//Como criar uma estratégia de vendas efetiva

Como criar uma estratégia de vendas efetiva

Muito se fala da importância da criação de uma estratégia eficiente para obtenção de sucesso em vendas. Parece (e, de fato, é) óbvio, mas, na prática, muitas vezes o dinamismo acaba virando atropelo e em pouco tempo a conta de ações descoordenadas acaba chegando. 

Para que isso não aconteça, o portal Soluções Industriais criou um verdadeiro guia prático das medidas básicas para estabelecimento da melhor estratégia de vendas. Acompanhe!

Objetivos claros e definidos

A definição de metas tem um fator psicológico fundamental no time. Quem não sabe onde quer chegar, trabalha a cada dia sem nem sequer saber se está desempenhando seu papel a contento. Transfira os pensamentos para o papel. 

Organize as informações e os seus desejos. Converse com quem tem experiência e nunca dê o próximo passo sem antes ter confiança e a clareza do seu principal objetivo.

Perfil de clientes e prospects – ICP

Estudar sua carteira e avaliar exatamente os motivos pelos quais seus clientes viraram seus parceiros comerciais é tão essencial quanto entender por que os prospects ainda não foram adiante com a compra. Descobrir o perfil de seu cliente ajuda você a orientar todo o restante da estratégia. 

Jornada de compra

Mapear o fluxo e também a cadência de compra, permite ao vendedor se antecipar à necessidade de seu cliente. É fundamental saber as etapas pelas quais o seu público-alvo caminha antes de tornar-se um cliente.

Ferramentas Básicas

Técnicas são importantes, mas elas precisam de ferramentas igualmente eficazes e precisas. Defina previamente quais são aplicáveis em cada demanda. 

Há ferramentas de acesso aberto e de fácil operação que funcionam como fonte de dados (Linkedin, Lusha, Snov.io), bem como softwares de prospecção (Exact Sales) e de vendas, tracking de e-mail e CRM (PipeRun, Pipe Drive, RD Station CRM entre outros).

Time de vendas

O estabelecimento de seu time de vendas é apenas o passo inicial. Qualificar cada integrante dela é fundamental. Lembre-se: treinar e aperfeiçoar não é gasto. 

É investimento – com retorno garantido. Um time de vendas preparado, que conhece bem o cardápio de produtos oferecidos além de conhecer também o cliente com quem ele vai interagir facilita a comunicação e passa ainda mais credibilidade. 

Basta se lembrar da última vez que você foi realmente bem atendido na hora de adquirir um produto ou serviço. Certamente o vendedor sabia bem do produto e conseguiu esclarecer com segurança todas as suas dúvidas e questionamentos.

Avanço em bloco

Montar a estratégia de cadência de fluxo de prospecção baseada em disparo de e-mails, ligações e mensagens com interação com todo o time de vendas. Dessa maneira, cada um terá a ciência da importância da caminhada compassada do time.

Comunicação Assertiva em todos os canais

Para potencializar ainda mais o conjunto de medidas elencadas até aqui é importante que a linguagem adotada no site da sua empresa esteja em perfeito alinhamento com o discurso dos seus representantes. 

A padronização da linguagem, porém, deve ser fluída e genuína. A oratória e, acima de tudo, os argumentos de seus vendedores não podem, por exemplo, conflitar com o que diz o site da empresa.

Dito isso, tenha em mente ainda a importância vital da adequação da linguagem do site à maneira como os clientes precisam e preferem consumir informações de seus fornecedores. Lembre-se: tão crucial quanto produzir o que o seu cliente procura é fazer com que ele saiba disso.

Marketing digital como estratégia de vendas

Eis uma das áreas que mais vem ganhando força nos últimos anos. E não é à toa. Integradas às outras divisões das companhias mais modernas, o Marketing atualmente vai muito além de técnicas de propagação de informação.  Hoje, entender as formas de geração de oportunidades e demandas é uma das principais atribuições do Marketing. 

Recorrer ao Marketing Digital como estratégia de vendas pode ajudar na diminuição dos custos de sua cadeia produtiva além disso, lançar mão desta metodologia pode auxiliar em pontos como:

  • Fidelização de clientes;
  • Redução de custos relacionados à divulgação de marca;
  • Diminuição de despesa com o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). 

Para que o objetivo seja alcançado com maior eficiência, é preciso recorrer a Agências de Marketing Digital. Isto porque estas empresas contam com equipe especializada e são capazes de formular a melhor estratégia para sua corporação. Tentar traçar um planejamento sozinho pode ser uma péssima ideia. Portanto, investir numa agência assegura a eficácia de seu projeto estratégico.

Sucesso das vendas – uma união de estratégias

Ainda que existam muitos pontos a serem levados em consideração na hora de criar uma estratégia de vendas efetiva, é preciso entender que se ater a apenas um dos tópicos listados não é o bastante. 

O êxito do seu projeto depende da união de todos estes fatores. Com a atenção devida a cada ponto você vai conseguir alcançar uma estratégia eficiente de vendas, além de ter a certeza da melhor gestão da sua empresa. Quer gerar novas oportunidades para o seu negócio? 

O Soluções Industriais facilita o contato entre as indústrias e seus clientes em potencial, além de manter você atualizado com as inovações e as últimas notícias sobre o mercado industrial. 

Somos uma vitrine potente e interativa para quem deseja divulgar os seus produtos para um grande número de compradores em potencial em todo o mundo. E você, já criou uma estratégia de vendas para sua empresa? Conta pra gente a sua experiência! 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Nayara Rios,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌da Agência Next4.‌