A web é vasta. No momento, existem bilhões de sites, todos competindo por atenção das pessoas. Assim, em meio a tanta concorrência é importante escolher o site ideal para cada negócio. Veja como escolher!

É importante lembrar que, dentro desse grande número de sites, existem muitas categorias diferentes de tipos de sites. Ao considerar a melhor maneira de criar seu site, considere cuidadosamente o tipo de site que você deseja criar.

Aqui estão doze dos tipos mais populares de sites que você verá na Web. Embora exista alguma sobreposição entre as diferentes categorias, em geral cada tipo de site tem certos objetivos a serem alcançados e seu próprio conjunto de práticas recomendadas. Qual será o seu site ideal?

Tipos de site de acordo com sua finalidade

1 – E-commerce

Um e-commerce é um site no qual os produtos podem ser adquiridos diretamente. Você provavelmente já usou vários sites de e-commerce, a maioria das grandes marcas e muitas outras menores têm um.

Qualquer site que inclua um carrinho de compras e uma maneira de fornecer informações sobre cartão de crédito para fazer uma compra se enquadra nessa categoria.

Se você estiver criando um site ideal para sua empresa e planeja vender seus produtos por meio do site, esse é o tipo de site que você precisa criar.

Existem algumas etapas específicas que você deve incluir ao criar um site de E-commerce, como investir em software de comércio eletrônico e obter o certificado SSL para garantir que seus clientes possam pagar com segurança.

2 – Site da Empresa

Um site corporativo é um site dedicado a representar uma empresa específica. Deve ter a marca da empresa (o mesmo logotipo e posicionamento) e comunicar os tipos de produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa. Hoje, toda empresa lá fora deve ter um site. Se uma empresa não tem um site, ela parece cada vez menos profissional ou legítima.

Os sites de E-commerce são sites corporativos, mas também é possível ter sites corporativos que não vendem nada diretamente, mas sim incentivam os visitantes a entrar em contato para obter mais informações (um site de geração de leads).

O objetivo principal desse tipo de site é responder a uma necessidade dos usuários em relação a serviços e produtos personalizados ou mais difundidos.

No site ideal de uma empresa, é essencial a presença de um ou mais formulários de solicitação de informações, geralmente acompanhados de serviços ou materiais adicionais disponíveis para os clientes em áreas públicas ou reservadas.

3 – Sites Institucionais

Projetado principalmente para órgãos públicos e associações relacionadas, esse tipo de site é muito mais complexo do que os sites corporativos normais. Em geral, a árvore de navegação é muito maior, geralmente dividida em várias hierarquias para atender melhor às solicitações do usuário.

Dada a consistência dos tópicos, os sites institucionais são geralmente equipados com um módulo de busca interno, capaz de facilitar a disponibilidade dos materiais presentes nele.

A estrutura dos sites institucionais é distinguível pela densidade do material contido e pela presença, geralmente necessária de colunas laterais (1 ou 2 em geral), com detalhes e referências adicionais ao que é discutido na coluna central principal das páginas (links externos ou outras páginas da Internet).

Também é importante se atentar a manutenção do site, já que sites institucionais geralmente precisam de um cuidado mensal para não ficar datado ou apresentar brechas de

4 – Sites de Portfólio

Muito utilizado por freelancers, o site do portfólio é um catálogo online dos serviços oferecidos por profissionais que, graças ao uso de galerias de imagens, revela a experiência adquirida em campo.

O site ideal de portfólio geralmente se concentra em um alto impacto gráfico, uma vez que o único objetivo é surpreender o cliente em potencial e atrair sua atenção. Esse tipo de site é mais simples de criar do que um site corporativo e mais focado em uma tarefa específica: coletar amostras de trabalho.

5 – Site educacional

Os sites de instituições educacionais e aqueles que oferecem cursos online se enquadram na categoria de sites educacionais. Assim, esses sites têm o objetivo principal de fornecer material educacional aos visitantes ou fornecer informações sobre uma instituição educacional para eles. Além disso, alguns oferecem modelos de assinatura ou produtos educacionais para compra. E alguns servem como presença online para uma instituição existente.

6 – Site pessoal

Nem todos os sites existem para ganhar dinheiro de uma maneira ou de outra. Muitas pessoas encontram valor na criação de sites pessoais para expressar seus pensamentos no mundo. Esta categoria inclui:

  • Blogs pessoais
  • Vlogs
  • Diários de fotos compartilhadas

Às vezes, esses sites podem evoluir para algo que ganha dinheiro se eles se tornarem populares o suficiente e a pessoa que os iniciou quiser fazer essa mudança, mas eles existem principalmente como uma maneira de compartilhar seus sentimentos, ideias e arte com qualquer amigo ou estranho que pode estar interessado.

Construir um site ideal pessoal é mais fácil do que a maioria dos outros sites da lista, pois o objetivo é único. Você só quer fazer com que ele pareça da maneira que deseja, em vez de se preocupar em aumentar as vendas ou ganhar dinheiro com publicidade.

Um blog é um site que é atualizado regularmente, administrado por uma pessoa ou por um pequeno grupo e normalmente é escrito em um estilo descontraído.

Mesmo que seu site não seja um blog, ainda é um recurso útil para adicionar interesse e autoridade ao seu site. Apenas verifique se você está comprometido em mantê-lo atualizado!

7 – Portal

Os sites de portal, como o Yahoo, reúnem informações de vários sites diferentes e as apresentam em um só lugar. Os portais da Web podem ser sites internos para organizações como escolas ou para grandes empresas. É um local centralizado para compartilhar notícias, treinamentos e atualizações, e para estudantes ou funcionários acessarem seus e-mails e arquivos. Os usuários precisarão de seu próprio login específico para acessar esses portais.

O design é importante para ter um site ideal para um negócio

O design da Web evolui rapidamente, é importante observar que, apenas porque uma tendência da Web é atual, isso não significa que é necessariamente adequada para você.

48% das pessoas citam o design como o fator mais importante de um site, por isso é importante dedicar seu tempo e observar o que os concorrentes estão fazendo. Cada área terá estilos diferentes; portanto, é vital que você saiba se deseja se adequar a sua área ou se é um problema.

Ao criar um site ideal para o seu negócio, pense em como tudo o que você faz se relaciona com a sua marca em geral. Tudo, desde o esquema de cores ao estilo da fonte e imagens, contribui para contar a história da sua marca. É importante que todos estejam enviando a mesma mensagem.

Checklist para um site ideal de negócio

Agora vamos fazer uma rápida recapitulação do que você precisa para ter um site perfeito para seu negócio:

  • Estabeleça o objetivo do seu site
  • Pesquise as últimas tendências de web design
  • Faça algumas análises dos concorrentes
  • Decida sobre a sua marca (esquema de cores, estilo de fonte etc.)
  • Crie o site
  • Otimize seu conteúdo

Escolhendo um site para seu negócio: conclusões finais

Levamos você a um passeio inesquecível por 7 dos tipos mais populares de sites atualmente. Só no dia de hoje foram criados cerca de 20.000 novos sites. Se você ainda não criou o seu, por que esperar? Qualquer que seja o tipo de site que você escolha criar, é importante refletir sobre o que você quer dele e não se esqueça de projetá-lo com base nos objetivos específicos que você tem em mente.

Artigo escrito por Caio Nogueira cofundador da UpSites, uma empresa especializada em criar sites, apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que conectem pessoas e objetivos.