Você não precisa ser a melhor agência de SEO do Brasil para entender como usar as tendências de busca ao seu favor no Marketing. Afinal de contas, elas estão disponíveis para qualquer pessoa, basta saber identificá-las e entender como elas podem ser aplicadas a seu favor. Na prática, dominar o Marketing de Busca faz com que você sempre tenha uma das melhores fontes de tráfego com um custo baixíssimo.

De certa forma, ter domínio sobre as tendências de busca no Marketing é como ter uma instalação de energia solar na sua casa. Você economiza muitíssimo e ainda tem acesso a uma energia que é limpa, renovável e de ótima qualidade. No caso, você recebe um público que chega até seu site com um custo baixíssimo e que é muito qualificado, podendo gerar ótimos negócios dentro da sua estratégia.

Para isso, no entanto, é importante entender como usar as tendências de busca ao seu favor no marketing. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como usar as tendências de busca ao seu favor no Marketing: 5 exemplos

1. Desenvolva sua autoridade

O Google é dono de mais de 100 bilhões de buscas mensais. Na prática, isso faz do buscador a maior fonte de tráfego de toda a Internet mundial. Portanto, o que o Google determina é a regra no segmento de buscas.

Atualmente, o algoritmo do buscador trabalha com mais de 200 fatores de classificação diferentes, todos agrupados em 3 grandes grupos. São eles:

  • conteúdo;
  • autoridade;
  • experiência do usuário.

Um dos grupos mais importantes é o da autoridade. É ele que determina se o seu conteúdo será amplificado pelo Google (enquanto a experiência do usuário determina se ele se manterá em destaque na primeira página).

Portanto, trabalhe para desenvolver a sua autoridade e invista em estratégias que aumentarão sua quantidade de links externos e citações em redes sociais ou portais de notícia.

2. Otimize seu site para voice search

Atualmente, aqui no Brasil, a maior parte da população só vê a famosa “Alexa” pelas séries de TV e filmes. No entanto, já há um bom número de brasileiros com a Inteligência Artificial em casa no seu 1 ano de presença em solo nacional.

Por isso, aos poucos, o chamado “Voice Search” começa a se popularizar cada vez mais. É claro que a Alexa não é o único exemplo disso, já que o recurso está em todos os mais de 230 smartphones ativos no país, mas ela é o principal uso desse mecanismo no momento.

O voice search é um recurso de busca no Google usando comandos de voz. Isso muda um pouco a perspectiva dos sites, que passam a precisar produzir conteúdo focado na maneira como as pessoas falam.

3. Otimize suas imagens para busca

Uma tendência de busca no Google, especialmente para e-commerces, é a pesquisa por imagens, mais especificamente pela descrição visual da imagem.

Por exemplo, suponha que você queira comprar uma jaqueta de couro que viu em um influenciador no Instagram. Ao invés de simplesmente procurar pelo nome do modelo (que você provavelmente não sabe), dá para descrever o objeto e o Google apresentará o produto certo.

Para que o seu e-commerce receba essas visitas, precisará otimizar as suas imagens com descrições bem-feitas de todos os produtos, usando elementos que possam ser usados pelos clientes. Por exemplo:

“Imagem mostra jaqueta de couro preta, em corte skinny, com dois bolsos frontais, zíper com detalhe de caveira e punho aberto”.

4. Existe vida além do Google

Nós dissemos acima que o Google é a maior fonte de tráfego orgânico da Internet. E isso é verdade. Basicamente, o que o buscador determina é regra dentro do mercado.

Mas saiba que existe vida além dele.  Especialmente em outros buscadores e nas redes sociais, que começam a ser grandes fontes de tráfego orgânico para a sua página.

Por isso, estude maneiras de se posicionar bem também nesses locais. Afinal, mesmo que eles juntos dêem 10%, 15% de visitas do que o Google gera, isso pode trazer mais resultados para você.

5. Obtenha mais insights do Google Analytics

Por fim, uma das grandes tendências do marketing de busca é o fato do Google Analytics estar sendo atualizado com frequência, gerando novos insights e permitindo que os gestores possam melhorar suas páginas mais recentemente.

Portanto, instale sempre a versão mais avançada do aplicativo e leia muitos tutoriais e artigos sobre como usar a ferramenta para tirar os melhores insights possíveis.

Pronto! Agora você já entende como usar as tendências de busca ao seu favor no Marketing. Lembre-se de que as tendências da área costumam ser bem sólidas, com apenas algumas variações leves com o tempo. Portanto, monte uma estratégia sobre o assunto e acompanhe frequentemente relatos e artigos de especialistas para saber o que tem acontecido dentro do setor e como os motores de busca estão mudando.

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About the Author: Lucas Souza

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Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

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