Os leads são os ativos mais importantes das estratégias de marketing digital, pois são esses contatos que o time de vendas trabalhará a fim de criar mais negócios para a empresa. Porém, muito além de leads, é fundamental gerar leads qualificados. Neste post, você entenderá o que são leads, leads qualificados e como captá-los em suas estratégias de marketing online. Fique conosco e confira!

O que são leads

Leads são contatos que demonstraram algum interesse em ofertas, produtos ou serviços de um negócio. Ou seja, são potenciais clientes que chegaram às páginas do site de uma empresa e informaram alguns dos seus dados por meio de um formulário de contato. 

Por exemplo, quando sua empresa pede ao usuário para se cadastrar em sua Newsletter, e ele executa essa ação, esse contato se torna um lead. Dessa forma, o usuário precisa fornecer pelo menos um endereço de e-mail válido para se tornar um lead. 

Assim, por meio deste endereço de e-mail, as organizações podem começar um relacionamento saudável e duradouro com estes contatos captados. Posteriormente, classificá-los como qualificados.

O que são leads qualificados

Por outro lado, para fechar vendas por meio do marketing digital, não basta gerar leads. É necessário gerar leads qualificados. De forma resumida, leads qualificados são aqueles que têm o perfil de consumidor e também demonstraram, além de interesse, alguma intenção de compra. Ou, de alguma forma, estão evoluindo para a decisão de compra.

Logo, é preciso gerir os contatos da sua base tendo em vista que nem todo lead é igual. Ou seja, nem todos os usuários cadastrados em sua base estão prontos para se tornar clientes.

A forma como esse lead se comporta nas páginas do seu site, bem como nas interações com a sua marca, revela essa intenção de compra (ou a falta dela). 

Só para ilustrar, imagine que um lead que converteu na página de Newsletter do site da sua empresa abra todos os e-mails enviados nesse tipo de campanha. 

Além disso, acesse alguns dos conteúdos enviados por e-mail. Posteriormente, retorne ao site e visite a página de produtos / serviços da sua organização. 

Isso sinaliza um interesse maior de compra do que aquele que apenas se cadastrou na Newsletter, mas não abriu os e-mails. Ou abriu, mas não retornou ao site da empresa.

Assim, a função do marketing digital é definir qual lead está qualificado ou não. Além do comportamento, também é fundamental saber se esse contato está de acordo com a persona do seu negócio (que explicaremos mais à frente).

Portanto, quando o lead é compatível com a persona da sua empresa e demonstra intenção de compra, como exemplificamos anteriormente, ele pode ser classificado como um lead qualificado. 

Como gerar leads qualificados com o marketing digital

Como você viu até aqui, gerar leads qualificados é um dos objetivos do marketing digital a fim de que o trabalho executado contribua para a geração de vendas.

Mas, para conseguir atingir esse resultado em marketing, é preciso usar estratégias assertivas e mensuráveis. Desse modo, confira a seguir o que sua empresa precisa fazer para começar a gerar leads qualificados! 

Aplique o Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma metodologia composta por um conjunto de estratégias com o foco em atrair e converter clientes por meio de conteúdo relevante. 

Ao contrário do marketing tradicional, no Inbound Marketing é o cliente que vai ao encontro da empresa — que explora canais, como blogs, redes sociais e mecanismos de busca a fim de ser encontrada por esses clientes.

Essa metodologia é responsável por aumentar o tráfego orgânico de um blog em mais de 500%, conforme atestamos nos nossos trabalhos.

Assim, o primeiro passo é atrair visitantes para as páginas do seu site. Em seguida, a metodologia Inbound aponta mais algumas boas práticas para a geração de leads qualificados. Continue lendo e entenda. 

Defina a persona do seu negócio

Buyer persona, ou apenas persona, representa o perfil ideal de cliente de um negócio. Ou seja, uma pessoa que tem interesse, desejo, demanda e poder de compra relacionada aos produtos e serviços de determinada empresa.

A persona é um perfil mais detalhado do que o público-alvo. Assim, é fundamental para a produção de conteúdo estratégico e direcionado. Isso, por sua vez, é essencial para a geração de leads qualificados.

