A escolha da tipografia errada é a principal razão pela qual muitos sites não conseguem converter usuários. No âmbito do web design, a tipografia ocupa um lugar privilegiado. Porém, se o site tiver um conteúdo apurado mas a fonte não tiver uma boa legibilidade, o leitor vai acabar perdendo o interesse de continuar a leitura.

Se você está tendo dificuldades para escolher a tipografia ideal para valorizar seu site, continue lendo para aprender mais sobre a sua importância.

O que é tipografia?

Toda marca/empresa de sucesso tem uma excelente tipografia, escolhida através de um processo estratégico de branding. A palavra tipografia significa impressão tipos, mais conhecido como fontes de letras. 

É um elemento crucial do design gráfico e engloba toda a comunicação visual, incluindo logotipos, estilos, posicionamento e experiência de leitura.

Não existe uma fonte ideal. Cada uma oferece suas próprias características, com formatos e estilos que se tornam mais ou menos adequados dependendo do meio utilizado.

Para uma escolha assertiva, invista no básico e minimalista. Ou seja, em vez de ter diversas fontes em um site, atenha-se em uma família com boa legibilidade dentro do que se encaixa no seu propósito. Pode parecer óbvio, mas um site sobre beleza não utiliza a mesma tipografia que um site sobre animais.

Exemplos mais comuns de tipografias:

  • Serif – Possui pequenos traços nas extremidades da fonte. As fontes serifadas são visualmente mais legíveis em papel e telas.

  • Sans Serif – A fonte sem serifa é mais reta e não possui traços prolongados. São fáceis de ler e transmitem uma sensação de simplicidade e modernidade.

  • Cursiva/ Script – Imita a letra manual ou manuscrita. As fontes script podem ser usadas para dar um toque extra, pois transmitem emoção e sentimentalismo.

  • Moderna/ Display – Fontes artísticas ou enfeitadas. O objetivo desta fonte é chamar sua atenção. Esta é uma das razões por que algumas tipografias são tão únicas e criativas.

Na hora de escolher, lembre-se:

  • A legibilidade refere-se a quão fácil é para o olho distinguir os caracteres uns dos outros. Os espaços em branco contribuem para uma legibilidade mais fácil, se as palavras ou letras forem muito próximas/separadas acaba dificultando a leitura e a tornando cansativa.
  • A resposta está na simplicidade. O minimalismo pode ajudar a tornar o site mais clean e interessante, destacando o que é importante: o conteúdo. Atenha-se a duas ou três fontes no máximo para manter a consistência de padrão no site. 
  • O texto nunca deve ser menor que 12px. Respeite a hierarquia de títulos, subtítulos, menus e texto – tópicos mais importantes devem ser atribuídos com fontes maiores ou em negrito para chamar a atenção do leitor.
  • Deixe o texto sobre fundos que permitam sua leitura – evite desenhos e texturas. Crie contraste, invista em fontes de cores escuras com fundos claros, para melhor harmonia.

Se gostou do conteúdo, conte para a gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da BDDB.ag, agência de design e branding. Empresa que busca cativar o seus públicos alvo através de cor, forma, cheiro, gosto e experimentações que estimulam todos os sentidos.