Uma boa gestão se faz na prática. Isso é uma verdade. Porém, independente de ter uma loja física ou virtual (e-commerce), há algumas estratégias a serem consideradas pelo empreendedor que, muitas vezes, não são levadas em conta por quem administra um empreendimento.
Mas, para quem possui um e-commerce (loja virtual), geralmente desconsidera alguns pontos essenciais para o sucesso do negócio. Pensando em clarear um pouco mais esse assunto, separamos 5 dicas para se fazer uma boa gestão dentro do empreendedorismo virtual. Confira.
5 dicas para ter uma boa gestão
1 – Atendimento impecável
Um e-commerce é uma loja só que virtual. Porém, por ela ser totalmente dentro de um site, não quer dizer que não precisa necessariamente de um atendimento.
Por isso, muitos empreendedores se esquecem desse detalhe primordial, afinal, um atendimento impecável faz toda a diferença na hora de conquistar a clientela.
Mas, o que seria esse atendimento impecável?
Uma dica que damos a empreendedores que buscam uma boa gestão está em resolver prontamente o “problema” do cliente, ou seja, responder todas as dúvidas dele de maneira rápida.
2 – Produto em estoque
De nada adianta ter uma loja (física ou virtual) se o estoque estiver vazio. É preciso se atentar para que isso não vire rotina e que seu estoque esteja repleto do seu produto para suprir toda demanda que surgir.
Sabemos que para ter um estoque completo há muitos fatores envolvidos como: logística, espaço físico e até fornecedores eficazes, mas quando se faz uma boa gestão, automaticamente é pensado nessa estratégia. Por isso, planejamento é essencial para não deixar seu público-alvo na mão.
3 – Estratégia de Marketing
Um e-commerce depende exclusivamente de sua divulgação no mundo virtual. Por isso, é importante entender a função do marketing dentro do seu empreendimento.
A estratégia de marketing faz parte de uma boa gestão empresarial. Procure ajuda de profissionais que entendam o assunto para poder se destacar cada vez mais e alcançar o maior número de clientes possível.
Faz parte da estratégia de marketing de um e-commerce:
- Uma boa identidade visual;
- Um site rápido;
- Um bom relacionamento nas redes sociais;
- Manter as redes sociais atualizadas;
- Pensar em e-mail marketing para os clientes;
- Promoções ou sorteios on-line;
- Pesquisa de satisfação.
4 – Métricas
Dentro do e-commerce é importante analisar todas as métricas necessárias, ou seja, o número de acessos, total de vendas realizadas na semana ou mês e até número de cliques dentro dos seus produtos.
Tudo deve ser levado em conta pela gestão que, consequentemente, colocou no planejamento, todas as ações que vão gerar bons resultados.
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5 – Planejamento das finanças
O planejamento financeiro é essencial para uma gestão ter sucesso dentro do e-commerce. É preciso saber o valor exato do fluxo de caixa, entrada e saída do capital de giro e calcular todos os gastos extras como seria numa loja física.
Sabemos que não há valor de aluguel de espaço físico e gastos com água, luz e telefone, mas num e-commerce, há outros investimentos como: uma internet rápida, profissional de marketing, profissionais de novas tecnologias entre outros.
Todos os gastos e investimentos devem ser levados em conta pela gestão e aplicados dentro do planejamento financeiro. Pense nisso!
Conclusão
Agora que você já tem uma noção sobre como fazer uma boa gestão dentro do e-commerce é hora de pôr em prática e anotar todas as dicas que separamos.
Lembre-se que você, empreendedor, é a sua empresa virtual e precisa estar alinhado à realidade. Caso ainda haja alguma dúvida, saiba que você pode acessar sites e blogs de dicas como o Sebrae, por exemplo. Assim é possível encontrar dicas dos melhores profissionais que podem orientá-lo.
Até a próxima!