//Como capacitar colaboradores a distância

Como capacitar colaboradores a distância

Fique por dentro das melhores alternativas para capacitar colaboradores a distância de forma descomplicada e eficaz.

A pandemia escancarou a necessidade das empresas estarem prontas para executarem atividades de forma remota. Isso é visto principalmente quando as organizações precisam capacitar colaboradores e engajar equipes de trabalho. Nesse cenário, o treinamento corporativo a distância se tornou uma importante alternativa para descomplicar esse processo e quebrar barreiras.

No modelo de treinamento tradicional, muitos gestores não conseguem capacitar colaboradores por conta de desafios relacionados à logística e falta de infraestrutura, por exemplo. Além de quebrar essas barreiras, o modelo de treinamento corporativo a distância abre muitas outras possibilidades, principalmente quando aliado à tecnologia.

Neste conteúdo, vamos falar sobre soluções que podem ser usadas para capacitar colaboradores e impulsionar o crescimento de organizações. Boa leitura!

Por que capacitar colaboradores a distância?

De modo geral, o treinamento corporativo a distância é um modelo mais ágil, flexível e acessível para os colaboradores que participam. Esse tipo de treinamento EAD permite que o profissional tenha maior autonomia para organizar sua rotina de estudos e que a empresa supere desafios relacionados à distância e infraestrutura, por exemplo.

Em outras palavras, se você quer capacitar colaboradores, mas por algum motivo não consegue reunir seus funcionários em um espaço físico, conciliar horários, receber palestrantes etc, é possível usar uma única plataforma virtual para disponibilizar e gerenciar o treinamento.

O treinamento corporativo a distância também permite otimizar processos no gerenciamento da aprendizagem. Afinal, existem ferramentas, como uma plataforma LMS, que podem ser usadas para facilitar desde tarefas simples às mais complicadas, como por exemplo: 

  • Inscrições;
  • Testes;
  • Avaliações;
  • Distribuição de conteúdo;
  • Monitoramento de dados; entre outras.

Ou seja, existem uma infinidade de recursos que podem ser integrados a uma plataforma de gestão da aprendizagem, como gamification, por exemplo. 

Veja agora as melhores práticas para treinar colaboradores a distância

Faça um bom planejamento

O planejamento é um processo fundamental para qualquer projeto, não é mesmo? Essa fase inicial do treinamento é ideal para identificar as carências e necessidades da sua equipe de trabalho e traçar um norte de aprendizagem para o desenvolvimento das competências necessárias.

Sendo assim, você precisa pensar e se possível, se apoiar em dados e informações, para visualizar os objetivos que você deseja atingir com o treinamento corporativo. Entendendo de fato o que a sua organização precisa, será mais fácil organizar as outras etapas da capacitação.

Além disso, é preciso definir quais tipos de cursos, materiais e metodologias serão mais adequados para alcançar os objetivos identificados, pensando também em quais recursos tecnológicos serão necessários para garantir que o treinamento aconteça da melhor forma.


Veja também:


Defina como vai entregar os conteúdos

Treinar colaboradores a distância é totalmente diferente de apenas compartilhar informações e materiais para os colaboradores. Para obter resultados relevantes e de fato desenvolver suas equipes, é preciso criar processos de aprendizagem, de forma que o profissional adquira novos conhecimentos de forma dinâmica e contínua.

Por isso, é essencial pensar em como e onde as aulas serão disponibilizadas e administradas. Vai usar vídeo aulas? E-books? Podcasts? Videoconferências? Aplicativos? Fóruns?  Vai engajar os colaboradores com recursos de gamificação? É importante pensar em tudo isso para criar uma linha de aprendizagem didática e que de fato engaje os funcionários.

Use a tecnologia a seu favor

Como citamos aqui, capacitar colaboradores a distância pode eliminar custos que seriam necessários em um treinamento tradicional, como investimentos em transportes, espaços físicos adequados, palestrantes, energia, internet, entre outros. Entretanto, é importante contar com soluções tecnológicas que viabilizam o aprendizado a distância.

Você pode, por exemplo, criar uma solução digital customizada, com a “cara” do seu negócio, e centralizar todo o treinamento corporativo em um único ambiente online. Esse tipo de plataforma reúne diversas funcionalidades e recursos capazes de tornar a capacitação mais prática e satisfatória, tanto para o colaborador quanto para o gestor

Ou seja, uma solução tecnológica como essa pode mudar completamente a forma como você capacita colaboradores, deixando o processo mais ágil, dinâmico e atrativo.

Segurança Digital Prospecção Industrial: como fazer? Meios de comunicação com seu cliente Medidor de pressão Industrial Fortaleça seu negócio