Quer começar um negócio, mas não sabe bem o que fazer? Pois então, você veio ao conteúdo certo!

Ao longo do texto, vamos contar qual tipo de negócio abrir, como escolher a melhor opção, e também dar dicas para ter sucesso. Acompanhe!

Qual a melhor forma de abrir um negócio?

Na hora de começar um negócio, existem duas formas principais de fazer: iniciar uma nova empresa ou abrir uma franquia. A melhor opção vai depender do seu perfil.

A empresa nova, por exemplo. Para ela, você vai precisar definir sua marca, seu plano de negócio, todo o modo de fazer, ponto comercial, estratégia de marketing etc.

Costuma ser a melhor opção quando sua ideia é original e você quer ter essa exclusividade no que vai oferecer. Além disso, é um negócio livre, em que você vai tomar suas decisões sozinho (ou com um sócio, se tiver).

Por outro lado, ao abrir uma franquia, você terá uma nova unidade de um negócio que já existe. O Subway, por exemplo, é uma rede de franquias espalhada pelo Brasil.

Isso porque, outros empreendedores se interessaram pelo modelo de negócio e quiseram abrir suas unidades.

Existem quase 3 mil opções de marcas de franquias no Brasil, e você pode escolher a que mais combina com o seu perfil.

Para abrir o negócio, você vai receber da franqueadora todo o passo do que fazer. Vai também ter treinamento e precisará seguir o padrão do negócio, considerando os produtos, serviços, modo de atendimento, marca etc.

Assim, não será possível inovar tanto quanto você faria em um negócio novo. Mas, em contrapartida, você vai contar com um plano que já teve sucesso em outras unidades e com o reconhecimento da marca pelo consumidor. 


Veja também:


Dicas para começar um negócio em 2022

Logo abaixo, você vai acompanhar alguns cuidados básicos para abrir seu negócio e ter sucesso mais simples. Continue lendo!

Planeje bem suas finanças

Na hora de começar um negócio, você vai precisar de dinheiro. Então, é fundamental organizar sua vida financeira e entender quanto você pode, realmente, investir.

Comece listando sua renda, suas despesas pessoais e o quanto você tem guardado. O valor é suficiente para abrir a empresa que você quer?

Caso não, pense em possibilidades como vender seu carro, refinanciar sua casa ou obter um empréstimo. Assim, você terá um capital maior.

Saiba o que você quer fazer

É muito importante abrir um negócio com o qual você se identifica. Se não gostar do que faz, você terá dificuldades de manter o entusiasmo no dia a dia e de desenvolver sua empresa.

Você nem precisa ter experiência no ramo em que vai atuar. Ao optar por uma franquia, a franqueadora vai prestar treinamento e ensinar tudo que você precisa saber para trabalhar. Também existem vários suportes para o investidor.

Pesquise o melhor negócio

Para começar um negócio, você precisa estudar bem sobre o segmento e sobre o seu mercado local. Essas são informações que vão mostrar se o seu empreendimento tem mesmo potencial para crescer.

Além disso, se optar por uma franquia, pesquise por várias marcas e compare-as. Assim, você vai entender qual delas oferece as melhores vantagens.

Com tudo isso dito, nosso maior alerta é: se planeje! Assim, você vai poder começar um negócio aplicando o dinheiro certo, no que você quer e com alto potencial de sucesso.

Artigo produzido pela equipe Encontre Sua Franquia.