O Omnichannel é um termo que ganhou notoriedade nas tendências das vendas online e também física. Apesar do nome diferente, nada mais é do que unificar a experiência online e offline, durante a jornada de compra. Isso significa que não são exatamente pontos definidos de quando a jornada inicia e quando ela passa de um ambiente para outro, no caso o online e o físico. 

No varejo a tendência omnichannel surgiu como forma de integrar a experiência física e a virtual. Hoje, o omnichannel tornou-se muito mais do que isso, pensando na jornada do consumidor. O papel da loja é fazer com que esse cliente possa comprar de onde estiver, e que possa ter uma jornada contínua, sem sentir que mudou de canal. 

Mas, essa mesma tática pode ser aplicada para a indústria? E como o B2B pode pensar em estratégias omnichannel, já que trata-se de um público diferente do consumidor final? Leia o artigo até o fim para descobrir! 

O e-commerce b2b e b2c

Ao falamos em indústrias, pensamos nas vendas b2b, ou seja, business to business. Porém, atualmente, com a entrada da indústria em modelo b2c, também visando atender o consumidor final, temos pequenas mudanças no modelo de negócio que podem ajudar a indústria a se modernizar e a se desenvolver no online. 

O grande desafio da indústria é justamente fazer a distinção entre seus públicos e saber para quem quer vender. O consumidor final é exigente, analisa várias lojas, condição comercial, valores da empresa, fatores que vão muito além de preço. Enquanto o consumidor b2b quer condições e preços atrativos. 

Por isso, dentro da experiência omnichannel, é preciso entender que em algum momento da jornada, os consumidores irão ser separados e terão seus próprios funis de conversão. 

Não adianta estabelecer uma experiência ominicanal pensada apenas no b2b, pois haverá pouca aderência do consumidor final. Da mesma forma que é preciso ter noção de que quando trabalhamos com ambos os consumidores, abrimos mão de uma parcela do consumidor final que busca um atendimento personalizado, por exemplo. 


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Como o Omnichannel pode ser vantajoso e aplicado na indústria? 

O omnichannel não se trata de benefícios apenas para os clientes, mas também para a empresa.  Além de abranger mais consumidores, afinal, estamos unificando toda a experiência, o omnichannel unifica a empresa como um todo e não trata os canais de venda como departamentos distintos. 

Fidelização

O omnichannel busca oferecer uma melhor experiência de compra e também de jornada para o consumidor. Dessa forma, as chances do comprador voltar é muito maior, pensando na facilidade de finalizar as compras. 

Relacionamento com cliente

Com o omnichannel é possível ter um histórico mais detalhado dos clientes e das suas compras. Se por um lado, o consumidor tem a facilidade de continuar comprando pelo seu meio favorito, seja a loja física, e-commerce, ou até mesmo em televendas; a empresa consegue armazenar um maior número de dados, para melhor entender seus compradores e poder oferecer um atendimento mais personalizado. 

Gestão de estoque

O calcanhar de aquiles de muitas lojas, o estoque precisa de um controle maior para que vendas online não sejam feitas sem o produto, ou que vendas sejam perdidas pela falta deles. É possível fazer o remanejamento de estoque de acordo com estratégias e a fim de evitar também acúmulo de mercadorias.  A combinação com uma logística favorece qualquer canal de vendas e maximiza o potencial da empresa. 

Visibilidade de marca

Adotando uma estratégia omnichannel sua marca fica mais próxima do cliente, atingindo o público de onde ele estiver. O omnichannel não se trata apenas de atendimento, mas sim de relacionamento. De um lado a empresa ganha mais maneiras de se conectar com o consumidor e do outro, o cliente sente-se mais estruturado e bem atendido com o atendimento. 

Conclusão

O omnichannel passa a se tornar parte da cultura de grandes empresas, inclusive de grandes indústrias que trabalham com modelos b2b e b2c. Adotar essas estratégias deixa a sua marca mais confiável e pode transformar as vendas da sua empresa. 

Cuidado ao olhar demais a concorrência, especialmente quando abordamos o modelo “atacarejo”. Apesar destes modelos de indústria competirem com o atacado e varejo, seu público acaba se tornando diferente pelo o que tem a oferecer e também pelo modelo de negócio. Por isso é importante entender qual o objetivo do seu e-commerce ao estabelecer metas e público alvo.  Qual estratégia faz mais sentido para o seu modelo de negócio?