Buscar a inovação é uma maneira importante de garantir que a sua empresa esteja sempre competitiva em meio à pandemia. 

Mas é importante lembrar que inovar não é uma tarefa simples. Inclusive, pode ser um grande desafio para muitas empresas.  Afinal, para isso, é preciso acompanhar a evolução da tecnologia, que se modifica constantemente, como foi possível acompanhar nos últimos anos. 

Para inovar, é preciso repensar processos, conhecer bem o seu mercado, compreender as principais tendências e, a partir disso, fazer com que as empresas ofereçam um resultado, em termos de produtos ou serviços que gerem encantamento no seu público. 

Uma empresa especializada em disco de desbaste para porcelanato, por exemplo, deve estar sempre em busca de melhorar o seu negócio, para que os seus resultados estejam acima do esperado.

Em tempos de crise, essa pode ser uma necessidade ainda maior, já que a inovação e o descobrimento de novas frentes para a atuação do estabelecimento podem ser decisivas para a continuidade do negócio. 

Por isso, se você quer entender como se destacar em meio à pandemia, tornando a sua empresa cada vez mais inovadora, siga na leitura deste artigo e saiba como inovar no mercado. 

Técnicas para gerar pensamento criativo

A tecnologia está presente em uma série de aspectos do cotidiano, tanto das pessoas, como das empresas. Justamente por isso, torna-se indispensável conhecer as técnicas e metodologias que podem contribuir para um cenário inovador no seu negócio. 

Algumas das principais são:

  • Design Thinking;
  • Metodologias ágeis; 
  • Inteligência de Mercado; 
  • Inteligência Artificial.

1 – Design thinking

O Design Thinking trata-se de uma abordagem com foco criativo. Ele possibilita a elaboração de ideias e a organização delas, para que problemas presentes em um negócio possam ser solucionados.

Mas essa ferramenta não possui um formato padrão de aplicação. Por isso, ele é feito em uma reunião com os colaboradores, de modo a recolher perspectivas e análises diferentes. 

O Design Thinking pode ser usado para a elaboração de novos produtos ou  desenvolvimento de serviços, a partir desse tipo de processo criativo colaborativo. 

2 – Metodologias ágeis

As metodologias ágeis podem ser aplicadas em uma empresa de selo mecânico duplo, que tenha por objetivo alinhar a sua equipe, para que processos internos sejam otimizados e cada vez mais eficientes. 

Elas priorizam a comunicação, a praticidade, o alinhamento e a flexibilidade, de modo que se alcance mais velocidade nas entregas de trabalho, aumento da qualidade do serviço, crescimento de produtividade e personalização. 

Isso possibilita o desenvolvimento de novas frentes de negócio, visando a inovação na criação de produtos ou serviços. 

3 – Inteligência de Mercado

A inteligência de mercado é considerada uma estratégia de marketing, que coleta informações com o intuito de obter insights.

Ela pode ser feita com pesquisas dentro da área de atuação da empresa, onde esse material vira objeto de estudo, permitindo que a empresa alcance bons resultados em termos de produção. 

Com esses dados, é possível fazer uma análise do mercado, que possa levar uma empresa de queimadores industriais a produzir novos itens ou melhorar os processos produtivos, permitindo inovar a sua atuação dentro do seu segmento. 

4 – Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é um dos objetos de desejo de várias empresas, que reconhecem nesse tipo de recurso uma maneira de tornar as suas ações mais eficazes, por meio da automação.

Isso quer dizer que vários tipos de ações que antes demandavam um grande prazo, podem ser feitas de maneira eficaz com o uso da Inteligência Artificial, que é capaz de solucionar problemas, simulando a capacidade humana. 

Ao utilizar esse tipo de técnica nos processos internos, é possível inovar e conseguir muito mais eficiência para o seu negócio.

A tecnologia e o seu custo-benefício para as empresas

Como não poderia deixar de ser, contar com elementos tecnológicos dentro da sua empresa é um meio de alcançar bons resultados de maneira rápida e, ao mesmo tempo, de mantê-la competitiva no mercado. 

Para que isso seja possível, é preciso que a empresa invista em softwares mais modernos e em ferramentas que permitam o desenvolvimento do trabalho de modo produtivo, sendo indispensável para os vários departamentos de uma empresa. 

Embora o valor da aquisição possa parecer alto para alguns empresários, é indispensável medir o custo-benefício que esse tipo de técnica pode proporcionar para um estabelecimento. 

Afinal, o que será colhido com a realização de produtos ou serviços inovadores, certamente será justificável, mostrando que a tecnologia é um elemento indispensável para as empresas, podendo trazer resultados bastante positivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.