//Comunicação assertiva entenda conceitos e principais vantagens

Comunicação assertiva entenda conceitos e principais vantagens

Você sabe ir “direto ao ponto” nas conversas, reuniões, seminários, entrevistas de emprego, etc? Se sim, você está em dia com as regrinhas de comunicação assertiva, justamente aquela que é utilizada com a finalidade de ser efetiva, que não deixa restar dúvidas. 

Sabe aquela aula em que você ouve o professor e logo entende o que ele quer dizer mesmo que se trate de um tema difícil? 

Pois é, essa é uma situação que demonstra que boas características de comunicação, como falar e ouvir informações pertinentes, podem tornar o dia a dia muito mais produtivo.

Por essas e outras que um bom curso de comunicação assertiva seria uma ótima escolha para estudantes e profissionais de quaisquer áreas. Saber mais sobre estratégias de comunicação e relacionamento interpessoal pode transformar sua vida acadêmica e corporativa, por que não apostar em capacitações de qualidade? 

Para que você descubra os principais tópicos e as dicas para se tornar um excelente comunicador, elaboramos o presente artigo. Não deixe de acompanhar e tirar suas dúvidas.

  • Comunicação Assertiva

Primeiramente, precisamos conhecer o que é comunicação assertiva, de fato. Saber se comunicar assertivamente não significa somente ser um ótimo orador, ou seja, “falar bem”. 

Pouco tem a ver com dizer palavras difíceis ou bonitas – elas podem, sim, ser proferidas -, mas ser um comunicador assertivo é expor as palavras certas. A partir dessa comunicação as pessoas que estão lendo ou ouvindo entenderão do começo ao fim a informação passada, e mais, se sentirão à vontade para expressar o que sentem e suas opiniões sobre o assunto discutido.

A comunicação assertiva é tida como a porta de entrada para o sucesso do relacionamento interpessoal seja com: 

  • a família; 
  • os colegas do trabalho; 
  • colegas de faculdade; 
  • da igreja; 
  • os clientes 
  • etc. 

Por isso ela é tão abordada em palestras motivacionais, treinamentos e cursos a distância relativos. Não dá para iniciar ou manter uma boa relação se não há entre as partes envolvidas uma conexão de emissor e receptor bem estabelecida.

Sendo assim, você compreende que a comunicação se dá por uma pessoa que emite informações e uma ou mais pessoas que as recebem. Isso acontece o tempo todo, não? 

Ao assistir televisão, uma aula na faculdade, uma vídeo aula no curso online, uma dinâmica de grupo no trabalho etc. 

O que muda é a forma como são transmitidas tais informações e qual é o poder que o locutor tem de conquistar a atenção das pessoas. No âmbito profissional, inclusive, a comunicação assertiva é utilizada como uma estratégia de liderança, visando motivar as pessoas a se engajarem nas ideias comunicadas, vestir a camisa da empresa e sempre seguir aquele comunicador nato.

Ao procurar um curso para melhorar a comunicação, você começará por conceitos básicos, mas que são imprescindíveis para o entendimento aprofundado. 

É abordado, por exemplo, o que é comunicação assertiva, para quem ela é destinada, em que casos ela pode ser utilizada, em que casos ela não se mostra efetiva, e muitos outros pontos cruciais para melhorar qualquer ambiente de convívio comum e, claro, trazer ótimos resultados.

  • Relações saudáveis através da comunicação assertiva

Em um primeiro momento, você pode achar que a comunicação chega a ser um item dispensável no dia a dia. Afinal, você não precisa ser um mestre da oratória para expor suas ideias em uma reunião de trabalho, não é mesmo? 

Basta estar ali ou dizer laconicamente o que se pensa que será melhor para sua reputação – muitas pessoas pensam assim, que quanto menos você falar, menos terão para falar de você. 

Outro exemplo é aquele treinamento que você ficou incumbido de dar, mas ao final só restou a sensação de que ninguém entendeu uma só palavra.

É preciso entender que, ao buscar o sucesso, seja no ambiente organizacional ou em outro qualquer, a comunicação surge como algo essencial. 

Mas para que ela caminhe a seu favor e não contra o que você quer, deve ser utilizada com consciência e precisão. Cursos online com certificado sobre o tema não existem à toa. Eles funcionam para conferir uma base ideal para qualquer pessoa que queira aprender o passo a passo da comunicação assertiva.

Pegando cursos online como exemplo, podemos dizer que ele vai mostrar o que você deve falar para atrair ouvintes ou leitores, como resgatar a confiança deles, de que forma podemos trazer benefícios para quaisquer âmbitos por meio de métodos de comunicação. 

Um curso de comunicação assertiva pode disponibilizar diversos conteúdos interessantes para melhorar várias questões pessoais e profissionais, principalmente quando se trata de relacionamentos interpessoais.

Quando há inteligência social e emocional ao se iniciar uma comunicação, as relações se tornam muito mais saudáveis para ambos os lados. Ao citar a rotina de uma empresa, é possível elencar diversos momentos em que chefes precisam se comunicar com seus subordinados. 

Quando essa comunicação não é assertiva, tanto um quanto o outro saem prejudicados. O que o superior solicitou não foi de claro entendimento e, assim, não será atendido da maneira que se espera; e funcionário, por sua vez, não tem recursos suficientes para fazer seu trabalho bem feito, ficando sem motivação nesse âmbito.

Texto escrito pela equipe de redatores do Educamundo.