Você sabe o que é consultoria de SEO? Essa é uma profissão que surgiu há pouco tempo, cujo objetivo é ajudar os donos de sites da internet a conseguirem ter seus sites melhor ranqueados.
Mas, como assim?
Quando você procura algo no Google, na primeira página já aparecem os sites com melhor ranqueamento sobre aquele assunto. Isso porque aqueles sites têm excelente SEO, a sigla para Search Engine Optimization.
O algoritmo do Google utiliza a otimização nos mecanismos de busca, ou seja, classifica e ranqueia o site conforme o que é apresentado, sempre buscando a melhor experiência e conteúdo para o usuário.
Portanto, se você se interessou por esse assunto e gostaria de começar a fazer consultoria de SEO, veja como isso é possível e se essa área é ideal para você.
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O que é consultoria de SEO?
Consultoria de SEO é o trabalho feito por profissionais em analisar, verificar e apontar as melhores saídas para que um site seja otimizado e com isso, melhore seu ranqueamento.
O objetivo de melhorar o ranqueamento de um site é que ele apareça na primeira página do Google e, com isso, atinja um número maior de usuários.
Porém, como funciona essa consultoria? Vamos agora ver quais são os pontos nos quais uma consultoria de SEO foca.
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1. Análise do site
Primeiramente, é preciso verificar como é o site a ser otimizado. Ele carrega rápido ou demora? Tem alguma imagem que não entra?
Além disso, dispõe de bastante informação e informação de qualidade?
Todas as questões devem ser analisadas pela equipe de consultoria de SEO. Afinal, para saber o que é preciso melhorar, antes de mais nada, o site precisa ser analisado de maneira criteriosa.
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2. Análise da concorrência
Analisar a concorrência é essencial para saber como melhorar um site. O que a concorrência faz deve servir para que o site faça o conteúdo de maneira ainda mais completa.
Portanto, identifique os pontos fortes e também os pontos fracos da concorrência, justamente para você saber onde deve focar, no seu site.
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3. Criar uma estratégia
Nenhuma consultoria de SEO vai funcionar sem uma estratégia bem definida e clara.
A consultoria vai estabelecer um plano de ação, abordando qual estratégia seguir para que os objetivos sejam alcançados e em quanto tempo.
Claro que é difícil prever tudo, mas quando o trabalho é bem-feito, é possível deixar claro para o cliente a expectativa de melhora do tráfego daquele site.
Em um site institucional, por exemplo, uma estratégia é apostar em diferentes ações de marketing. Uma opção é o marketing de conteúdo, por exemplo.
Atualmente, muitas empresas adotam a criação de marketing de conteúdo para que cada vez mais usuários tenham informações de qualidade sobre os produtos ou serviços daquela empresa.
Com o aumento do acesso das redes sociais, é importante que a equipe também visualize, caso esteja focado no marketing, como as redes sociais daquele cliente podem contribuir para o acesso ao site.
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4. Link building
O link building é o que confere a autoridade de uma página. Ou seja, mediante a qualidade do site, outros sites poderão indicá-lo e com isso, seu site virará referência.
Essas são as principais ações que uma consultoria de SEO deverá praticar ao ser contratada. Claro que os objetivos também são variados, visto que cada site pode ter um propósito.
Mas, em geral, as ações são essas.
A análise individual é importante, visto que cada site pode ter um problema: se para uma empresa falta links, para outra o problema pode ser a falta de conteúdo de qualidade.
Dessa forma, o profissional saberá focar no que é mais importante, ao analisar o site e o que o dono do site almeja.
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Características de um bom consultor de SEO
Se você ficou interessado (a) em fazer consultoria de SEO, veja as principais características que um bom consultor deve ter.
- Dominar boas práticas de SEO;
- Fazer uma boa pesquisa e análise criteriosa do site, antes de começar a propor qualquer coisa ao cliente;
- Buscar atualizações constantes em cursos voltados para SEO, sobretudo nos Estados Unidos, onde o assunto é mais desenvolvido e constantemente atualizado;
- Verificar constantemente as métricas do site analisado;
- Não ter receio de propor mudanças para o cliente;
- Saber enxergar os pontos fracos e fortes da concorrência;
- Propor melhora da qualidade do conteúdo, quando necessário;
- Utilizar as ferramentas que o próprio Google propõe para melhora da otimização de sites;
- Saber utilizar ferramentas em inglês para produção de conteúdo;
- Adotar estratégias de marketing digital, caso esse seja o foco do cliente;
- Ter paciência, pois um site demora algum tempo para melhorar em número de acessos, após a otimização.
Portanto, se você tem esse perfil, estude e foque nisso. Já se seu site está com baixíssimo número de acessos e você acredita ser importante melhorar, por que não contratar uma consultoria de SEO qualificada para isso?