Como vender online pelo WhatsApp

Como vender online pelo WhatsApp

Muitas empresas estão buscando alternativas para vender por aplicativos, como o WhatsApp. Um dos motivos para isso é que o app de mensagens tem mais de um bilhão de usuários ativos, além de ser uma das melhores ferramentas para aumentar as vendas e realizar a automação do atendimento do cliente.

Entretanto, por vezes, os empreendedores não conseguem usar essa ferramenta ou encontram dificuldades para administrá-la.

E você? Quer aprender como vender pelo WhatsApp e garantir mais lucro para sua companhia? Continue a leitura e saiba mais.

Dicas para começar o processo de vendas 

A principal dificuldade encontrada é a mistura entre as contas pessoal e a profissional. Por isso, é recomendado primeiro baixar e criar uma conta com seu número de telefone no WhatsApp Business, aplicativo direcionado para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Sobre o WhatsApp Business   

Este aplicativo possui várias funcionalidades que ajudam a melhorar suas vendas. Uma delas é a probabilidade de verificar métricas, já que trabalhar com dados é essencial para realizar o marketing de sua empresa. 

Com base nos números mostrados pelas métricas, é possível tomar decisões mais práticas e realistas e, além disso, avaliar quais estratégias estão dando certo ou não nas suas vendas. 

Algumas funcionalidades que o app proporciona são:

  • Informações sobre quantidades de mensagens que foram enviadas pelo seu time;
  • Quais mensagens foram entregues aos clientes;
  • Quais delas foram lidas pelos usuários;
  • Envio de mensagens automáticas e organização de contatos de acordo com a jornada dos processos de compras dos clientes;
  • Criação de grupos por meio de etiquetas que podem ser nomeadas como “novo cliente”, “novo pedido”, etc.

Do que se trata a função Catálogo?

Essa ferramenta proporciona a visualização dos produtos ou serviços disponíveis na loja, junto do valor deles. Para acessá-la, basta entrar nas configurações da conta e clicar na opção catálogo.

Dentro desta opção, faça o upload de uma imagem do produto ou do serviço e complete as informações pedidas como nome, preço, descrição e link. 

Para complementar esses dados, insira o link de sua página ou site. Se você ainda não possui um, empresas como a MadeinWeb podem ajudá-lo a criar. Entre em contato com a equipe e aumente cada vez mais sua visibilidade na internet e nas redes sociais.

Como melhorar o uso da ferramenta e ampliar seu número de clientes?

A seguir, vamos listar algumas dicas para dinamizar e facilitar sua interação com o WhatsApp Business:

1- Organizar e separar um tempo para atender os clientes

A atenção para esse instrumento deve acontecer em tempo integral, já que, assim que enviarem uma mensagem para a empresa, os clientes desejam respostas rápidas. Para resolver essa questão, procure contratar um colaborador que cuide desta função e dedique-se exclusivamente a esse tipo de atendimento.

2-  Automatizar os processos

Para facilitar a sua rotina e evitar a dificuldade de mandar mensagens personalizadas para cada cliente, existem as listas de transmissão. Através delas, é possível enviar uma única mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo, como se fosse um grupo de WhatsApp.

Para aumentar os contatos, divulgue seu número profissional na assinatura do email marketing, informe os clientes em cada atendimento e instale um plugin em seu site para que o usuário seja imediatamente levado para o telefone ou celular de sua empresa. 


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3- Entender o estágio no qual o cliente se encontra

A teoria do funil de vendas é essencial para o seu trabalho no WhatsApp, já que cada cliente de sua lista se encontra em um estágio diferente. Então, por exemplo, um mesmo conteúdo não poderá ser enviado para quem acabou de conhecer o perfil e para quem já se comunica com a equipe a bastante tempo.

Para isso, uma estratégia relevante é criar um cronograma de mensagens, que proporcionam a separação entre os conteúdos a serem enviados para quem está no topo, no meio e no fim do funil.

4- Investir em Marketing de Conteúdo

Uma excelente técnica para atrair e engajar os clientes é o Marketing de Conteúdo, que traz mais confiança ao consumidor e deixa o cliente preparado para a compra, além de facilitá-la para ele.

O material pode ser enviado em forma de fotos, áudios, vídeos e até infográficos, com informações de relevância e valor para a marca.

Em geral, vender pelo WhatsApp não é uma tarefa difícil, contanto que essas dicas sejam seguidas, com uma boa administração e uma constante inovação nos conteúdos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido por Natasha da equipe de Marketing da MadeInWeb, onde você pode encontrar conteúdos sobre tecnologia e investimento em desenvolvimento de aplicativos, sites e sistemas web.

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