O método Kanban tem sido uma solução utilizada em diferentes segmentos, a fim de garantir o controle e organização de um processo. Esse sistema é conhecido pela utilização de cartões, podendo assumir cores ou tamanhos diferentes com o objetivo de especificar tarefas.
Dessa forma, é muito comum encontrar esse método para garantir o controle do fluxo de trabalho, podendo servir para diferentes setores. Isso porque o Kanban é uma forma de garantir a otimização de sistemas de produção, auxiliar na finalização de demandas, além de contribuir com o aumento da eficiência produtiva.
Devido a isso, esse método passou a ser conhecido como uma forma de gestão visual, criada pelos japoneses da Toyota. Esse método pode ser aplicado em produtos, lugares e até mesmo no meio digital através de um modelo eletrônico de Kanban.
Embora seja um método simples, é eficiente para quem trabalha com alta demanda e precisa garantir organização durante a execução de tarefas. Além do mais, pensando na necessidade de cada linha de produção, existem dois tipos de Kanban, são eles: o de produção e o de movimentação.
O modelo voltado à produção, é responsável pela indicação da quantidade exata de peças, entre outras informações que contribuam para agilizar e facilitar o processo como um todo. Devido a isso, é comum aplicá-lo ao longo da linha de produção.
Já o modelo de movimentação, vai determinar a ação que deve ser tomada em uma determinada fase do processo. Por exemplo, quando ocorre o deslocamento de produtos entre cliente e fornecedor.
Normalmente, é dividido em três seções: To do (a fazer), Doing (em execução) e Done (concluído). Sendo assim, cada seção vai determinar uma fase diferente até que o processo seja finalizado.
Afinal, como aplicar o método kanban
O primeiro passo para garantir sucesso com a aplicação do método é conhecer todos os processos e fases. Ou seja, a primeira dica é realizar um levantamento das etapas a serem seguidas.
Após o mapeamento de processos, será mais fácil determinar a forma de organizar essas tarefas até a conclusão da atividade. É importante lembrar que, para garantir uma produção eficiente, as tarefas devem ser bem divididas de acordo com a função de cada colaborador.
Ou seja, é importante atentar-se à sobrecarga de tarefas, pois essa anomalia pode influenciar diretamente na entrega de resultados, especialmente quando se trata de uma alta demanda.
Além disso, é fundamental padronizar etapas, ainda mais quando se trata de uma gestão visual. Nesse sentido, a padronização é uma forte aliada, facilitando a definição de padrões que podem ser definidos através de cores, de acordo com a prioridade ou etapa do processo.
A forma de padronizar poderá variar de um segmento para outro. Por isso, é fundamental estudar qual a melhor estratégia a ser adotada, ou seja, o que é mais prático e funcional. Contudo, não podemos esquecer que, quando falamos de métodos de gestão, o treinamento de colaboradores é uma etapa indispensável.
Portanto, além de realizar o mapeamento de processos, padronização de tarefas, é imprescindível que a equipe esteja alinhada com as três seções mencionadas anteriormente (To do, Doing e Done).
Por que utilizar o método Kanban para a sua indústria
Como vimos, trata-se de uma gestão simplificada, podendo ser facilmente adotada por diferentes segmentos, ainda mais para o industrial. Isso porque, normalmente, conta com diferentes etapas de produção.
Isso significa que quanto maior o processo, maior será a necessidade de organização de tarefas. Além do mais, o método Kanban é uma estratégia utilizada há quase 50 anos, tornando a linha de produção de muitas empresas ainda mais eficiente de acordo com a sua demanda.