Um dos maiores desafios dos empreendedores de e-commerce é manter a loja em funcionamento e ainda aumentar as visitas e vendas para a loja. 

Diferente de lojas físicas em que o ponto onde o negócio é construído influencia diretamente no movimento, as lojas online dependem de todo um trabalho e também de mídia paga para alcançar seus consumidores.

No entanto, não adianta investir caminhões de dinheiro em mídia paga, Google ADS e nos impulsionamentos nas redes sociais, se o consumidor só entra na sua loja e não realiza a  compras.

O grande objetivo de entrar na loja é finalizar a compra. E quando há o clique no site, mas não há a conversão deste internauta em cliente, existem problemas que precisam ser consertados.

Neste artigo iremos apresentar algumas dicas para melhorar a taxa de conversão da sua loja online. 

O que é taxa de conversão

A taxa de conversão refere-se ao número de pessoas que efetivamente realizam uma compra na sua loja. Esta taxa pode ser calculada dividindo o número de sessões, ou seja, de pessoas que entram no site, pelo número de pedidos feitos.

Quando este número está muito baixo significa que apesar de muitas pessoas estarem entrando no site, elas não realizando uma compra.

Calculando  a  taxa de conversão: número de pedidos / número de sessões do site

Estratégias para aumentar a conversão da sua loja

Alguns fatores simples podem estar impedindo que as vendas na sua loja online sejam maiores. Segue algumas dicas que podem melhorar a taxa de conversão.

A fim de entender qual o fator que está impedindo as vendas na sua loja, é possível usar ferramentas como mapa de calor e monitoramento do comportamento do internauta em seu site. Dessa forma é possível entender qual parte é feita a desistência da venda ou causa maior indecisão.

Preço do frete

O frete ainda é um dos grandes empecilhos do brasileiro. Por isso, de acordo com o valor do envio, o consumidor pode desistir da compra.

Pelo tamanho do nosso país, dependendo de para onde vai o produto, do tamanho e de onde é seu estado de operações, o valor de envio pode ser maior que o preço do produto, desestimulando a venda.

Para operações mais bem estruturadas, é recomendado que o centro de distribuição seja no estado, ou pelo menos próximo, aos estados de maior venda.

Dessa forma, é possível ter melhores negociações com transportadoras ou os próprios correios para envio das mercadorias.

Outra estratégia para melhorar a taxa de conversão, pensando em frete, é trabalhar com frete grátis em datas específicas, como um meio de viabilizar as vendas, ou mesmo com frete fixo, estabelecendo um valor médio.


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Segurança e reputação

Mostrar selos de segurança e nota de reputação como do Reclame Aqui é importantíssimo para fornecer segurança ao comprador.

Especialmente para usuários com idade avançada, o medo de ter dados do cartão clonados e compras feitas em seu nome é real, e precisa ser assegurado que seu ambiente tenha essa segurança garantida.

Por isso é importante deixar visível os selos e mensagem de “este ambiente é seguro” em seu site.

Check out complicado

Nome, idade, cpf, nome dos pais, data de nascimento, só falta pedir certidão de nascimento.

O chekcout que pede muitas informações do seu consumidor ou que tem muitos passos para conclusão da compra são um grande desmotivador.

O e-commerce precisa captar algumas informações básicas para segurança e também melhor direcionamento de futuras promoções, mas ainda precisa manter o processo simples. Para este fator, é interessante observar a taxa de abandono de carrinho.

Sites responsivos

Hoje, as compras mobile estão superando as compras por desktop, o que se faz mais necessário do que nunca ter um site responsivo, ou seja, que seja adaptável a todas os meios como celular, tablets e monitores de diversos tamanhos.

Isso influência não apenas na beleza do seu projeto, mas também na experiência do consumidor. Quando é difícil encontrar o produto desejado ou a navegação está muito desorganizada justamente pela loja não ser responsiva, o consumidor fica estressado e desiste.

Por isso também é preciso ficar atento a velocidade de carregamento da loja. Um povo impaciente, o brasileiro não quer esperar e vai procurar os produtos em outra loja.

Feedback e avaliação

As avaliações de terceiros têm um peso muito maior na decisão de compra do que a indicação da loja.

Por isso é recomendado que as avaliações sejam feitas. Pois são feitas por pessoas reais que tiveram a experiência de compra.

É muito importante em nichos como moda e acessórios, pois ficam diferentes em cada tipo de corpo e ter pessoas com um tipo parecido ao seu, geram mais confiança na compra.

Conclusão

A parte mais complicada que é fazer o consumidor entrar na loja, você já está fazendo. Ajustar detalhes fáceis na configuração e mesmo no planejamento, utilizando das estratégias que listamos acima, pode fazer com que sua taxa de conversão dobre.

Faça testes e use ferramentas que permitam acompanhar a navegação do consumidor dentro do seu site, a fim de entender por qual motivo a venda não está sendo concluída.

Artigo escrito por Carolina Kiuchi da Doutor E-commerce, consultoria em e-commerce.