu problema de esgoto

Uma das melhores maneiras de identificar a causa do seu entupimento de esgoto doméstico é solicitar a uma empresa desentupidora. Os profissionais podem realizar uma inspeção em vídeo da sua linha de esgoto e mostrar exatamente o que está causando o problema.

Uma limpeza preventiva em todo o encanamento é uma ótima opção para evitar obstruções. Podem prescrever a solução mais apropriada, mais segura e menos dispendiosa. Esse procedimento é muito indicado no caso de você colocar imóveis à venda ou à disposição de aluguel. Uma qualidade e segurança a mais para oferecer aos novos moradores.

Gostou desse texto? Compartilhe-o em suas redes sociais e deixe todo mundo informado sobre esse assunto!