Desse modo, a persona deve apresentar informações como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Grau de instrução;
  • Área de atuação profissional;
  • Costumes, gostos e preferências;
  • Valores e crenças;
  • Estrutura familiar;
  • Hábitos de compra;

 

Só para exemplificar, um exemplo de persona o mercado hoteleiro seria:

João é casado, tem dois filhos, mora em São Paulo, possui cargo de chefia na empresa onde trabalha e gosta de viajar aos finais de semana para relaxar a tensão do seu dia a dia. Assim, prefere locais mais afastados da capital para se reconectar com a natureza e desfrutar de tranquilidade e atrações turísticas com foco no descanso e diversão em família.

É um usuário ativo nas redes sociais, principalmente Facebook e Instagram, mas também está sempre conectado ao e-mail e à rede profissional no LinkedIn. Além disso, adora uma oportunidade de economizar para poder viajar mais com a família ao longo do ano. Quando faz uma reserva, paga com cartão de crédito, geralmente parcelado. 

Defina palavras-chave estratégicas para seu negócio

Palavras-chave são termos que os usuários digitam em motores de busca com o intuito de encontrar informações sobre suas dúvidas, desejos e necessidades. Voltando ao exemplo de João, uma palavra-chave que poderia estar na sua busca séria: “lugares para relaxar perto de São Paulo”.

Assim, um negócio dentro dessa localidade deveria explorar essas e outras palavras-chave relacionadas a fim de aparecer nas pesquisas dessa persona. A seguir, falaremos mais como isso acontece. Confira!

Produza Materiais Ricos

Materiais ricos são conteúdos mais aprofundados. Por exemplo, com informações adicionais aos posts de blog e redes sociais. O material rico mais comum nas estratégias de Inbound Marketing é o e-book. Esse formato de conteúdo é usado para explorar mais sobre um determinado assunto e levar mais informações relevantes para o usuário.

Em troca dessa informação mais aprofundada, a empresa solicita os dados do usuário por meio de um formulário de contato. Pelo menos o e-mail, como descrevemos nos tópicos acima. Desse modo, os materiais ricos servem para estimular a conversão de visitantes em leads.

Capte leads com landing pages que convertem

Finalmente, além de produzir conteúdo relevante em multicanais, bem como materiais ricos, visando gerar leads qualificados, é necessário atrair os usuários a páginas com potencial de conversão.

Nesse sentido, é essencial que as páginas contenham:

  • Chamadas de ação e “iscas digitais” que estimulem a ação de baixar o conteúdo desenvolvido;
  • Formulários a fim de coletar as informações necessárias para a qualificação desse lead.

Além disso, uma página de conversão, chamada de landing page, também deve ser mais objetiva do que outras páginas online, a fim de que o internauta não se distraia e de fato execute a ação desejada. Ou seja, envie seus dados pelo formulário em troca do material rico e, então, se transforme em um lead.

Logo, as landing pages são criadas sem menus de navegação, priorizando as chamadas de ação e o formulário de contato. Dessa maneira, depois de criar landing pages para seus materiais ricos, basta inserir chamadas de ação e “iscas digitais” em pontos estratégicos do site a fim de direcionar o maior número possível de visitantes à página de conversão. Assim, possibilitamos e impulsionamos a geração de leads qualificados.

Venda mais com leads qualificados!

Um dos benefícios do marketing digital é provar sua relevância para os rendimentos financeiros das empresas. Como mostramos até aqui, esse benefício é alcançado quando as estratégias começam a gerar leads qualificados.

A partir daí, é possível criar um relacionamento com pessoas interessadas no seu mercado. Então, conduzi-las adequadamente ao longo do funil de vendas. Depois, enviar a oferta certa, para a pessoa certa, no momento certo.

Dessa forma, podemos vender por meio do marketing digital. Portanto, se esse é seu objetivo, aplique as dicas deste post! Compartilhe com sua equipe e comece a gerar resultados com suas ações online!

Conteúdo produzido por WebSocorro – Marketing para Hotéis.