Criar conteúdo nas redes sociais demanda planejamento e gestão. Separamos algumas dicas de como se destacar na vitrine virtual da sua empresa.
É fato que as redes sociais se tornaram a vitrine virtual das empresas. De uma forma mais dinâmica, elas estão de prontidão para poder mostrar o seu produto ou sua marca. Mas, para que o empreendedor tenha bons resultados, é necessário que ele tenha um conteúdo específico nas redes sociais. Por isso, vamos ensinar o gestor a fazer um conteúdo nas redes sociais.
Conteúdo nas redes sociais: o desafio do marketing digital
Pode parecer fácil, mas o bom conteúdo nas redes sociais depende de muita estratégia de marketing. Isso porque para divulgar os produtos e serviços de uma empresa, é preciso muita cautela e atenção do desenvolvedor.
Primeiramente, a empresa precisa entender que, antes de ser apenas uma vitrine virtual da sua marca, é necessário que a publicação agregue valor ao público-alvo, para só depois, aplicar a estratégia direta de venda.
As estratégias de marketing nas redes sociais foram criadas para criar laços de relacionamentos entre empresa e cliente. Por conta disso, o conteúdo nas redes sociais se tornou algo obrigatório nos dias de hoje. Isso porque o perfil de consumidores conectados cresce a cada dia mais.
Mas, antes de associar o perfil empresarial nas redes sociais a uma espécie de panfletário dos seus produtos e serviços, é necessário investir em conteúdos que dialoguem com a necessidade do cliente em te procurar.
Por conta disso, é necessária a criação de um planejamento de conteúdo nas redes sociais que traga mais consciência do consumidor e é aí que está o grande desafio do marketing. No Sebrae, por exemplo, é possível acompanhar cursos e ter orientação de como fazer o marketing digital do seu negócio.
Passo a passo de como criar conteúdos nas redes sociais
Para que seu empreendimento alcance bons resultados, ou seja, venda bastante, é necessário usar a internet para o seu planejamento de gestão. Se tem uma coisa que não pode ficar de fora da sua lista, é a criação de conteúdo para as redes sociais. Por isso, separamos algumas dicas que irão te ajudar.
Confira!
1 – Defina sua persona
Persona é o nome dado ao seu público-alvo. Assim que você definir qual é o consumidor final do seu produto/marca você já tem meio caminho andado, uma vez que conseguirá definir o tipo de linguagem a qual irá produzir.
Os conteúdos nas redes sociais precisam estar afinados com os desejos do seu público-alvo. Além disso, é preciso entender também as “dores” do cliente e o porquê ele irá parar para te ler.
2 – Trabalhe a linguagem
Como dissemos anteriormente, a linguagem é o próximo passo para criar conteúdo nas redes sociais. Definida a persona, crie inspirações dentro das linguagens para exibir seu produto.
3 – Delimite o tipo de conteúdo
Alguns conteúdos geram mais engajamento que os outros. Isso é fato e não podemos negar. Para que o seu conteúdo seja certeiro, é preciso definir o tipo de conteúdo que você quer aplicar. Separamos algumas ideias de conteúdos para você melhorar a timeline da sua marca.
- Conteúdos de bom humor, que tenham imagens inusitadas e memes;
- Enquetes! Sempre muito bom conhecer as preferências do seu público-alvo;
- Faça sorteios e promoções, isso sem dúvida gera bom engajamento do seu empreendimento;
- Crie hashtags específicas. Isso faz a boa associação da sua empresa e auxilia no reconhecimento da sua marca.
4 – Pense nas formatações das redes sociais
Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn têm formatações próprias. Isso é muito importante para o produtor de conteúdo entender como agir em cada rede social.
É muito importante validar que cada uma tem seu jeitinho e por isso, vale muito a pena pensar em uma publicação específica para cada. Nada de usar gifs no LinkedIn e nada de ser muito formal no Instagram.
5 – Faça um calendário editorial
Criar cronogramas sobre as publicações nas redes sociais é fundamental para uma empresa organizada. Siga uma linha editorial e invista nela para produzir conteúdo, por exemplo, tenha uma constância de publicações por semana.
Assim seu público saberá a frequência de postagens e esse costume poderá se tornar um hábito. Isso também soma na hora dos bons resultados, acredite. Dentro do calendário editorial você pode avaliar os seguintes ajustes:
- Temas e assuntos
- Datas de publicação
- Horários dos posts
- Estruturas das postagens
- Elementos a serem pontuados
6 – Tenha o feedback
O feedback é nada mais que o monitoramento dos resultados da produção de conteúdo publicada nas redes sociais do seu negócio. Ele é de suma importância na hora de avaliar o desenvolvimento das publicações.
Esteja atento à reação do público e ao engajamento das métricas traçadas. Com isso você, gestor, conseguirá saber se a divulgação da sua marca está funcionando ou não.
Conclusão
As redes sociais são um canal de comunicação entre a empresa e o público. Aqui você aprendeu um pouco sobre a produção de conteúdo e como fazer para que ele não seja em vão. Se precisar, contrate um profissional que poderá te auxiliar neste procedimento tão importante na vida das empresas nos dias de hoje.