O mundo está cada vez mais digital. A conexão entre consumidores e vendedores ficou ainda mais fácil com o uso dos smartphones que não saem das mãos dessas pessoas. Seja por meio das redes sociais ou aplicativos de vendas, os resultados estão a alguns cliques. Mas como desenvolver o melhor app para vendas? Confira! 

A pandemia acelerou ainda mais a transformação digital das empresas e do perfil dos consumidores. Muitas compras que antes eram feitas em um breve passeio pelo Shopping passaram para os marketplaces e aplicativos em nossos smartphones. 

Inclusive, muitas empresas passaram a investir nos próprios aplicativos de compra e venda, facilitando o acesso de inúmeros usuários em isolamento social e em busca de facilidade e agilidade em meio à rotina tão corrida. 

Por um lado, esse pode ser um excelente modelo de negócio, porém o investimento precisa ser bem estudado. Isso porque, caso o seu aplicativo não atenda às expectativas do usuário, é bem possível que você perca tempo, dinheiro e até manche a sua marca no mercado. 

Para que isso não aconteça, estamos aqui para te ajudar! Se você está interessado na criação de um aplicativo local de compra e venda, veja como fazer funcionar esse tipo de modelo de negócio e, mais do que isso, como encantar os seus clientes! 

Como desenvolver o melhor app para vendas? 

Para desenvolver o melhor app para vendas, é preciso muito planejamento e análise. Pesquisar sobre o mercado, a concorrência, os principais aplicativos com o mesmo modelo e segmento que o seu que já existem, avaliar as críticas e elogios dos usuários, enfim, estudar cada detalhe para não cometer os mesmos erros. 

Em seguida, é preciso contar com uma equipe especializada na criação de aplicativos. Algumas empresas optam por realizar o trabalho com um conhecido ou outro por ser mais em conta, mas o barato pode sair caro e você precise corrigir as falhas com um especialista. 

Por isso, pesquise e busque uma empresa confiável para cuidar do seu projeto. Para isso, é preciso que você já tenha a sua ideia muito bem estruturada. Existem inúmeras linguagens de programação e ferramentas que podem ser melhores ou piores para o que você quer colocar no mercado. 

Com uma empresa aliada ao seu projeto, é hora de se atentar aos principais itens que o seu app precisa compor. Confira! 

Principais itens que compõem o melhor app para vendas

Transações online ou compras no app

Para que o usuário realize as compras diretamente no seu aplicativo, o que facilita a sua experiência, é fundamental que você conte com um gateway de pagamento funcional e com taxas baixas. Existem diversas opções no mercado para fazer essa integração, algumas com taxas menores que outras. 

É importante oferecer opções com diferentes bandeiras de cartões de crédito, tal como a opção de pagamento via boleto. Se você pensa em criar um marketplace, é preciso pensar também nas taxas de pagamento dos vendedores. 

Opções de entrega

As entregas podem ir além dos Correios. Existem diversas transportadoras que realizam a entrega de forma rápida e eficaz, e isso precisa estar muito bem configurado no seu aplicativo para não causar mal estar com os clientes. 

Inscrição através das redes sociais

Preencher formulários de cadastros passou a se tornar uma atividade “chata” e demorada. Por isso, a maioria dos aplicativos de sucesso oferecem a opção de login por meio das redes sociais, simplificando todo o processo de registro e facilitando na criação de um perfil. 

Incluir ferramenta de busca eficaz 

Em meio a tantos produtos e serviços, é essencial que o seu aplicativo conte com uma ferramenta de busca com base nas suas escolhas e filtros. Se o seu produto é alimentício, por exemplo, ele precisa ter acesso à localidade do indivíduo para que ele entenda se aquele produto pode ou não ser comercializado de onde ele estiver. 

Todos os aplicativos de sucesso possuem a opção de login através das redes sociais. Essa ferramenta aumenta a confiança dos usuários em seu serviço e simplifica o processo de registro. Além disso, um usuário não precisa colocar todas as informações manualmente, porque ela já será fornecida pela rede social escolhida.

Chat integrado 

O Omnichannel já é realidade! Ele oferece uma experiência online e offline integradas para garantir a melhor experiência ao cliente. Ter um chat automatizado e integrado com um atendimento humanizado é essencial para tirar dúvidas de forma rápida e solucionar problemas sem muita burocracia. 

Controle de estoque integrado 

Não existe dor de cabeça maior do que efetuar uma compra e perceber que o produto está em falta. Antes que isso ocorra, é importante manter o controle de estoque integrado ao app. Dessa forma, cada venda é realizada de forma eficaz, evitando problemas com o usuário. 

UX/UI é obrigação

Mais do que funcionar, precisa ser bonito, fácil, intuitivo. Tudo isso é pensado pela equipe de UX/UI writer e design. Eles precisam garantir que a experiência do usuário será a melhor possível, caso contrário, o seu app terá uma chuva de desinstalações e comentários negativos. 

Atenção aos comentários 

Por falar em comentários, é fundamental que os comentários dos usuários, positivos ou negativos, sejam levados em consideração. Isso porque um simples comentário ignorado pode gerar maiores insatisfações. 

Além disso, é por meio dessas avaliações que é possível entender o sentimento do usuário com o seu app de vendas. Não apenas nas plataformas de apps, mas também em portais de reclamações, sites e redes sociais. 

Gostou dessas dicas? Agora você já deu um passo a mais para desenvolver o melhor app para vendas da sua empresa! Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários.

Artigo‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Leticia Morita,‌ ‌redatora da MadeinWeb

 

About the Author: Lucas Souza

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Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

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