Aprenda a ser um afiliado na internet e se torne autoridade no assunto

O avanço da tecnologia tem criado novas profissões. A rede atualmente, permite que você possa vender produtos de outras pessoas, ou se torne o produtor  de seu produto ou serviço. Mas, para que isso aconteça é preciso aprender a vender na internet. 

Quer entender como funciona a venda como afiliado? Então continue lendo este post que vamos explicar para você como vender pela internet e abrir a sua própria empresa de produtos digitais em qualquer segmento. Confira!

O que é afiliado?

Antes de falarmos como vender como afiliado, é fundamental entender primeiro o que é ser um afiliado e como essa nova profissão pode mudar a sua vida. O afiliado é a pessoa que vende um ou mais produtos de outras pessoas. Ou seja, um revendedor digital para comercializar um produto ou serviço online.

Para compreender melhor, o afiliado não cria o produto, sua principal função é agir diretamente nas vendas. Isso quer dizer que ele tem total liberdade para escolher o produto que deseja vender, captar o seu público e também entender o que mais as pessoas buscam comprar, para que possa alavancar as suas vendas.

Se você pretende entrar neste mercado digital, primeiro deve escolher uma plataforma onde os produtos digitais são vendidos, realizar o seu cadastro como pessoa física ou jurídica, escolher qual produto/serviço deseja divulgar, para que consiga realizar vendas e receber as comissões.

Como vender como afiliado?

Agora que você entendeu o que é, está na hora de saber como vender como afiliado. Veja as principais formas para começar a divulgar as vendas na internet. Acompanhe!

1. Escolha uma área de atuação

Você precisa definir uma área de atuação. Ou seja, no que você tem mais familiaridade, conhecimento, experiência. Mas, isso não quer dizer que não pode vender um produto se não o conhece completamente, entretanto, é fundamental que entenda sobre o que deseja divulgar.

Quanto mais segmentada for a sua  área de atuação, melhor. Se você fala para um público mais restrito, a probabilidade de conversão do produto é maior, pois eles já têm a consciência da necessidade de compra.. 

Vamos dar um exemplo: suponhamos que você escolha o nicho de unhas. Então procure por produtos que possa vender, para divulgar para o seu público-alvo. Por ser uma área abrangente, você deve ser mais assertivo neste caso, por exemplo, segmentar um pouco mais escolhendo um curso que ensine como fazer unhas de gel.

Alguns produtos precisam ter uma atenção maior. Nem sempre os que têm valor e comissão elevados,  são os melhores para você promover. Especialmente se você está começando e ainda não construiu sua reputação no mercado.

2. Defina sua persona 

Outra dica para saber vender como afiliado é definir a sua persona. Ou seja, como dito no exemplo acima, se escolher divulgar produtos destinados à beleza, como unhas de gel, precisa saber quem vai comprar ou quem já adquiriu esse tipo de produto.

Quando você consegue criar clientes fictícios, tem uma aproximação maior da mentalidade de seus clientes reais. Esse processo permite que identifique e compreenda os objetivos, necessidades, desejos e exigências das diferentes categorias de consumidores.

3. Escolha produtos/serviços que tenham potencial de vendas

Agora que viu como deve definir a sua área de atuação e sua persona, outra dica importante é a escolha de produtos que vão gerar vendas. Há duas formas para que consiga fazer isso:

O produto tem procura?

Antes de escolher um produto, é preciso saber se há procura dele. Isso quer dizer que: não adianta vender um produto ou serviço se não há clientes em potencial ou se não vai atrair a atenção de sua persona. Portanto, escolha produtos bem vendidos, bem avaliados e com aparência profissional.

O produto tem qualidade?

Outra dica importante é que não deve escolher vender um produto ou serviço que não vai agregar valor ao seu cliente. Se ele não tem qualidade, certamente vão falar mal não só de você, mas do produto que você vende também. Isso vai acabar “manchando” a sua imagem. 

Por isso, faça pesquisas, leia o que estão falando sobre este produto ou serviço para que você tenha autoridade sobre o assunto. Depois disso, vá para o próximo passo!

4. Crie um blog

Uma boa estratégia de venda é criar um blog que permita que você se torne uma referência no nicho que está segmentando. Mas, não se trata apenas de escrever e postar, você tem que saber captar seu público através dos seus textos, aplicando técnicas de SEO.

Você precisa se tornar autoridade no assunto, ou seja, não basta apenas escrever, tem que pesquisar, estudar, e se qualificar ser considerado autoridade. 

5. Crie um canal no YouTube

Além de criar um blog, você também pode criar um canal no YouTube para aumentar a qualidade do seu serviço na internet. Diferente do blog, o canal permite que você seja mais descontraído ao falar do produto para a sua persona e não exige tanta atenção quanto uma leitura, por exemplo.

6. Invista em anúncios pagos

Investir em tráfego pago é necessário, pois, com ele você consegue atrair mais pessoas para o seu produto, aumentando as suas vendas.

7. Use as redes sociais para promover seus produtos

As plataformas como Facebook e Instagram, permitem que você faça a divulgação do seu produto digital e alcance muitos clientes do nicho.

Ser um afiliado permite que você trabalhe de onde quiser. Você pode realizar as suas vendas quando estiver voltando do trabalho para casa, dentro do transporte público, ou até mesmo em dias livres.

Quem se dedica de verdade nesse mercado e, de fato, aprender como vender como afiliado, chega a faturar milhões por mês e se torna dono do próprio negócio. Ou seja, se você quer ter  liberdade financeira, investir nas vendas como afiliado é uma ótima opção. 

Saiba como vender como afiliado e começar a atuar junto a uma plataforma de e-commerce robusta e validada, com mais de 10 anos de presença no mercado nacional.

Sobre o Autor: Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a Monnieri que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

 

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados