É comum ouvir falar sobre ações que empresas e indústrias tomam para oferecer a segurança de seus funcionários, como a contratação de terceirização de bombeiro civil, por exemplo. 

No entanto, você já ouviu falar em como o setor da indústria pode afetar a saúde das pessoas?

Você sabia que a poluição do ar provoca 7 milhões de mortes prematuras todos os anos? Isso é mais que a malária e a Aids/HIV juntos quando se trata de mortes prematuras. 

Essas são algumas das doenças que mais temos medo, mas nós, como seres humanos, somos responsáveis por criar um assassino maior maior, que é a poluição do ar. 

Provavelmente, você sabe que a qualidade do ar ao nosso redor tem uma efeito em nossa qualidade de vida. Mas você sabia o quanto a poluição do ar pode afetar a nossa saúde a longo prazo? 

O grande problema é que muitos de nós estamos tão acostumados com a má qualidade de ar que simplesmente a aceitamos como normal. As pessoas trabalham, ganham a vida, moram em cidades e acabam ignorando o que estamos fazendo com o planeta. 

Esse ar poluído e tóxico existe por motivos fatores, sendo as indústrias um deles. 

Continue a leitura para compreender melhor como a indústria pode afetar a saúde das pessoas que estão próximas dela! 

O que é poluição industrial?

A poluição industrial é ligada diretamente às indústrias. Este tipo de poluição é um dos principais causadores de poluição em todo o mundo. 

Isso porque, as indústrias liberam poluentes potencialmente perigosos para o ar, que por sua vez, afeta a saúde humana. Existem várias formas de poluição industrial e, além de afetarem o ar, elas também podem atingir o solo, causando problemas ambientes generalizados. 

Os poluentes industriais

Os principais poluentes industriais são:

Poluentes de partículas

Eles constituem a maior parte do ar contaminado liberado pelas indústrias. A poluição por partículas, está associada à maioria das doenças pulmonares e cardíacas. 

Partículas de tamanho menor causam doenças pulmonares e cardíacas ao atingir o trato respiratório.

Monóxido de carbono

O CO (monóxido de carbono) é um gás incolor e inodoro, que é produzido por combustíveis fósseis por combustão incompleta. 

Ele tem maior afinidade com a hemoglobina e, portanto, afeta a saúde humano. Os sintomas de envenenamento por CO podem incluir dor de cabeça, tontura, fraqueza, náusea, vômito e, finalmente, perda de consciência. 

Os sintomas são muito semelhantes aos de outras doenças, como intoxicação alimentar ou infecções virais. 

Dióxido de enxofre

O SO 2 é um gás incolor, altamente reativo, considerado um importante poluente atmosférico. 

Ele é principalmente emitido pelo consumo de combustível fóssil, atividades vulcânicas naturais e processos industriais. SO 2 é muito prejudicial à vida vegetal, animal e saúde humana. 

Devido à sua solubilidade em água, o SO 2  é responsável pela formação de chuva ácida e acidificação dos solos. Ele reduz a quantidade de oxigênio na água, causando a morte de espécies marinhas, incluindo animais e plantas.

Óxido de nitrogênio

Os óxidos de nitrogênio são importantes poluentes do ar ambiente que podem aumentar o risco de infecções respiratórias. 

Eles são emitidos principalmente por motores a motor e, portanto, são poluentes atmosféricos relacionados ao tráfego. Geralmente são menos tóxicos que o O 3.

Poluição industrial e efeitos na saúde

As atividades industriais são uma importante fonte de poluição do ar, da água e do solo, causando doenças e perdas de vidas em todo o mundo. 

Essa poluição é uma mistura complexa de diferentes componentes gasosos e particulados e pode causar diversos efeitos à saúde. 

A exposição de curto e longo prazo à poluição do ar industrial pode causar efeitos na saúde, como: 

  • Doenças cardiovasculares;
  • Doenças respiratórias;
  • Mortalidade;
  • Diminuição da capacidade funcional pulmonar;
  • Tosse e respiração ofegante;
  • Dor de cabeça, dispneia e dor no peito.

Fatores que causam poluição industrial

Os principais fatores que contribuem para a liberação de enormes quantidades de poluição industrial que afetam a saúde humana são: 

  • Produção e liberação não tratada de substâncias tóxicas;
  • Eliminação de resíduos não tratados;
  • Crescimento industrial não planejado;
  • Esgotamento em grande escala de recursos da natureza;
  • Florescimento não regulamentado de indústrias de pequena escala.

Além dos danos a saúde, as indústrias também são responsáveis pela degradação do meio ambiente das seguintes maneiras: 

  • Existem quatro tipos de poluição causada por indústrias – poluição do ar, poluição do solo, poluição da água e poluição sonora.
  • A poluição do ar é causada pela presença de gases indesejáveis ​​como dióxido de enxofre e monóxido de carbono em alta proporção.
  • A poluição do solo é causada pelo despejo de resíduos pelas indústrias.
  • A poluição da água é causada por resíduos industriais orgânicos e inorgânicos e efluentes lançados no rio.
  • A poluição sonora é causada por máquinas industriais que geram muito ruído e são uma fonte de incômodo.

Conclusão

Agora que você já sabe como a indústria pode afetar a saúde das pessoas, além de também prejudicar o meio ambiente, é importante ter em mente porque é tão importante que os governos pensem em ações para minimizar esses problemas. 

Com uma uma redução da emissão de poluição industrial, é possível que essas as doenças provocadas pelo problema passem a ter menos casos em todo o mundo. 

Claro, a poluição do ar também acontece de diferentes outras maneiras. Por esse motivo, é importante sempre estar atento ao que está acontecendo com o nosso ar e não se conformar com atitudes incorretas e que prejudicam a nossa saúde.